quinta-feira, 22 de outubro de 2009

X-Men e Homem-Aranha: Pior Pesadelo Favorito*

Primeiro, eles enfrentaram Kraven, o Caçador e o Blob, numa batalha que parecia ser menos do que era. Mas Kraven tinha como objetivo real a coleta de amostras genéticas dos X-Men para o Sr. Sinistro. Fato do qual os heróis só tomaram conhecimento anos depois, quando o Homem-Aranha descobriu, após o suicídio do caçador, a verdade e, juntos, viram os clones distorcidos do quinteto mutante original perecerem em uma explosão.

X-men and Spiderman

Tempos depois, foi a vez da equipe mutante tomar ciência de planos secretos de Nathaniel Essex envolvendo inimigos do herói aracnídeo. Enfrentando Sinistro e o Carnificina, os mutantes e Ben Reilly – o confuso clone que assumia o manto do Homem-Aranha na época – se contentaram em escapar com vida, enquanto Essex conseguia a amostra genética do simbionte alienígena de Cletus Kasady, a fim de aprimorar a qualidade dos clones que produz. Mais tempo passou e, agora, na quarta e última parte da mini-série, é hora de conhecermos as conseqüências de tudo isso, numa história passada em tempos muito recentes.

No Instituto Xavier para Estudos Avançados – no que parece ser algum lugar no tempo entre a Dinastia M e a Guerra Civil -, os X-Men ouvem o relato de um ex-Morlock, que conta como o Dia-M mudou tudo. Mesmo mais isolados da sociedade que os mutantes comuns, os integrantes do grupo cuidavam um do outro. Mas depois da Dizimação, eram só ele e o amigo Joe Mosquito. Eram, pois, após uma breve perseguição, seu amigo foi cruelmente assassinado, e sua vida só foi poupada porque o assassino não acreditava que ele sequer valesse a sujeira em suas facas.

X-men and Spiderman

A identidade do homem é o que mais surpreende o grupo, pois, segundo o pobre Morlock, trata-se de Kraven, o Caçador. Mesmo um pouco diferente, o homem sabe que era ele. Levando em conta que Kravinoff morreu há muito tempo, o grupo fica em dúvida e reconhece que precisará de ajuda, levando em conta o pouco conhecimento que tem sobre o vilão. Como Wolverine tem passado bastante tempo com ele, agora que os dois são companheiros de equipe nos Novos Vingadores, não será difícil entrar em contato com o Homem-Aranha.

E é o que fazem. O encontro acontece na cena do crime, quando todos se reúnem sobre o corpo decapitado de Joe Mosquito. A cabeça foi removida após a morte do indivíduo, o que remete ao gosto de Kraven por colecionar troféus. Mas mesmo que a morte não signifique tanto quanto deveria para seus inimigos, o Amigão da Vizinhança acredita não se tratar de uma ressurreição, pois o caçador possui uma família grande e insana. Algum desses parentes poderia estar querendo homenageá-lo com tal ato. O Aranha se considera capaz de descobrir a verdade sobre o caso, se puder usar os sofisticados computadores dos X-Men.

E é isso o que eles tentam fazer, naquela mesma noite, reunidos na Mansão X. Após verificar que todos os parentes conhecidos de Kraven se encontram presos ou há grandes distâncias dali, o alter-ego de Peter Parker teoriza se a assustada vítima não pode ter se enganado, levando em conta que, além do choque, o caçador era famoso, sendo um rosto familiar ao subconsciente popular. Algo como ver Elvis, ele compara.

Nisso, ele e Ciclope relembram a vez em que o enfrentaram, junto com Blob. Isso os leva a recordar o envolvimento de Kravinoff com o Sr. Sinistro e, quando estão prestes a fazer as contas, as luzes da ala da mansão onde se encontram se apagam. Logo, Colossus se põe em frente a uma bala direcionada a Noturno e tanto o Aranha quanto Wolverine se perguntam por que não detectaram a presença do inimigo (Nota do Redator: Referência (quase) acidental ao Chapolin por minha conta) e, sem demora, este se revela.

X-men and Spiderman

Trata-se exatamente do famigerado caçador de mutantes. Conseguindo contornar com facilidade suas capacidades, ele fere Wolverine e Colossus. Reagindo, o Homem-Aranha o prende em teias e os heróis percebem que a teoria de Parker parece estar certa. O homem possui a pele como a de Sinistro e, fora isso e a falta de cabelo, é exatamente igual a Kraven. O Aranha lhe pergunta diretamente se é este o caso, se ele é um dos clones do Sr. Sinistro.

Enquanto pensa na resposta, o caçador relembra seu “nascimento”. Ao ser acordado, ele pensava ser Kraven, mas Essex lhe explicou que não o era: seus genes e padrões mentais eram os dele, mas foi melhorado. Ele é o favorito de seu criador, seu caçador de mutantes. Nos tempos em que vivem, Sinistro precisará de amostras genéticas de cada mutante remanescente, e cabe a ele conseguir. Se o vilão achar que ele merecer, talvez chegue a lhe dar um nome, mas, por enquanto, ele só tem uma missão.

