sexta-feira, 30 de novembro de 2018

O Espetacular Homem-Aranha tem começo interessante com o selo Marvel Legado pela Panini no Brasil


A Panini já entrou com a fase Marvel Legado que é a fase onde teremos o retorno dos grandes heróis clássicos dominando as páginas, porém, atuando ao lado da nova geração e apresentando o que será o futuro desse universo.

Quem dá o primeiro pontapé é o título do Espetacular Homem-Aranha 25, onde a Panini já colocou um pequeno extra interessante no começo da revista. Se trata de uma breve re-apresentação do personagem, dentro do projeto da Marvel que mostramos aqui no site, com o nome Marvel Primer Pages. Isso foi ótimo, porque é modo da Panini mostrar que novos leitores podem começar a leitura do título por aqui que não terá problemas. Essa pequena introdução, tem a arte pelo Mark Bagley e roteiro por Robbie Thompson.

A edição já traz a fase da queda do Peter Parker que era dono de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e que foi ao chão graças ao Doutor Octopus, que voltou dos mortos com um corpo clonado do Parker e mais histórias do título Peter Parker: O Espetacular Homem-Aranha, onde temos o Peter tem que ajudar sua irmã Teresa contra o grupo Sabre Cinzento e acaba também sendo um alvo de perseguição.





O que quero aproveitar para falar da edição da Panini são detalhes mais técnicos como impressão e tradução.

A começar pela arte, a versão impressa Panini comparada a versão digital norte-americana, ficou mais escura e com os tons puxada mais para o vermelho. Do meu ponto de vista até achei interessante, porque as cores mais escuras até mesclam melhor com as sombras feitas na nanquim, criando um efeito muito bom. E com o tom mais puxado para o vermelho, determinados detalhes de problemas de estouro de cores, que poderia ficar mais visível pelo padrão "original", a versão da Panini deu uma disfarçada muito boa. Gostei bastante do resultado final.

Contudo, não sei ao certo se é por questão de lote de exemplares ou se é geral, então conto com o comentário de quem tem a edição também e confirmar se esses detalhes apontados por mim foi no geral. Como comparativo, as amostras acima foram retiradas do hotsite da Panini e elas estão com o mesmo padrão de cores da edição digital da Marvel Comics norte-americana.

Na parte das traduções, maioria das coisas estão muito competentes e com adequações louváveis. Tem apenas um ponto que ficou meio questionável que vale apenas apontar, sem entrar em detalhes, que é na estampa da camisa do Parker, que ao mudarem uma palavra, o sentido do escrito ficou alterado. Fica só essa observação que é bem curioso.

Espetacular Homem-Aranha 25, que se encontra a venda em bancas e pelo site da Panini, tem 92 páginas em papel Couchê brilhante com o preço de R$14,00. A edição abordas as edições americanas The Amazing Spider-Man 289-291 e Peter Parker: The Spectacular Spider-Man 297, além do pequeno preview de Marvel Primer Pages do Aranha.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus