segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Mais um estudo revela queda na audiência das séries da Marvel-Netflix este ano



Cancelados, os seriados tanto do Luke Cage como do Punho de Ferro acabaram em momentos que deixaram de certo modo em aberto o futuro dos personagens. Mas qual seria o real motivo do cancelamento. Já falamos aqui anteriormente que os números não eram nada animadores em certa análise feita e publicada em nossa matéria. Agora, a companhia de análise Jumpshot divulgou novas informações que corrobora a baixa audiência este ano:

Segundo artigo publicado pelo Screen Rant, o Jumpshot foi capaz de rastrear cerca de 5 bilhões de ação por dia através de 100 milhões de aparelhos e assim analizar os habitos de visualização das pessoas inclusive das séries da Netflix na América do Norte. É uma análise limitada, considerando que a plataforma hoje tem acesso mundial, mas ainda assim tem seu valor representativo principalmente considerando que não há outros meios de mensurar o sucesso das séries da Netflix já que a empresa não divulga tais informações.

E as análises que temos do que foi fornecido até agora pelo Jumpshot são bem desanimadoras tanto para o Punho de Ferro como para Luke Cage. Ao usar a segunda temporada de Demolidor como "régua" de comparação dando a ela o valor de 100%, temos o seguinte para as primeiras e segundas temporadas de Luke Cage e de Punho de Ferro:

Luke Cage Temporada 1: 92
Luke Cage Temporada 2: 38

Punho de Ferro Temporada 1: 80
Punho de Ferro Temporada 2: 29

A perda de audiência segundo análise da companhia é de em torno de 2/3 da primeira temporada. E no caso do Punho de Ferro, é ainda pior, pois mesmo com as críticas apontando a significativa melhora da série, ocorreu que, segundo o Jumpshot em menos de uma semana após o lançamento os valores de audiência da série de Danny Rand cairam para a base normal.

Num segundo artigo sobre o assunto, o Screen Rant publicou o seguinte gráfico. Espia só:



Vale notar aqui que o Jumpshot só começou seu trabalho de analisar as séries Marvel da Netflix a partir de 2016, ficando de fora portanto a primeira temporada de Demolidor e Jessica Jones de 2015. A tendência tem sido de queda desde então, com destaque para os Defensores estarem bem abaixo (61%) do que qualquer outra série solo dos heróis que veio anteriormente.

Justiceiro, apesar de estar na primeira temporada ser maior que Defensores, atingiu não mais que o 70% de audiência considerando os 100% da segunda temporada do Demolidor. Daí a coisa realmente parece ter desandado este ano com uma queda nítida em todos os seriados:

Segunda temporada de Jessica Jones: 53 Segunda temporada de Luke Cage: 38 Segunda temporada de Punho de Ferro: 29

De todas de 2018, a terceira temporada de Demolidor ainda é a maior de longe com 43 pontos considerando os 100 da segunda temporada e como o gráfico do Jumpshot mostra, já temos uma queda do pico de visualização das primeiras semanas às vistas.

Com cancelamentos anunciados, fica bem claro que houve sim alguma insatisfação da Netflix com o rendimento desses seriados, mesmo que - vale ressaltar - essa queda da audiência das séries ainda represente um número bem maior de visualizações que outras séries comuns da plataforma. Sequer dá pra saber agora se o Demolidor está seguro na Netflix, apesar do elogio da crítica na época, ainda não está claro se haverá uma corrida de visualização dos fãs que garanta alguma segurança pra uma quarta temporada.

O Screen Rant chegou a completar seu artigo com alguns questionamento sobre os reais motivos da queda de audiência do público. Eles levantam tanto um problema da série manter um bom balanço entre a história que deseja contar e seu ritmo arrastado (algo que é por vezes criticado até em Demolidor). Screen Rant aponta que apesar de serem "marcas" diferentes, os fãs avaliam as séries como um mesmo produto da Marvel e não enxergaram tentativas de melhorias na "fórmula" entre as próprias séries.

Outra dúvida levantada é se as atenções que se tinham em uma só série não foram dividas agora que praticamente se dobrou a quantidade de seriados Marvel no Netflix. Séries como essa podem até ser a primeira opção dos fãs hardcore, mas para o grande público geral não. O usuário comum da plataforma tenderia a priorizar então aquele seriado que considera o melhor, ou o principal. E Demolidor encabeçaria essa lista, os números não mentem.

Por fim, vale lembrar aqui que toda essa análise feita é mais especulativa, e dificilmente seria um traço muito próximo da realidade. Outro ponto é que a lógica é de que sempre a crítica da temporada anterior ditaria a repercussão causada no próximo ano na série. Sendo assim, os capítulo de Demolidor em 2016 podem ter repercutido na queda que vimos pra essa terceira temporada. Contudo, os elogios que a terceira temporada ganhou das críticas em 2018 poderiam salvar a série por mais um ano e vermos o vermelho em mais uma nova temporada. É torcer!

Coveiro

comments powered by Disqus