quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Arte no 616 #014

Chegou a vez de mais um leitor ter sua arte avaliada e publicada aqui no Arte no 616! Chegamos na nossa décima quarta edição do quadro e o avaliador desta vez é um convidado que já se tornou mais do que da casa: Will Conrad! Será o seu desenho o sortudo da vez pra receber dicas de um artista consagrado como o Will? Clique e confira!



Photobucket

O escolhido foi o João Tanno (ou o Dr. Tanno, como ele assinou, já que é um médico... mas até soa a nome de super-vilão, hein?), de mais de 50 anos como ele nos conta na mensagem! Muito legal vermos que temos leitores participativos aqui de todas as faixas etárias! Segue a mensagem do Dr. Tanno:

“Caros colegas do 616,

Estou remetendo arte da minha autoria, embasada nos “AVENGERS 3 e 4” que gostaria fosse o tema do futuro BLOCKBUSTER MARVEL AVENGERS; como não estou acostumado a scannear o desenho a lápis sem arte-finalização ficou na vertical no lugar de horizontal;

Tenho mais de 50 anos e, infelizmente, na época que gostaria de ser um desenhista da MARVEL, ela estava fechada para os não americanos. Sou médico e tenho como hobby colecionar gibis principalmente MARVEL, queria ser mais novo, pois o mercado para nós se abriu nos anos 90.

DOC TANNO”

Eis a arte do João:



Photobucket


E agora, sem mais delongas, os comentários de Will Conrad:

"Olá, Tanno!

Legal ver que seu amor por quadrinhos continua forte após os cinquenta, e acredito que nunca é tarde para se aprender e perseguir sonhos.

Sobre a arte:

A primeira coisa que gostei foi o fato de que você procurou fazer um desenho de ação, envolvendo uma equipe e com um tema. Cada personagem está fazendo alguma coisa, e isso é bom.

Entretanto, há algumas coisas que devem ser melhoradas.

Quando for enviar trabalhos para avaliação, procure informações técnicas de como escanear e tratar a arte para que não perca qualidade. Além disso, capriche nos acabamentos. Os traços a lápis estão muito sujos, e as linhas estão muito inseguras. Lembre-se de que mesmo a arte sendo em um estilo mais solto, as linhas devem mostrar segurança e domínio sobre o que se está fazendo. Uma dica que eu poso dar é que você use o desenho que fez como layout e refaça em uma mesa de luz, trabalhando em outro papel por cima do original e fazendo as linhas mais bem acabadas.

Outra dica é quanto à composição. Você desenhou todos os personagens muito grandes e no mesmo plano de profundidade, assim a cena ficou "muito espremida" e difícil de entender. Não há cenário, por isso não sei onde eles estão, e todos os heróis estão cortados. Você poderia colocar o Hulk em pé em meio a uma cidade com o asfalto aos seus pés todo quebrado como se tivesse acabado de aterrissar de um pulo e segurando o homem de ferro, os outros heróis poderiam estar entrando em cena de várias formas, alguns voando ao fundo, outros dando pancada, etc. Prédios, carros destruídos, fumaça... A cena ficaria muito mais rica e fácil de entender.

As proporções também são importantes: Mesmo o Hulk sendo muito grande, ele não conseguiria segurar o Homem de Ferro como se fosse um boneco. Poderia colocá-lo segurando um braço, perna etc. A construção anatômica dos personagens também não está legal. Apesar dos músculos não estarem errados, a resolução artística ainda está um pouco fora. Dê uma conferida e estude os seus artistas preferidos para aprender as soluções visuais para os corpos e movimentos. Trabalhe mais cuidadosamente os rostos, como no caso do Hulk: o rosto está muito deformado e as sombras irregulares.

Detalhes são importantes: as penas das asas do Namor e do capacete do Thor e Capitão América, o panejamento da capa, a textura de metal na armadura do Homem de Ferro e no Escudo, o efeito do martelo rodando e os efeitos de energia... São elementos visuais importantes e da forma como estão parecem terem sido feitos com pressa. Na dúvida ou falta de idéia, dê uma olhada no que outros artistas fizeram. Sempre é bom ter boas referências a mão.

Espero que as dicas ajudem a melhorar seu trabalho, e nunca é tarde para um jovem de 50 entrar no mercado ;)

Grande abraço e até a próxima!

--Will"

Viu só, João? Nunca é tarde, hein?! De qualquer forma, mesmo que seja só por hobby, valiosas dicas do Will! Aprimore seus desenhos e nos dê retorno, espero que tenha gostado! E vocês? Gostaram? Querem participar? Leia aqui como e não perca a chance de ter seu desenho avaliado por desenhistas profissionais e exposto aqui no marvel616. E não se preocupem, recebemos e guardamos com carinho todos os e-mails, aos poucos vamos repassando para os artistas, é só ficar atento quando será a vez do seu! Ah! Não se esqueçam de mandar uma mensagem e nos dizer nome, idade e de onde estão nos escrevendo, ok? Mãos a obra e boa sorte! Até a próxima.

Atenção! Mudamos nosso e-mail para arteno616@marvel616.com, anotem e enviem seus desenhos!

Cammy

comments powered by Disqus