quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ultimate X-Men: Utopia

* Artigo escrito por nosso colaborador Paulo Artur!



Os mutantes liderados por Kitty Pryde haviam vencido os Sentinelas de Stryker e ganhado um terreno para viverem do próprio Presidente Steve Rogers. Mas o que parecia ser uma apoteose mostrou-se uma potencial vitória de Pirro.

O terreno cedido pelo Capitão América agora se chamava Utopia e, basicamente, era um enorme terreno desértico sem água e com o solo tóxico. Além disso, Utopia era um território soberano, assim sendo eles não poderiam sair de lá mesmo que quisessem, sob risco de serem mortos. Entre os mutantes que foram viver sob a liderança de Kitty, podem-se citar Tempestade, Psylocke, Magma, Jimmy Hudson, Apache, Armadura, Vampira e Homem de Gelo. E como a grande oposição ao “mandato” de Pryde, tinha a Mach Dois, com seus poderes magnéticos.

A história segue com a rotina dos mutantes para tentar se acostumar com a região, além de recuperar o solo e o clima do lugar. No entanto, mesmo com um grupo reduzido, as intrigas rapidamente começaram e grupos com interesses opostos se formaram. Do lado de Mach Dois, estavam Urze Negro, Psylocke e Apache, tentando inicialmente destronar Kitty.



No entanto, uma mudança súbita acontece quando Urze Negro sintetiza uma semente seiscente, capaz de germinar em qualquer terreno do mundo. De posse dessa semente, eles decidem anunciar ao mundo uma possível solução para o problema da fome mundial. E, para tanto, pedem ajuda ao Patriota de Ferro, Tony Stark. Eles anunciam a doação da semente para a humanidade e, na mesma dia, um grupo de mercenários invade Utopia, sendo facilmente derrotados.

Após outros ataques, a estufa onde a semente ficava armazenada é atacada e destruída. Esse é o estopim para que o grupo de Mach Dois realize uma cisão dos (poucos) mutantes existentes em Utopia. No entanto, isso não passava de um plano de Kitty com Tony Stark para fazer parecer que a semente havia sido destruída. Assim, os olhos do mundo parariam de focar em Utopia por ora e eles poderiam distribuir a semente de forma mais discreta através das Indústrias Stark.



No entanto, três conspirações se avizinhavam: grupos dissidentes do alto escalão do governo planejavam o fim de Utopia, mesmo à revelia do Presidente Rogers. Psylocke se mantinha em joguetes manipulando mutantes de ambos os lados da Cisão. E os mutantes de Tian, liderados por Jean Grey, continuavam a investigar sobre Utopia de longe, sem denunciar sua presença e intenções.

Os autores da história foram Brian Wood nos roteiros e Paco Medina e Carlo Barberi na arte.

Essa história foi publicada originalmente nas edições 19 a 23 da revista Ultimate Comics X-Men e, aqui no Brasil, saiu em Ultimate Marvel 47 a 50.

Paulo Artur

comments powered by Disqus