sábado, 1 de maio de 2010

Maratona 616: Top10 Vilões de Armadura


Vilões

E já que vimos quais eram os dez heróis de armaduras que considerei os mais importantes e significativos da Casa das Idéias, resta montar a lista do outro lado, os vilões. Assim, mesmo ciente de que a maioria dos vis encapuzados pertenciam a galeria de inimigos do Homem de Ferro, tentei buscar da forma mais minuciosa possível os 10 mais ardilosos e perigosos vis que usam armadura em toda Casa das Idéias.


10- Mago

Mago

A genialidade de Bentley Wittman poderia ter sido usada para grandes feitos, mas ele optou pela vida do crime usando seus conhecimentos tecnológicos (os quais usava para falsear truques de magia) contra o Quarteto Fantástico e tornou-se um dos seus primeiros arquinimigos. Desde então, Bentley tenta superar o intelecto de Richards construindo armadilhas e planos mirabolantes contra os famosos heróis. Sobre a armadura de Wittman podemos dizer que ela tem moderada proteção contra ataques. Seu capacete proporciona algum tipo de controle mental. Suas luvas disparam potentes rajadas eletricas e é capaz de manipular forças gravitacionais intensas. Contudo, apesar da genialidade, o personagem nunca teve grande destaque. Atualmente, faz parte da gigante gangue do Capuz.

09-Speedfreek

SpeedFreek

Seu nome é Leon Shappe e antes de adquirir o codinome Speedfreek, ele já era um assassino cruel. Viciado na droga "snap", Leon matou o criador do traje Speedfreek para justamente ter meios de adquirir a droga. Daí, tornou-se algo mais além, um supervilão que aceitava matar por encomenda se lhe pagassem muito bem. Acabou cruzando com o Hulk, tornando-se então um dos seus maiores inimigos na década de noventa. O traje de Speedfreek lhe confere uma velocidade fora do comum graças as suas rodas acopladas aos pés e dipõe de duas gigantescas laminas que se projetam dos antebraços. Ao que já foi comentado uma vez, tanto as lâminas como também sua armadura são feitas de adamantium, o metal virtualmente inquebrável da Marvel. Atualmente, Speedfreek está aparentemente morto já que ele estava entre os grupos de supervilões que confrontaram os Novos Guerreiros na explosão que matou centenas em Stampford.

08 - Monge de Ferro

Monge

Ao contrário do que vimos no filme, Obadiah Stane não era um sócio das indústrias Stark, mas sim um rival, dono da Stane Internacional. Usando estratégias para estudar as fraquezas de seu adversário assim como fazia no xadrez (seu jogo favorito, por sinal), Stane não só conseguiu roubar a companhia de Tony, como levá-lo a desgraça. Foi nesse tempo que Anthony desistiu da armadura do Homem de Ferro e seu amigo Jim Rhodes tomou seu lugar. Nesse tempo, ele descobriu anotações sobre o Homem de Ferro deixadas por Stark e tentou ele mesmo construir sua versão do Homem de Ferro, que chamou de Monge de Ferro. Essa armadura é feita de um metal fictício chamado Omnium e contém uma artilharia ofensiva. Além da força amplificada, as manoplas permitem atirar raios repulsores, laser partem do peitoral e possui algumas outras particularidades presentes também na armadura vermelha e dourada do Homem de Ferro, na qual ele se baseou. O vôo é limitado e acontece graças a jatos de propulsão magnética. O maior defeito dessa armadura é que ela dependia de um computador controlado externamente, detalhe que Stark precebeu durante o último confronto com o vilão e usou. Stane preferiu se matar a ser preso, por isso atirou na própria cabeça com um raio de sua armadura. Anos depois, seu filho, Zebediah Stane, tentou se vingar do Homem de Ferro modificando seu próprio corpo para ser uma arma. Chegou a criar um exoesqueleto, mas falhou e foi preso. Não chegou a usar nenhum codinome durante essa sua curta aparição.

07 - Besouro

Besouro

Antes de se tornar o herói Mach V, Abe Jenkins era apenas um bandido que construiu um traje com seus conhecimentos de engenharia espacial e se autointitulou de Besouro. Seu primeiro confronto foi com o Tocha Humana e o Coisa do Quarteto Fantástico, mas ele seria mais tarde por confrontar várias vezes o Homem-Aranha e o Homem de Ferro. Chegou a participar de muitos grupos de supervilões, inclusive fundando sua própria equipe chamada Sindicato do Crime. Assim como muitas vezes acontece, o Besouro teve várias versões de sua armadura construída. A primeira constituía-se de uma carapaça platinada que lhe aumentava a força, resistência e com asas artificiais para vôo. As manoplas tinham uma espécie de ventosa nas pontas dos dedos que lhe permitia grudar nas paredes e um dispositivo eletrico permitia que ele disparasse pequenos raios que denominava de "picada eletrica". As antenas do capacete servem como conversores de microondas, permitindo que o traje esteja sempre recarregado. Por fim, um minicomputador interno ajudava a detectar possíveis padroes de movimentos dos adversários. Mais tarde, outras versões do vilão surgiram com novos upgrades, aparecendo até mesmo um tipo de armadura-besouro-gigante. Abe abandonou a vida de vilão, mas o traje depois foi passado para outros personagem como Leila Davis e três colegiais cujos nomes sequer foram citados nas histórias.

06 - Homem de Titânio

Titânio

Boris Bullski foi o primeiro a vestir a armadura do Homem de Titânio, um agente de KGB que já chegou até mesmo a ser treinado pela Viúva Negra. Sua fidelidade a extinta URSS fez com que o mesmo tivesse a idéia de criar traje nos resquícios do laboratório de Anton Vanko (o primeiro Dínamo Escarlate) só que nos moldes da tecnologia Stark. A idéia era de um combate televisionado entre ele e o Homem de Ferro na intenção de que uma vitória tanto desmoralizasse a América como servisse de propaganda contra o Mundo não soviético. Obviamente, ele foi derrotado, mas nunca parou de planejar ataques contra seu inimigo. Outros, mais tarde, usaram a armadura, mas sem nenhum grande destaque. Sua armadura esverdeada é quase uma mescla do que vemos no traje do Homem de Ferro e do Dínamo Escarlate. É também maior, quase que duplicando o tamanho do seu usuário, conferindo uma aparente maior nível de força. Durante o vôo, pode alcançar velocidade sônica. É capaz de disparar energia concussiva, fogo, eletricidade e "anéis" de energia constritiva. A resistência do titânio permite que o usuário aguente o impacto de muitas artilharias convencionais. Atualmente, ninguém sabe quem veste essa armadura ou a quem ele serve. Numa aparição rápida nas histórias que anteciparam a Guerra Civil, o Homem de Titânio serviu secretamente a Tony Stark.

05 - Dínamo Escarlate

Dinamo Escarlate

Criado para ser uma arma de guerra soviética, o Dínamo Escarlate já teve várias pessoas assumindo o seu posto e com objetivos diferentes. O primeiro foi o criador da armadura rubra, Dr.Anton Vanko, que teve a idéia de confeccionar ela baseada em energia elétrica, diferente dos transistores que Stark usava na época. No final do primeiro combate, Vanko acabou se unindo a Stark e foi contratado para trabalhar em suas indústrias. Assim, outros nomes como Boris Turgenev, Alex Nevsky, Yuri Petrovich e Dimitri Bukharin surgiram para assumir novas versões da armadura do Dínamo Escarlate. A sua armadura original é imensa, quase que como um duro exoesqueleto de fibra de carbonudum que lhe confere força e resistência. De suas mãos, partem dispositivos capazes de disparar rajadas elétricas e mísseis são acoplados na parte de trás da sua armadura. As versões posteriores vieram com uma aerodinâmica mais arrojada e mais apetrechos tecnológicos. Atualmente, quem veste a armadura é Boris Vadim, o décimo segundo Dínamo Escarlate, que recentemente desobedeceu ordens de seus superiores e ajudou o Máquina de Combate a deter a invasão skrull em território russo.