X-men and Spiderman

Parecendo transtornado, ele finalmente responde que não é o que eles pensam, e seu nome é Xraven. Nisso, ele se liberta e retoma os ataques, com violência. Noturno assume a dianteira e tenta afetá-lo com teleportes contínuos, mas acaba esfaqueado. É quando Ciclope percebe que seu inimigo possui também seus poderes. Sinistro usou o DNA dos X-Men originais ao criá-lo. Ele congelou as teias com o poder do Homem de Gelo e resistiu aos ataques de Noturno com a resistência do Fera. Mas é apenas uma cópia, enquanto Ciclope é o verdadeiro. Então, o líder da equipe o ataca.

X-men and Spiderman

Ao se livrar rapidamente da ameaça de Scott Summers, Xraven é atacado por Kitty Pryde, que tenciona desmaterializá-lo até uma cela nos níveis inferiores do Instituto. Mas ele bloqueia seus poderes, usando a pequena porção dos dons mutantes de Jean Grey que possui – exatamente como fez para anular o sentido de aranha do escalador de paredes e os sentidos aguçados de Wolverine. Dada sua proximidade física da moça, ele ameaça matar Kitty caso os heróis não se rendam. É quando o Aranha apela para uma outra estratégia, afirmando que Sinistro não deve ter deixado nada do Kraven nele, já que o caçador original jamais ameaçaria uma menina indefesa. Xraven hesita por um momento, e depois reforça que sua missão é mais importante, por ser o favorito de Essex.

Scott percebe que este é um bom caminho para seguir, relembrando o quanto perturbou Sinistro ver o conteúdo da mente de Ben Reilly tempos atrás. Ele começa o ataque verbal, o chamando de piada, marionete de Sinistro e, contando que é manipulado pelo homem desde criança, Summers lhe oferece sua mente, para que o caçador veja a verdade sobre como Essex trata seus “filhos”. Chocado com o que vê, um irritado e confuso Xraven foge, mandando todos ali ficarem longe dele.

X-men and Spiderman

Os heróis conseguiram afetá-lo o bastante, mas, na saída, a faca que havia usado em Wolverine se foi junto - o que indica que o caçador levou amostras de DNA de todos eles. Ciclope pragueja o fato de que, com Sinistro, nada nunca tem fim; e Kraven é um bom exemplo disso, já que nem sua morte pôde libertá-lo da teia do vilão. Parker pede cuidado com as metáforas, pois há um aracnídeo-americano presente e, em clima sério, Scott diz sentir muito que ele tenha sido arrastado para dentro da situação.

Mas Peter não se importa, afinal de contas, mesmo que eles tenham batido cabeça na mesma medida em que se ajudaram, ele crê que possuem muito em comum para não andar juntos. Toda essa questão de serem párias, temidos e odiados pelo mundo que juraram proteger. Do modo como ele vê, depois de tudo, eles formam uma grande equipe. Wolverine zomba da escolha de palavras de Parker e provoca uma troca de alfinetadas típica de antigos amigos.

Enquanto o Aranha continua seu discurso, Xraven chega ao laboratório de Essex, onde este explica que, mesmo que desaponte um pouco não matar os X-Men, logo eles serão substituídos por seus clones e todos os mutantes poderão se unir, o que é sua única opção em tempos tão difíceis para a espécie. Assim, a raça mutante seguirá em frente conforme ele os guiar. Mas, enquanto destrói as amostrar coletadas, Xraven nega, dizendo que Sinistro criará escravos em vez de guerreiros, e afirmando que Xraven não é escravo de ninguém. Assim, ele ataca seu criador e a luta entre os dois acarreta na destruição do laboratório.

X-men and Spiderman

O Homem-Aranha finaliza dizendo que eles sempre darão cobertura uns aos outros, já que até solitários precisam de amigos de vez em quando. Nunca se sabe o que pode acontecer, mas, seja o que for, ele não teme, porque, juntos, não há com o que não possam lidar. Já que, no que fazem, eles são os melhores.

Logan o corrige, dizendo que “somos os melhores” vem primeiro. Como Peter não deixa de observar, o canadense não pode mesmo deixar alguém ter um momento. E assim, a minissérie termina, mas a parceria entre os X-Men e o Homem-Aranha não terminará jamais.

Mesmo com um roteiro por algumas vezes simples até demais, a mini traz momentos interessantes e boas histórias em geral, além de conseguir sempre captar bem o clima de cada época e respeitá-las, não proporcionando furos cronológicos. Sem falar, obviamente, do excelente trabalho artístico de Mario Alberti. Como fica claro, principalmente no final, o grande propósito disso tudo é homenagear o Amigão da Vizinhança, os Filhos do Átomo, a forma como eles sempre combinaram bem juntos e os diferentes momentos de suas carreiras, tão cheias de mudanças. Objetivo que foi atingido com louvor.

*Título do artigo baseado no do álbum Favourite Worst Nightmare, dos Arctic Monkeys, completando com sucesso minha missão de tentar homenagear as diferentes épocas onde se passam as partes da minissérie com títulos que de fato combinassem com as histórias.


Léo

comments powered by Disqus