domingo, 18 de novembro de 2018

Uncanny X-Men investe na ação e prepara para futuros novos mistérios


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

Eu já li em comentários do Facebook que para determinados leitores o forte dos X-Men não é a mensagem de exemplo de luta contra o preconceito, a indiferença e intolerância. Que isso é encheção de linguiça e que o forte mesmo é a ação frenética e frases de efeitos bem bolados, com muitos efeitos de poderes diferentes que só os mutantes poderiam mostrar. Então, posso dizer que se você é esse tipo de leitor, que só ler uma boa história com muita ação e não está ligando para nada sobre preconceitos, essa primeira edição está muito mais para você.

Uncanny X-Men 1 não só traz uma ação bem intensa nos traços do artista Mahmud Asrar, que tem o bom suporte da colorista Rachelle Rosenberg, como também prepara o terreno para novas ameaças que podem cair sobre os Filhos do Átomos, trazendo um cenário talvez não tão bom assim.

A edição abre com a Jean tendo uma visão, no meio do café da manhã, dos X-Men atacando um monte de Maddrox que estão a procura de Kitty Pryde. Em seguida, vemos a Kitty saindo com um grupo de alunos da Escola de Mutantes formado por Pedreira, Fada, Armadura, Anole, Glob e Oya, quando de repente Pryde desmaia e atravessa o painel de controle do Pássaro Negro, caindo no solo. O grupo é atacado pela Frente de Libertação Mutante no solo e no meio do confronto vemos Maddrox (???) indo até o Anole e perguntando sobre a Kitty. Anole responde, meio desacordado, que ela desapareceu.


Na Botswana, África, Tempestade e Fera vão analisar um fenômeno inesperado: chuva no meio do deserto do Kalahari. E até mesmo a Tempestade fica surpresa e ambos analisam o que pode ter provocado algo, que nem mesmo a própria mutante do clima consegue explicar ou, ao menos, controlar.


Indo pra Manhattan, Maddrox aparece no lugar da Kitty durante um discurso político e o pânico toma conta quando dezenas de suas duplicatas aparecem no meio do povo. No desespero de tentarem controlar a histeria que se formou, os X-Men juntamente com a Jean, não perceberam que Anjo voa pra longe e, aparentemente, ouvindo alguém chamando ele. Depois de um tempo, foi a vez do Senador que estava fazendo o discurso no começo que desaparece do nada. E nessa hora, Jamie e suas duplicatas desaparecem também, dizendo que falharam na missão.


Em seguida, vemos o Senador e Pryde presos numa cadeira, em uma sala, e junto com eles, Apocalipse também preso.


Como um tipo de pós-créditos, aqui vai tópicos das pequenas cenas, que preparam o terreno para mais novas ameaças para os heróis mutantes.

-  Três dias antes do "ataque" do Maddrox, Bishop seguindo pistas após presenciar um atentado contra o Fera Negro, quem estava vigiando, ele chega até o esconderijo do Homem Doce e é pego de surpresa. Quando acorda, o Homem Doce está morto. Bishop recebe aviso de seu aparelho que uma catástrofe está para acontecer em Midtown Manhattan;


-  Em Midtown Manhattan, Jean estava no café esperando sua amiga Tempestade. Antes dela chegar uma senhora senta a mesa com a Jean e bate um papinho e, de repente, ela desaparece. Quando Ororo chega, as duas são atacada com alguém com poderes e, de repente, todas a pessoas no café também começam a atacar as duas, como se estivessem possuídos;


-  Anole e Armadura são surpreendidos pelo Fera Negro, que pergunta se eles estão ali para matá-lo. Após o Hank do mal fugir, Anole e Armadura sobem para as ruas e chegam no café onde Jean e Tempestade estavam sendo atacadas. Após alguma coisa acontecer e o ataque parar, Jean vê a senhora que estava conversando com ela, morta e uma figura, que se parecia com essa senhora, some nas sombras assumindo uma outra forma.



Parece que todo mundo do Universo Marvel tem seu pedaço de futuros problemas preparados para 2019, pelo menos. Se percebermos direitinho, com a "abdução" do Anjo, podemos pressupor que o cenário que está sendo preparando nessa primeira edição de Uncanny X-Men é para a minissérie Era do X-Man, onde ele é colocado como o verdadeiro salvador da raça mutante e um de seus cavaleiros já foi chamado que foi o Anjo, que já foi o Caveleiro Morte do Apocalipse. Contudo, algo mais parece que está no meio também e só podemos esperar por mais alguma informação da Marvel Comics pra saber o que poderá vir depois dessa minissérie.

Uma coisa interessante dessa edição que podemos pontuar é o retorno do foco na amizade entre Jean e Ororo, que muitos fãs diziam que estavam esperando para rever cenas assim, uma vez que isso foi meio deixado de lado quando a Jean novinha estava nessa realidade.

E por falar em Jean Novinha, perceberam que nenhum X-Novinho apareceu? Pois é! Parece que Extermination será o arco final deles de verdade e o que vimos é um reflexo de como ficou o cenário sem eles. E iremos descobrir o que aconteceu com eles assim que a última edição de Extermination sair.

E juntamente com o lançamento do título Uncanny X-Men, a Marvel fez um comercial fazendo um preview da edição.



Como eu disse no começo, quem estava com saudades de ação e adrenalina nos títulos mutantes, dessa vez está bem servido. A minha única reclamação mesmo é com relação a escalação de artista. Os artistas que fizeram os pós-créditos com Jean e Bishop estavam não só destoados do estilo tanto do Mahmud quanto do Bagley, como ninguém disse ao Bagley que Jean, Tempestade e Bishop não estavam com seus uniformes. E antes que você diga que eles poderiam estar usando um indutor de imagens, de acordo com o roteiro que foi divulgado na edição de diretor, que contém muitos extras, não há menção disso. Entretanto, são pequenos detalhes que leitores atentos não deixam passar batido, ainda mais com o roteiro do lado, quando o fã procura entender como funciona a produção de um quadrinho da Marvel.

Entretanto, vou reservar depois um tempo melhor para fazer um artigo sobre como são os testes para se entrar em editora de quadrinhos e o que os agentes e caça-talentos olham em seu trabalho para te aceitar. Se eu não ficar maluco com os meus testes antes!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus