sábado, 17 de setembro de 2011

Em Foco: O Verdadeiro Quarteto Fantástico


Os Beatles foram (e ainda são) a elite da música mundial. Já pensaram como seria o encontro deles com os personagens Marvel? Paul, Ringo, John e George topando com os Vingadores, Quarteto e X-Men? Bom, não gaste sua imaginação à toa. Vamos recapitular os principais momentos dos 4 garotos de Liverpool com os heróis da Marvel, seja estando ao lado deles, ou sendo lembrados de alguma forma pelos personagens da Casa das Idéias.



Lá em 1978 a Marvel teve uma ótima sacada. Aproveitando o sucesso dos Beatles, ela lançou uma revista HQ especial com a biografia do grupo. Mesmo a HQ sendo feito 8 anos após o fim do grupo, ela foi um sucesso e hoje em dia é uma raridade, sendo vendida por altos preços no Ebay. A história foi escrita por David Anthony Kraft e desenhada por George Perez. A HQ é uma biografia não autorizada e reconta os principais momentos do grupo. Essa seria uma das primeiras aparições do quarteto em publicações da Marvel. Mas futuramente eles viriam a interagir e participar do universo 616.


A Marvel está cheia de realidades alternativas. A principal e onde ocorrem quase todas as histórias é a realidade 616. Mas existe uma realidade bem peculiar onde um pequeno detalhe mudou o curso de uma banda. Na realidade 505, Peter Best se tornou o baterista definitivo dos Beatles, sendo assim, Ringo Star não assumiu a bateria do grupo. O que ocasionou uma série de mudanças na história do grupo e até no estilo versátil de músicas do grupo.

Em Strange Tales 130, Ben Grimm e Johnny Storm vestem perucas com o visual dos Beatles e passam por maus bocados para poderem assistir ao show do quarteto.


Em Sgt. Fury and his Howling Commandos 67, na capa da revista tinha uma famosa frase dos Beatles que também é o nome de uma das mais belas músicas do grupo. De autoria de Ringo Star, "With a little help from my friends".


Já em uma história do Tocha Humana e do Homem-Aranha publicada aqui no Brasil na finada Marvel Apresenta, Flash Thompson chama o jovem Storm de "Ringo Star do grupo". Fazendo alusão ao fato de tanto Ringo quanto o Tocha serem os mais "apagados" de seus respectivos quartetos.

Em Fugitivos temos uma clara homenagem aos Beatles, quando a garota alienígena do grupo adota o nome de "Lucy in the Sky", uma referência a música "Lucy in the Sky of Diamonds".


A finada revista X-Táticos que foi sempre recheada de referências e intertextualidades também homenageou os Beatles. A décima edição da revista é cheia de momentos que lembram o filme "A Hard Day's Night", dos Beatles. Com pessoas se escondendo em cabines telefônicas e coisas do gênero. O filme é um clássico e se você não o conhece de nome, clique aqui para assistir ao trailer dele.

No final de Fantastic Four 34, a Gangue da rua Yancy envia uma peruca dos Beatles para o Coisa. E então vem uma bombástica revelação, o Ben sempre quis experimentar uma peruca dessas ... pois é ...

Em Defenders 56 os personagens falam ao longo da HQ diversas frases de músicas dos Beatles (e de outras bandas também).

Em Mulher-Aranha 16 (volume 1) o título da história é "All You Need Is Hate". Uma referência a clássica músicas dos Beatles chamada "All You Need Is Love".


Em X-Factor Annual 6, Mística canta "Oobla-Dee,Oobla-Da" nos últimos quadrinhos da HQ. A música é um clássico dos Beatles.

Em X-Force 56, Deadpool canta partes das músicas "Help" e "Number 9".

Existiu no Universo Marvel até um grupo Skrull de Beatles. A ideia era que Skrulls substituíssem cada um dos quatro membros da banda e usar a popularidade e suas altas posições na sociedade para orquestrar uma invasão Skrull. Porém o Skrull John convenceu seus superiores a não fazerem a invasão. Com o tempo os Beatles Skrulls morreram e o último a ficar vivo foi justamente o Skrull Lennon (que ironicamente na época era o único Beatle morto). Recentemente o John alienígena morreu na invasão secreta ajudando o Capitão Britânia e os heróis a defenderem a Inglaterra e Avalon.


O quarteto também aparece na capa de Millie the Model # 135:


Em diversas revistas como X-Men 27 (volume 1), Patsy e Hedy 110, Groovy 1, Not Brand Echh 7 a 9, Not Brand Echh 12 e 13, Millie the Model 174 e 178, Spoof 1, Amazing Spider-Man 82, Mad About Millie Annual 1, Spoof 3 e 4, The Amazing Spider-man Anual 12, Moon Knight 14, Amazing Spider-Man 32 (volume 2), Peter Parker Spider-man 42 (volume 2), Supreme Power limited series 1, Spectacular Spider-Man 9, The New Avengers 15 e em diversas outras histórias, aparecem ou o quarteto, ou referências as suas músicas e carreiras solos.

Na mini chamada Dark X-Men, o escritor Paul Cornell usou uma música dos Beatles para representar cada membro do grupo. "Eleanor Rigby" representou a Mística e "Help" o Fera Negro, por exemplo.

Na lendária revista Marvels (volume 1) os Beatles aparecem fazendo figuração no casamento de Reed Richards e Sue Storm. Se observarem bem, notarão que o quarteto de Liverpool foi prestigiar o casamento do Líder do Quarteto Fantástico. Confira abaixo em destaque John, Paul, Ringo e George:


O grupo musical já foi homenageado em diversas capas alternativas na Marvel. Confira algumas capas abaixo:

X-Men Unlimited # 30 homenageando a capa do disco Abbey Road, de 1969.


X-Men # 7 homenageando a capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967.


Agora uma referência dos quadrinhos nas músicas dos Beatles. Na música "The continuing story of bungalow bill" em determinada parte da música a letra fala sobre o Capitão Marvel. Fica a duvida se o Capitão Marvel da música é o da Marvel ou da DC, mas vamos pensar que é o Mar-Vell.


Paul McCartney é fã de Jack Kirby. Não se tem a confirmação se Paul acompanhava os quadrinhos desde sua infância. Mas certa vez ao ir na banca comprar uma revista para seu filho, ficou com o nome de um certo terrorista mutante na cabeça. Magneto. Sendo assim, o ex-beatle compos a música "Magneto & Titanium-Man" para a sua banda, The Wings.


Em 1976 Paul e sua banda foram se apresentar em Los Angeles. Foi quando ocorreu um encontro entre McCartney e Kirby. Jack fez uma pequena arte a lápis com Paul e sua banda sendo capturados por Magneto (confira a arte abaixo), já Paul o convidou para ir ao seu show na area VIP.


Na hora de tocar a música "Magneto & Titanium-Man", Paul falou: "Esta noite na platéia está o criador de Magneto e de muitos outros personagens dos quadrinhos, e eu gostaria de dedicar essa canção à Jack Kirby!"

Agora deixando um pouco toda a informação concreta de lado. Quem seriam os Beatles do Universo Marvel? Vamos partir da premissa de que os quatro garotos eram geniais e fazer uma pequena análise.

John Lennon:

Ele seria o Reed Richards. O símbolo maior, o mais aclamado e popular Beatle. Mesmo tendo morrido a mais de 20 anos continua sendo popular, seus óculos são conhecidos mesmo por crianças. Altruísta, inteligente, muito parecido com o Reed. Teve uma vida sofrida longe de seu pai e até de sua mãe, já Reed quando mais velho teve de conviver com a ausência do pai. Outra semelhança com Reed é a humildade, ambos já se mostraram muito humildes, mas também já tiveram suas fases das quais certamente não devem se orgulhar. Quando se importavam apenas com seu próprio umbigo.

Paul McCartney:

Tony Stark, sem dúvida alguma. Brilhante, galanteador, com pinta de mulherengo e bastante bohemio. Duas pessoas brilhantes com personalidades fortes e firmes. O tempo claramente não os envelhece, apenas os amadurece psicologicamente. Se ambos morressem hoje, deixariam um legado incrível do qual gerações e gerações terão orgulho de representar.

George Harrison:

George seria o Banner. Tão genial quanto Richards e Stark. Mas com pouco espaço. George sempre que teve liberdade mostrou seu talento, como nas canções "Something" e "Here Comes the Sun", para citar algumas. Stark criou o Homem de Ferro, Richards é o homem mais inteligente do mundo e cria uma solução para tudo a qualquer momento. Mas e Banner? Ele criou o Hulk. Para muitos um monstro, para outros, uma fera incompreendida. Uma fera, com MUITO potêncial inutilizado. Por isso George é comparado a Banner, por ter criado algumas das melhores músicas do grupo, mas elas não serem as mais populares e conhecidas.

Ringo Star:

O Ringo é o Pym. Star é o menos popular do quarteto (não menos genial). Não tem tanto brilho quanto seus colegas, não teve tantas criações de sucesso. Ringo poderia ser uma referência ao Pym pelo fato de Hank ser o Homem-Formiga, um herói pequeno. Mas isso seria muito raso e simplório. Ringo é o Pym pelo simples fato de que tanto o cantor quanto o herói viveram seus melhores momentos em seus grupos de origem. Ringo já sofreu de depressão, muito semelhante ao Hank que também já passou por momentos em que sua mente ficou perturbada.

Nas comparações acima representei cada Beatle com 4 dos principais heróis mais inteligentes da Marvel. Fazendo ligações profíssionais e pessoais entre o ídolo e o personagem.

Como podemos ver com todo esse material coletado, os Beatles estiveram sempre presentes de uma forma ou de outra nos 70 anos da Marvel. O grupo esteve presente e ajudou a construir mais essa cultura no mundo. Vendo por esse lado, nós do mundo real também temos nosso próprio Quarteto Fantástico.

Kinhu Heck


PS: Agradecimentos especiais ao leitor do site Gabriel Vedana Queiroz pela contribuição sobre as informações dos X-Táticos.

comments powered by Disqus