sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Iniciativa: O Plano


Avengers: The Initiative #18

A resistência continua. O que temos visto nos últimos meses em Vingadores: A Iniciativa é apenas uma fração da insistência dos heróis da Terra em não ceder aos skrulls. O novo Esquadrão Mata-Skrull, liderado pelos membros originais remanescentes e pelo novo Homem 3-D, reúne os membros Iniciativa na medida em que descobre e elimina cada skrull colocado nas super equipes de cada estado. Ao mesmo tempo, direto do Campo Hammond, centro de controle dos skrulls na invasão Terra, um atrapalhado Homem-Formiga e outros heróis tentam abalar o sistema nervoso da Invasão Secreta. E a batalha nos bastidores continua em Avante, Vingadores! 33, quando revelações sobre os primeiros cadetes da Iniciativa são feitas.

O novo Esquadrão Mata-Skrull está em Montana, sede da Força Federal, enfrentando o skrull que substituía um de seus membros, Equinox. Os poderes combinados do Homem-Aranha, Homem de Gelo e Flama (“reeditando” um trio clássico dos desenhos animados, alguém lembra?) dão muito trabalho aos heróis locais e os caçadores de skrulls. Nem os poderes aleatórios a cada 24 horas de Roleta, ou a grande capacidade de Gravidade são capazes de detê-lo.

Iniciativa: Invasão Secreta

Sob o discurso de um orgulhoso e religioso guerreiro, os heróis caem um a um, até que, das nuvens, uma arma surge e acaba com sua vida em uma fração de segundos. Quem dispara o rifle? Uma das primeiras cadetes do programa Iniciativa. Mais seca, mais fria, e de visual novo e arrojado, Euforia, reencontra os amigos Komodo, Casca-Grossa e Delroy, dando mais algumas horas de luta ao Esquadrão Mata-Skrull.

Apresentada a Ryder e Revolta, logo vemos que Abby mudou bastante sua personalidade, nitidamente amadurecendo, sem sabermos se em um caminho melhor ou pior. Mas de uma coisa os membros originais do esquadrão têm certeza: ela é uma ótima adição à equipe.

Iniciativa: Invasão Secreta

Agora é hora de lidar com os problemas. O maior dele é que Mata-Demônios, teleportador imprescindível para a missão, está exausto, e não sabe o quanto mais agüentaria o fortíssimo ritmo de trabalho. Por isso eles saem rápido, deixando os feridos para trás. Revolta fala em buscar “reforços”, mas Ryder diz que ainda não era o momento.

Iniciativa: Invasão Secreta

No Campo Hammond, o Dugan Skrull, um dos principais comandantes da invasão demonstra imensa preocupação com a eliminação dos agentes de cada equipe da Iniciativa. Sem feiticeiros (todos estão ocupados na missão britânica, mostrada em Invasão Secreta Especial 2), é impossível localizar sua movimentação (em uma clara tática de guerrilha) até ser tarde demais. Mas logo eles serão capazes de rastreá-los, e aí esmagarão a resistência.

Silenciosamente, o covarde (e hilário) Homem-Formiga ouve tudo. Sem poder fazer muito no momento, o espero O’Grady se satisfaz em saber que há heróis vivos e lutando, esperando o momento certo para, escondido, levar a eles os planos dos skrulls.

Iniciativa: Invasão Secreta

Então, Dugan-skrull toma uma decisão. Resolve ativar todos os agentes infiltrados remanescentes, pegando de surpresa todas as equipes que ainda não foram “visitadas” pelo esquadrão. Sua missão: assassinar os humanos com quem conviveram por tanto tempo. Obviamente a ordem confunde os heróis, semeando mais uma vez a discórdia entre eles.

Logo o Esquadrão é detectado na Filadélfia, enfrentando o skrull residente (ocupando o lugar do Revolucionário) na equipe da Legião Jovem. Mas este não será salvo, pois os skrulls usam esse momento para prever os próximos movimentos dos heróis. Revolucionário morrerá pelo bem do império. E é isso que acontece, com o comando skrull finalmente no controle dos movimentos de seus inimigos, e eles vão para a Geórgia.

Iniciativa: Invasão Secreta

A paranóia skrull atinge os outros heróis da Iniciativa e Jovens Vingadores, agora sob a proteção de Nick Fury e seus Comandos. Mas alguém ali sabe muito bem que não passa de estratégia, uma antiga estratégia. É Cruzado, ele mesmo um skrull, renegado, que esconde sua verdadeira natureza dos colegas por medo de ser rejeitado pelo planeta que tanto ama. E o rapaz da uma lição de como se comportar nesse momento.

Fury o elogia e os chama para o que seria o derradeiro confronto, como vimos em Invasão Secreta 6.

Iniciativa: Invasão Secreta

Quando o Esquadrão chega na Geórgia, casa da Cavalaria, percebe um panorama de profunda destruição. Auxiliando o ferido Audaz, só conseguem saber que, das duas heroínas que batalham nos céus, Ultramoça e Jovem Thor, é uma skrull. Ambas cadetes da primeira geração da Iniciativa.

Iniciativa: Invasão Secreta

As coisas só pioram quando os skrulls chegam com um exército (e com o Homem-Formiga a tira-cola), mas Euforia decide, sozinha, descobrir qual das duas é uma skrull e eliminá-la. Mas prefere não arriscar, derrubando as duas com suas balas de adamantium. Isso permite que o Homem 3-D constate, a Jovem Thor é a skrull, confirmando as suspeitas de Abby. Delroy, com a ajuda de Gravidade, elimina-a.

Iniciativa: Invasão Secreta

Logo o Homem-Formiga é descoberto e pode dar as informações que obteve, revelando que, caso os skrulls fossem derrotados, as bases da Iniciativa seria usadas para detonar parte da Terra usando os portais da zona negativa, comprometendo todo o planeta. E só precisariam de três bases para isso.

O Esquadrão, portanto, precisa agir rápido. Assim, Ryder revela que traz consigo as cabeças preservadas dos três membros originais (Marcha, Passarela e Dado), capazes de detectar os skrulls, e sacrificando o pouco de vida que ainda lhes resta no processo. O grupo se divide com a coordenação do Homem 3-D (exaurindo Mata-Demônios). Ao mesmo tempo em que o confronto final no Central Park se inicia, o trabalho quase anônimo membros do Esquadrão Mata-Skrull será decisivo para que o planeta seja salvo.


João

Ps.: Não poderia deixar de exaltar a arte de Steve Kurth nessa edição. Fenomenal.

comments powered by Disqus