segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Capitão América: Passado pecaminoso

Captain America #606

No alvorecer do que parece uma nova Era Heróica, ao fim do Reinado Sombrio de Norman Osborn, uma figura conhecida, mas bastante ambígua, ressurge depois de muito tempo nas sombras. O Barão Zemo, que sempre esteve atrás de poder e controle. Após um rápido contato com o Fantasma, e lamentando não terem lhe dado a chance que deram a Osborn, convicto de que mudaria o mundo todo sem falhar, ele acaba obtendo uma informação que lhe dá um novo objetivo: a identidade do novo Capitão América. Zemo pode ser ambíguo, muito mais um anti-herói (vide seu tempo a frente dos Thunderbolts) do que um vilão, mas se há um símbolo que odeia é o do sentinela da liberdade. Saber que um antigo agente soviético ocupa atualmente o posto faz com que tudo mude de figura no novo arco do Capitão América, iniciado na duas primeiras edições de Capitão América e os Vingadores Secretos.

Enquanto Bucky Barnes parece mesmo ainda muito marcado pelas falhas e ações que assombram seus sonhos e seu passado como Soldado Invernal, e mesmo seu recente confronto com o Capitão América dos anos 50. Ao mesmo tempo, fica claro que tem como seu porto seguro tanto o relacionamento com a Viúva Negra quanto a amizade firmada com o Falcão. Esta última expressada na preocupação de Sam Wilson com os descuidos propositais de seu parceiro, quase como que quisesse ser punido. Preocupação levada até Steve Rogers, o novo encarregado da segurança nacional, que, claro, dispõe-se a conversar com o rapaz.

Capitão América

Mas a tentativa de se concentrar e superar esses traumas sofrerá um grave revés. Zemo cobra vários favores (inclusive do membro dos atuais Thunderbolts, o Armador) e recorre a sua influência e poder de coerção, fazendo o que sabe fazer melhor: costurando uma trama a fim de não só desmascarar o novo Capitão América como mergulhá-lo na ruína.

Quando Bucky começava a se resolver com a ajuda de Sam e Steve, saindo de um bar no qual conversava e bebia com os dois, a primeira armadilha de Zemo entra em ação, ferindo mortalmente o Falcão. O passo seguinte é dado, e Zemo deixa claro que não está brincando, ao libertar da prisão ninguém menos que Pecado deformada desde à imagem de seu pai, desde que foi derrotado pelo retornado Rogers.

Capitão América

Zemo sabe o que faz e a culpa que toma a cabeça de Bucky lhe tira o foco, o que continua a ser feito com um ataque aparentemente arbitrário do Mão de Ferro Hauptman no hospital, aproveitando-se do fato do herói ter sido drogado. E é a droga que faz com que Bucky veja soldados nazistas ao invés de policiais, e espanca-los, sendo apenas parado por Rogers, que chega ao local. Minando sua confiança ao longe, Zemo segue com seu plano.

Capitão América

Livre da droga, ele vê jogado fora o pouco de moral conquistada recentemente. Enquanto especula quem poderia ter feito isso, e conversando com Steve sobre o quanto ele não esconde com muito esforço a sua identidade, dúvidas sobre sua capacidade em ser o Capitão América lotam os telejornais. A ponto de agir completamente sem direção ou raciocínio, é a Viúva Negra que o leva a investigar de forma cuidadosa a origem disso tudo.

Em trajes civis, mas ainda descuidado com sua identidade secreta, ele vai com Natasha até o bar em que foi drogado para obter informações. Com a notícia da recuperação de Sam as peças parecem se encaixar, e logo ele se dá conta que alguém quer enfraquece-lo psicologicamente. Mas o violento ataque da mesma mulher que o drogou mostra que não é apenas isso.

E tudo ainda vai piorar, pois Zemo obtém informações preciosas sobre o Soldado Invernal.

Capitão América

Ainda com roteiro de Ed Brubaker, e arte de Butch Guice na primeira parte e de Mitch Breitweiser na segunda, o herdeiro de uma figura tão icônica do passado de Bucky volta para assombrá-lo e ameaça arruinar a nova vida conquistada.


João

comments powered by Disqus