04 - Destruidor

Destruidor

Destruidor não é o nome do personagem, mas sim da armadura, criada por Odin para confrontar até mesmo os celestiais. É um item tão poderoso que muitas vezes já quase aniquilou o Deus do Trovão, sendo a tecnologia desta usada uma vez por Tony Stark para criar a sua versão Caça-Thor. Muitos já a utilizaram como Loki, Odin e o próprio Thor. Trata-se de uma armadura, com uma pequena consciência própria que é capaz de influenciar seu usuário. Uma vez de posse dela, o usuário tem uma força equiparável a de seres como Thor e torna-se praticamente invulnerável. Outras particularidades da armadura é seus disparos de concussão e energia, raio desintegrador que parte do visor, manipulação de eletromagnetismo e vôo.


03 -Kang

Kang

Um jovem que morava num futuro onde a sociedade era considerada perfeita, tornou-se fascinado pela História a tal ponto que se empenhou em desenvolver ele mesmo a tecnologia de viagem no tempo. Assim, Nathaniel Richards, que muitos suspeitam ser descendente da família do Reed, assumiu o codinome de Kang e planejou conquistar o mundo através do tempo. Desde então, muitos combates entre o vilão e o Quarteto Fantástico, Vingadores e Doutor Estranho aconteceram em diferentes épocas de nosso planeta. Sua avançada armadura além de lhe conferir capacidade de viajar no tempo, lhe confere superforça, disparos energeticos, projeção de campo de força e capacidade de criar hologramas. Com ela, Kang consegue ter acesso a tecnologias de qualquer tempo. Além disso, ela lhe provê com um estoque de 30 dias de ar, água e comida. Atualmente, Kang anda desaparecido, mas os fãs de Jovens Vingadores e os que leram a nossa lista de Top10 Heróis de Armadura já devem ter associado a relação dele com o jovem Rapaz de Ferro.

02 - Patriota de Ferro

Patriota

O segundo lugar do personagem Norman Osborn não é a toa. Vendo uma boa oportunidade na invasão skrull, Norm destronou Stark de sua posição e ainda teve acesso a um banco de reservas de suas armaduras. Combinando com sua tecnologia da Oscorp, o ex-Duende Verde tornou-se o Patriota de Ferro, alguém que os leitores mal estão se acostumando e idolatram. Sua armadura não difere tanto do modelo mais comum da do Homem de Ferro. É capaz de conferir superforça e alta durabilidade. Porta um sistema de vôo, disparos magnéticos, misséis sensíveis a calor, pequenos lasers, lança-chamas e sistema de comunicação acoplado no capacete. A grande diferença aqui é que as armaduras de Stark são todas projetadas com sua tecnologia de repulsores, algo que o Tony não deixou a toa para cair nas mãos de Osborn. Bom, o caminho seguido por Osborn ainda está sendo trilhado e todos que acompanham a revista Reinado Sombrio devem ter uma boa idéia das suas futuras maquinações.


01 - Doutor Destino

Destino

E para encabeçar essa lista não poderia ter outro nome além do Doutor Destino. O maior arquinimigo de Doutor Richards acabou se tornando o grande vilão de muitos heróis Marvel. O regente da Latvéria sequer precisa de grandes explicações, afinal, quem nunca ouviu falar de Victor Von Doom, o gênio científico e o sábio feiticeiro. Sua armadura é capaz de amplificar sua força física, resiste a fogo intenso e projeta um escudo de força e emite disparos elétricos. A armadura também é capaz de criar um sistema de sustentação vital própria, suprindo Victor com água, ar, comida e energia, permintindo assim que o mesmo passe longo tempo debaixo de água ou no espaço sideral. Em algum momento, a armadura de Victor também foi embebida por magia arcana, mas aparentemente esse seu upgrade se perdeu no tempo em que Doom passou no Inferno. Atualmente, Victor Von Doom ganhou seu passaporte para a Latvéria, após ter sido admitido pelo governo dos EUA que sua prisão foi ilegal.

Aqui, vale ressaltar que não se incluíram robôs ou ciborgues. Senão, teríamos provavelmente uma lista bem diferente, em que no mínimo Ultron estaria numa luta acirrada pelo topo. Outras menos conhecídos, porém tão fortes acabariam entrando como Shatterax, Bastião, Arsenal, Último e Superadaptóide. E mesmo tirando estes, a lista continua bem difícil para se compor, mas acredito que todos os dez citados acabam englobando bem o universo marvel como um todo.

E já conferiu a lista dos 10 heróis de armadura?


Coveiro

comments powered by Disqus