quinta-feira, 22 de outubro de 2009

X-Men e Homem-Aranha: Definitely Maybe

A mini-série estrelada pelos heróis renegados mais populares da Marvel continua. Anos depois de enfrentar Kraven, o Caçador ao lado dos cinco X-Men originais, o Homem-Aranha descobre uma ligação entre seu inimigo e o Sr. Sinistro, o que o leva, junto a uma formação completamente diferente da equipe mutante, a encontrar clones distorcidos dos fundadores do grupo, que morrem em uma explosão. Mas isso seria tudo? Parece que não, e agora o caminho dos heróis se cruza novamente, quando os criadores Christos Gage e Mario Alberti revisitam os polêmicos anos 90.

X & SP

A terceira parte da historia começa como Sr. Sinistro fugindo de um de seus laboratórios que acabou de deixar de ser secreto, sendo atacado pelos X-Men. Irritado, ele simplesmente vai embora e destrói o máximo que pode do local. Como o grupo está cansado das constantes fugas do vilão, que sempre está dois passos à frente deles, Ciclope ordena que façam uma busca, a fim de encontrar algo que lhes dê alguma pista sobre algum objetivo de Sinistro. Arcanjo tem sucesso e encontra uma pasta - já que os computadores foram destruídos. Interessado na informação, Ciclope decide agir, afirmando que esta é uma chance de estar à frente do inimigo e devolver um favor.
Sua fala nos leva à Nova York, onde o Homem-Aranha – alter-ego de Ben Reilly – persegue o insignificante vilão Esquivo. Tal insignificância é o motivo alegado pelo herói por não recordar os poderes do adversário. Virando uma esquina, eles se deparam com os X-Men, o que provoca a rendição imediata do bandido.
X & SP
Frustrando a intenção de agradecer e correr do aracnídeo, Tempestade conta que precisam conversar. Ela relembra seu encontro de anos atrás, quando ele descobriu o envolvimento de Sinistro com Kraven. Quando ele afirma se lembrar, Wolverine percebe a mentira, o que o leva a confessar que não é o mesmo Homem-Aranha daquela época. Explicação que também não convence o canadense, que percebe o mesmo cheiro nos dois. Sem muita escolha, Reilly explica que aquele Homem-Aranha era um clone dele, e conta como Miles Warren ( ou Chacal) o clonou tempos atrás, como seu clone pensou que fosse o original e que ele estivesse morto, quando na verdade só estava vivendo em outro lugar. Agora ele está de volta, como o único Homem-Aranha, sendo que seu clone está bem, encontrando-se apenas sem poderes.

Os heróis saem do meio da rua e passam para o topo de um prédio, ao perceber que a conversa seria longa. Conversa da qual acompanhamos o fim, onde o amigão da vizinhança explica que conhece apenas o quinteto original dos X-Men, junto do qual chegou a enfrentar Kraven e Blob. Finalmente chegando onde pretendiam, os mutantes lhe mostram os arquivos que encontraram no laboratório de Nathaniel Essex. O registro mostra trocas de informação entre ele e Miles Warren sobre clonagem, o que envolve o Homem-Aranha.

O Aranha acha indiferente saber se Warren colou na prova de clonagem ou não, sendo que anotações recentes chamam mais sua atenção. Segundo tais notas, Sinistro está em busca de amostras genéticas de Cletus Kasady, o Carnificina, visando usar propriedades de seu simbionte alienígena para otimizar seus clones. Temendo o que pode sair de tal plano, os heróis concordam que devem impedi-lo.

No Instituto Ravencroft, dois guardas conversam e um deles se mostra paranóico depois de vigiar Cletus Kasady por muito tempo. Seu colega decide pedir uma troca de posto para ele, mas logo ignoram o assunto e decidem se trancar no refeitório – resolução comum entre todos os funcionários do local no momento. Satisfeito, Sinistro se encaminha diretamente à cela de Kasady e lhe propõe um acordo: uma amostra de DNA em troca da liberdade.
X & SP


Percebendo que o homem não se importa com sua vontade de devorar os médicos, o Carnificina concorda. É quando o Homem-Aranha chega, acompanhado dos X-Men, e explica que todos ali concordam ao estarem cheios de clones por um tempo. Dessa forma, uma briga das grandes começa.

X & SP

O Carnificina devora as garras de osso de Wolverine e nada muito importante acontece até Sinistro se desvencilhar de uma prisão erguida pelo Homem de Gelo e decidir acabar logo com aquilo. Ele ataca as mentes dos X-Men e, enquanto eles tentam resistir, jogados pelo chão, o vilão desdenha da capacidade do aracnídeo em lhe derrotar. Irritado com o fato de Sinistro viver manipulando vidas alheias e brincando de Deus, o Aranha o desafia a entrar em sua mente e ver qual a sensação.

As visões acabam com Sinistro. Realmente afetado pelo que vê, ele se irrita profundamente com o herói por tê-lo submetido a tal arremedo de vida e decide simplesmente partir, sendo que já conseguiu o que foi buscar. Questionado pelo Carnificina sobre sua promessa de libertá-lo, ele responde que já o fez; agora, depende dele manter a liberdade. O que, graças aos nossos heróis, ele não consegue fazer.

Ao fim de tudo, o Homem-Aranha se pergunta o que Sinistro quis dizer com “arremedo de vida”, sendo que ele é o verdadeiro, não o clone. Ciclope o aconselha a ignorar o vilão e sua especialidade em manipular pessoas e fazê-las pensar o que ele quer que pensem. Ainda inseguro, o escalador de paredes pede a Wolverine para usar seus sentidos aguçados, na tentativa de resolver a questão de uma vez. Mas ele explica ser impossível, já que os dois possuem o mesmo cheiro. Tudo que o baixinho pode fazer é confessar que, sem ele hoje, os X-Men estariam mortos. Então, para Logan, ele é o Homem-Aranha em todos os sentidos que importam. Mesmo não sendo uma resolução, o Aranha se satisfaz ao ser aceito por alguém que sabe a verdade sobre sua incerteza a respeito de quem e o que é.

X & SP

Em outro lugar, o Sr. Sinistro registra seus avanços científicos. Ele conseguiu remover a consciência do simbionte e manter sua capacidade de adaptação, o que lhe permitirá criar um clone que não só copie o indivíduo original, mas o supere. Será algo bem melhor que o clone do Homem-Aranha que encontrou hoje, e plenamente capaz de derrotar os X-Men. Ele termina falando sobre seus arqui-inimigos: Eles acreditam lutar pelo futuro da raça mutante enquanto destroem o trabalho de Essex, mas não sabem que, um dia, o clone que está criando será a única esperança de sobrevivência da espécie.

X & SP

Com essa misteriosa e pretensiosa afirmação, a penúltima parte da história chega ao fim. Mais uma vez, o clima da época foi bem captado e, diferente das garras de osso de Wolverine, que são citadas à exaustão, as questões e constante dúvida de Ben Reilly são muito bem tratadas e caracterizadas. Onde os planos de Sinistro vão dar e o que vai juntar os Filhos do Átomo ao Amigão da Vizinhança mais uma vez você confere ainda hoje aqui no Marvel 616. Fique ligado.

*Título do artigo baseado no do álbum homônimo do Oasis, que também marcou a década de 90 e reflete bem o estado de dúvida de Ben Reilly e de qualquer um que lide com o sempre enigmático Sr. Sinistro.


Léo

comments powered by Disqus