quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quarteto Fantástico: A "Pseudo-Cura"



Jonathan Hickman começa a mostrar todo o seu talento em Quarteto Fantástico. Após introduzir as 4 cidades que o Franklin do futuro havia anunciado que entrariam em conflito, Hickman agora começa a trabalhar o Franklin do presente, enquanto dá destaque a uma turma muito especial.


Já que os gênios do Edifício Baxter estavam estudando com Reed Richards, nada mais justo do que as crianças "normais" fossem brincar em uma loja de brinquedos com Johnny Storm. O Tocha levou seu sobrinho e o Sanguessuga para a inauguração da loja de brinquedos do Homem-Impossível, agora sócio do Arcade no mundo dos empreendimentos. Como era de se esperar o vilão ataca os heróis e cabe a Franklin deter o vilão. Com seu poder ativo desde que sua contra-parte do futuro lhe visitou, o jovem herói dá vida a um boneco de dinossauro gigante que engole Arcade, acabando ai a confusão.


Porém nem tudo são flores. O Neomundo, onde o tempo passa bem mais rápido, vai de mal a pior. Um Bruce Banner Jr. acaba por se tornar um famoso vilão gama, o popular Maestro. Isso 1.217 anos após a ultima vez em que o Quarteto esteve lá.


Paralelo a isso tudo, a Fundação Futuro colocava em pratica sua primeira ideia. A turma decidiu por unanimidade que o primeiro trabalho deles seria achar uma cura para o Coisa.

E o mais incrível, as crianças conseguiram criar uma "pseudo-cura" para Ben Grimm. Acompanhe o raciocínio para bolar a cura: Quando os raios cósmicos atingiram o Quarteto Fantástico, ele alterou a estrutura genética dos quatro de diferentes formas. Sue, Johnny e Reed podem "ligar" e "desligar" seus poderes, porém com Ben isso não aconteceu, ele só pode ter os poderes "ligados". E por anos Richards tentou reverter Grimm a sua forma normal. Porém, uma vez que o sobrinho preferido da Tia Petunia teve seu DNA alterado pelos raios cósmicos, sua versão "desligado" não existe mais. Então seguindo essa lógica as crianças bolaram uma formula que permitirá Ben voltar ao normal quando bem entender, podendo assumir a forma de Coisa a sua vontade. Ao invés de tentarem reverter ele a uma forma que não existe mais, vão tentar apenas lhe dar a oportunidade de "ligar" e "desligar" os poderes. Algo semelhante ao que acontece com o restante do grupo. Porém, como já fazem anos que Ben se encontra na forma "ligado", suas células estão saturadas, ou seja, Ben só poderá ficar "desligado" por uma semana e uma vez ao ano, e sem nenhum controle sobre isso. Ele poderá voltar ao normal a qualquer hora e a qualquer momento sem poder voltar a ser o Coisa por uma semana. Se Reed tivesse bolado algo semelhante anos atrás, o Coisa poderia voltar ao normal quase que o tempo todo e quando quisesse.


Após toda a explicação envolvendo a "quase cura", Ben topa tomar a formula. Mas será que ela funcionará? O plot criado por Hickman nessa edição é fantástico. Criou uma lógica muito interessante e básica envolvendo os poderes do Quarteto, além de bolar uma solução quase que comum, mas inteligente, para o Coisa. A arte peca em algumas proporções, mas combinou com a história. Agora é aguardar e ver se Ben voltará ao normal ou se isso só o deixará mais monstruoso do que já é.

Essa história foi publicada originalmente na edição Fantastic Four 580 e aqui no Brasil saiu pela Panini em Universo Marvel 15. O roteiro é de Jonathan Hickman e a arte de Neil Edwards.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus