terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vingadores Secretos: Indo aonde forem necessários. E além!

Steve Rogers é o novo Nick Fury! Como vimos em Vingadores 91, ele agora tem à sua disposição um leque considerável de herois com os mais diversos tipos de poderes. Mas, assim como Nick - que possui uma equipe de seres superpoderosos para combater seus próprios inimigos, os Guerreiros Secretos - o Supersoldado criou para si uma equipe incomum nunca vista antes, para lutar contra ameaças que se escondem onde menos se espera: Os Vingadores Secretos! Eles são o destaque da chamada Era Heroica ao lado das histórias do Capitão América e dos Guerreiros Secretos na nova revista que substituiu Reinado Sombrio: Capitão América e os Vingadores Secretos!

Photobucket

O escritor Ed Brubaker e o desenhista megastar cabra-da-peste Mike Deodato fizeram uma super produção com tudo aquilo que nós leitores, gostamos. Contra-espionagem, atualidades, um x-man na equipe e surpresa na formação. E até um mistério logo na primeira edição, mas falaremos disso mais para frente.

Contra-espionagem, com a Viúva Negra e a Valquiria(!) disfarçadas recolhendo informações de um executivo da multinacional do mal preferida da Marvel, a Roxxon, em plena Dubai, a cidade do futuro em nosso presente que quer usurpar o título de capital do mundo dos negócios da atual Nova York. Como a Valquíria é uma guerreira asgardiana nata, espionagem não é com ela e sua impulsividade quase leva o plano por água abaixo, fazendo o Supersoldado intervir pessoalmente. Na realidade, tudo era para obter uma caixa com um conteúdo pra lá de sinistro e com grande histórico com os Vingadores: a Coroa da Serpente.

Rogers obtém a caixa, mas a Coroa não é exatamente o que esperavam, e nem a verdadeira. Hank McCoy, o Fera, que em X-Men 116 abandonou a ilha de Utopia, está na equipe, refazendo a parceria com Steve, relembrando os tempos de Vingador. Sharon Carter, ex-Agente 13 da Shield e namorada de longa data de Rogers é a diretora de Operações Táticas da equipe.

Photobucket

Para obter informações de como a Roxxon conseguiu a Coroa não identificada, o Cavaleiro da Lua (Marc Spector, ex-vingador, ex-mercenário) e o Homem-Formiga (Eric O'Grady, o mulherengo ex-Thunderbolt) vão à sede da multinacional em Delaware e implantam uma forma de extrair os dados dos bancos de dados da empresa.

Mas as coisas ficam mais estranhas ainda, quando nos dados são descobertos que a Roxxon está explorando os minérios de Marte, e que a equipe de escavação simplesmente foi apagada da folha de pagamento. Para checar essa informação Steve manda alguém até Marte... e esse alguém não é ninguém menos que o Nova! Mas mesmo um ser tão poderoso como o Richard Rider é atualmente, não está livre de enfrentar o desconhecido e não prevalecer. Ao encontrar o local de mineração, Nova é atacado por veículos desconhecidos, e ao entrar numa caverna, encontra a Coroa da Serpente verdadeira. Mas pra quem já conhece, sabe que ela afeta a força de vontade de suas vítimas, e o Nova, mesmo em contato permanente com a Mente Global Xandariana não está imune à influência da Coroa.

Photobucket

A falta de contato de Nova faz Steve escalar toda a equipe para ir até Marte. Valquíria, Viúva Negra, Fera, Homem-Formiga, Cavaleiro da Lua e o Máquina de Combate (James Rhodes já curado da sua condição física apresentada em Invasão Secreta) menos Sharon, que ficou para trás, na nave que serve de base móvel. O que acaba sendo ruim para ela, já que Nick Fury aparece com soldados mascarados e a golpeia por trás. Espere. Nick Fury? Vestido com sarongue?

Quando Sharon Carter acorda, a coroa de tentáculos sumiu, mas ela consegue seguir a trilha energética do artefato. Alheios aos fatos na Terra, os Vingadores Secretos analisam a escavação marciana da Roxxon, e deduzem que a Coroa que estava na Terra foi descoberta ali. Logo, um grupo de soldados controlados por uma força desconhecida - vestidos como os soldados do "Nick Fury" - atacam, mas os experientes Vingadores não têm problemas para derrotá-los.

Photobucket

Ao sair da área de escavação, Steve divide a equipe em três grupos, um para reconhecimento aéreo (Máquina de Combate e Homem-Formiga), outro pela estrada de serviço que alcança um lugar ermo (Viúva, Valquíria e Cavaleiro da Lua), e Steve e Fera para procurarem o desaparecido Nova. Rhodes e O'Grady encontram outra base, e ao explorá-la (com Rhodes tratando o novo Homem-Formiga como inexperiente em heroismo), acabam achando um portal muito estranho.

Steve e Hank encontram o lugar onde o Nova se desfez do capacete de centurião, mas são interpelados por um ser numa armadura que mais se parece com uma armadura caça-hulk mitológica, perguntando pela Coroa. Os Vingadores restantes encontram o fim da estrada e também o Nova, com a Coroa da Serpente na cabeça e controlando os operários desaparecidos, tentando escavar mais alguma coisa do subsolo. Mas tudo pode piorar quando o Nova os avista e parte para cima deles.

Photobucket

A primeira missão do Nova como Vingador pode também ser a última! Como deter um ser que já é poderoso por si só, e ainda usando um artefato do deus Seth? Acho que Brubaker iniciou o seu título melhor ainda que os Vingadores principais que Bendis escreve. Usou um perigo que os Vingadores já enfrentaram (como o Kang que o Bendis usou), mas sinceramente acho que ele pegou o espírito dos Vingadores clássicos. Acrescentando, não lembro de Marte ter tido a ver com a origem da Coroa da Serpente (e olha que tenho os dois volumes de Ataques Atlantes, mega-crossover envolvendo Atlantes, Deviantes, a Coroa, e Seth). E ela era guardada no Projeto Pégaso, onde o irmão de Richard Rider estava trabalhando na época da Invasão Secreta. Vamos ver se algo sobre isso será citado no futuro. Concluindo, a arte do Deodato está perfeita como sempre, seu estilo deixa tudo mais super heroico. Uma das melhores revistas da Era Heroica, continua com tudo já neste mês de setembro. Nos vemos até lá!



Jeferson

comments powered by Disqus