segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Universo Marvel 616 na Fest Comix 2009

É indiscutível que a Fest Comix seja considerada o maior evento comercial de quadrinhos de São Paulo. Alguns até arriscam a colocá-la no mesmo patamar em nível nacional. Mas indiferente a que escala esteja, o fato é que é uma excelente oportunidade para os paulistanos e visitantes participarem, assistirem interessantes palestras e aumentarem suas coleções de gibis com os bons descontos oferecidos. E esses são motivos mais que suficientes para o editorial da Universo Marvel 616 fazer ano a ano cobertura do que acontece por lá. E nesse último final de semana, repetimos essa tradição. Confira!

Fest Comix 2009





Bem, passado o grande feriadão, o pessoal da Comix resolveu realizar o evento logo em seguida, nos dias 16, 17 e 18 de Outubro. O primeiro dia teve como destaque os
roteristas Marcelo Cassaro e Petra Leão, atual equipe criativa das revistas da Turma da Mônica Jovem. Sinceramente, lamentei muito ter perdido essa, mas a Sexta-Feira é certamente um dia pra lá de inviável para o pessoal mais velho que trabalha. Foi nesta mesma data que ocorreram uma palestra Ana Recalde sobre Fanzines e o lançamento da MOVIE.

Então, veio o Sábado. Este era o dia de trabalho e encontros para os 616s. De cara, a primeira palestra foi cancelada, a única com o editorial da Panini, mas completamente voltada para DC. E, sinceramente, foi lamentável não termos uma das mais tradicionais palestras do pessoal de lá que sempre está tão disposto a não só nos brindar com as vindouras novidades, como também discutir um pouco os quadrinhos da atualidade.

Fest Comix 2009



Então, chegando ao meio dia, tivemos a palestra mais esperada pelos Marvelmaníacos, com a Adriana Melo falando sobre seu trabalho. Aqui, ressalto em nome de todos os parabéns ao Manoel de Souza, editor da Mundo dos Super-heróis, que inovou a Arena Comix levando um painel e uma filmadora com link ao vivo para que todos pudessem acompanhar mais perto os traços da Adriana.

Fest Comix 2009



Adriana explicou do começo ao fim como é que recebe os roteiros de suas histórias até o ponto em que concebe as maravilhosas páginas por ela desenhadas. Nos minutos finais, passou a terminar um desenho da Witchblade, enquanto respondia perguntas dos leitores na platéia. E mesmo com o fim de seu tempo de palestra, os seus fãs não se afastaram nem um minuto do lugar.

Fest Comix 2009



Foi aí que eu e a Cammy com toda a equipe de apoia da 616 entramos em ação. Previamente, realizamos um convite para a Adriana Melo almoçar com a gente e ela aceitou de cara para nosso deleite. Contudo, foi preciso usar todas as nossas técnicas ninjas aprendidas com Stick e artes místicas do Ancião para conseguir escapar com nossa querida desenhista para o centro-de-apoio-logístico-e-gastronômico da 616.

Fest Comix 2009



O almoço levou cerca de uma hora de muita descontração entre a Adri e seus fãs. Após algumas fotos tiradas, resolvemos voltar para a Fest Comix. A Adriana retornou para a sala da Arena onde estaria atendendo pedidos de desenhos de seus fãs e nós fomos vasculhar todo o lugar.

Como sempre, o local estava recheado de muitas outras atrações. Não muito longe da entrada, os viciados em videogames poderiam jogar a nova versão do jogo Ultimate Alliance II: Fusion, Marvel vs Capcom 2 e o novo jogo do Batman na plataforma XBOX. O concurso de Cosplays sempre é o responsável por atrair uma saraivada de fãs para tirar fotos.

No stand das Action Figures, era possível ver umas belas peças não só dos personagens da Marvel como também de outras companhias e até mesmo diferentes mídias, como Lost e Exterminador do Futuro: Salvation. Particularmente, me brilhou aos olhos a réplica em tamanho real do Mjonir do Thor. E entre um e outro boneco dispostos nos stands, estava uma Mulher-gata... digo, gato... sempre disposta a tirar fotos para a alegria da garotada de todas as idades.

Fest Comix 2009



Parte do evento, claro, foi dominado pelos fãs de Guerra nas Estrelas. Para quem também estivesse interessado, réplicas perfeitas de sabres de luz estavam disponíveis para qualquer um interessado em brincar de ser Jedi por um dia e tirar fotos. O mesmo vale para o público voltado para o Mangá, que hoje em dia parece ser maioria em eventos como este.

Vou deixar de fora qualquer comentário sobre os descontos e promoções dos gibis a venda. Para se ter uma idéia, a fila estava dando inúmeras voltas a tarde e a Cammy e demais editores demoraram horas para pagar por seus novos mimos.

Nesse meio tempo, eu voltei para a Arena Comix onde ocorria a palestra do Massafera, responsável pelos excelentes trabalhos em Light of Thy Countenance e Avatar. Enquanto Felipe mostrava como desenvolvia seu trabalho, sentei ao lado da Adriana Melo que fazia alguns sketchs numa mesa ao lado e conversamos bastante.

Fest Comix 2009



Após muitas risadas, topei com todo o restante da tropa 616 e foi então que propomos um novo convite para Adriana Melo. Sim, sim, algo especial que sequer estreamos ainda em nosso site, mas que com certeza agradará aos leitores. E sim, vamos deixar no ar essa surpresa, revelando muito em breve todas essas novidades a partir do próximo fim de semana.

E assim chegou o momento final para a 616 na Fest Comix. Deixamos o domingo de lado, já que o foco das palestras estava bem mais voltado para os DCnautas e fãs de Anime. Aproveitamos o dia para continuar a nos empenhar nesse novo projeto que estamos tão empolgados em lançar...

Ah, esse projeto...

Coveiro
Com participação de toda a Equipe 616 Paulistana
E não deixe de conferir a entrevista que realizamos por Chat com Adriana Melo meses atrás aqui, na Universo Marvel 616!

comments powered by Disqus