segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Velho Logan: Precisa-se de Heróis


Wolverine #67

Wolverine não existe mais. Agora só há Logan, um pai de família de Sacramento, endividado em um mundo em que os vilões venceram, e agora controlam tudo. Com sua família ameaçada pelos descendentes do Hulk, e escondendo um misterioso fardo a respeito do desaparecimento da maioria dos heróis, ele aceita a proposta de ser o navegador de um cego Clint Barton, outrora o Gavião Arqueiro, para, levando um contrabando para Nova Babilônia, no extremo leste do país, conseguir o dinheiro necessário para se salvar. E é assim, atravessando o centro dos desolados EUA, bem ao estilo Mad Max, usando o Aranhamóvel, que O Velho Logan continua a lutar pela sobrevivência em Wolverine 58, com roteiros de Mark Millar e belíssima arte de Steve McNiven.

Preocupado em chamar atenção com aquele veículo, Logan ouve de Clint que estando acompanhado por ele, ninguém mexeria com os dois. Mas o velho mutante insiste que não há mais Wolverine, apesar de tudo que o cego fala. Em seguida a capacidade do carro do falecido Homem-Aranha deixa Logan assustado como há muito tempo não ficava.

Wolverine: Velho Logan

Na primeira noite os dois já estão em São Francisco, Clint acaba confessando o quanto decaiu, e que a carga que ambos levam são drogas. Mas Logan está preocupado com o excesso de silêncio, mesmo na devastada cidade. Logo os dois percebem que estão cercados por topeiróides, os fiéis lacaios do subterrâneo Toupeira.

Clint observa que muitos acreditam que eles são como o sistema imunológico do planeta, e que começaram a atacar e devorar seres humanos quando sua população cresceu tanto (para além de 8 bilhões) e começou a colocar a Terra em perigo. Porém, com precedentes asiáticos e europeus, o que parece um ataque americano seria algo inédito até então.

Wolverine: Velho Logan

A dupla começa a procurar sobreviventes, mas só encontram cadáveres, enquanto Clint insiste em trazer o passado heróico de seu companheiro à tona, acreditando que sua versão pacífica é uma máscara usada na frente de sua família.

De repente, um ataque de Motoqueiros Fantasma (??) os surpreende. Uma gangue criminosa motorizada, inspirada no antigo e também desaparecido espírito da vingança. Mesmo atacado violentamente, Logan não deixa Wolverine ressurgir para defender o carro e a carga, sendo mais uma vez surrado, cumprindo a promessa de nunca mais machucar alguém.

Wolverine: Velho Logan

Com ele desacordado, os motoqueiros logo chegam à carga, o que acaba sendo a última coisa que vêem. O Gavião Arqueiro está cego, mas longe de inutilizado. Usando seu arco, craveja seus agressores de flechas, guiando-se apenas pelas suas vozes e gritos.

Wolverine: Velho Logan

Mas sua irritação com Logan é maior. Ele não tinha levado a sério o papo Wolverine-paz-e-amor, e perguntou a sério o que aconteceu. Com um rápido flashback de uma luta com alguns vilões pesos-pesados, Logan diz enigmaticamente que foi arrebentado, e que este é o único motivo pelo qual continua vivo.

Wolverine: Velho Logan

Chegando a Nevada no dia seguinte, os dois ainda conversam sobre a queda dos heróis, e Clint lamenta não ter sido morto naquele momento traumático, pois foi deixado vivo como algo tão insignificante que nem eliminado precisava ser. Mas mesmo cego com seu glaucoma ele ainda sobrevive.

Nevada, território do Rei do Crime, é uma aglomeração de prática de comércio e esperança, pois lá, onde Thor caiu perante Magneto e o Homem Absorvente, muitos rezam pelo retorno dos heróis, que muitas vezes voltaram da morte. Logan, que nunca tinha ido até ali, fica estupefato com Mjolnir, o martelo do deus do trovão, cravado no chão e irremovível pela ausência de uma alma digna, sendo adorado como um objeto sagrado por uma multidão.

Wolverine: Velho Logan

De repente, algo mais bizarro ainda. A oitava versão de Ultron, maltrapilho, aborda Clint nitidamente como amigo, e pergunta se a mensagem de Tonya foi recebida. Percebendo que não, celebra a sorte e os leva até ela, terceira ex-mulher de Barton, filha mais nova de Peter Parker, o Homem-Aranha.

Em sua oficina, as notícias não são boas. Ashley, filha dos dois (logo, neta do Homem-Aranha), animada com as histórias do pai, formou um grupo de heróis para lutar contra o Rei, mas acabou capturada. Parece que a viagem da dupla sofrerá um “pequeno” desvio.

Wolverine: Velho Logan


João

comments powered by Disqus