segunda-feira, 20 de maio de 2019

Supervisor de efeitos especiais Matt Aitken detalha como foi feito a grande batalha final em Vingadores: Ultimato


Certamente, há poucas cenas mais marcante nos cinemas nos últimos anos do que o momento 'Avante, Vingadores' no terceiro ato de Vingadores: Ultimato. O filme do ano praticamente juntou todo mundo ali e deu aos fãs tudo o que eles queriam de mais épico naquela batalha. O supervisor de efeitos especiais, Matt Aitken, da Weta Digital, falou um pouco sobre a produção dessa cena, que praticamente ficou toda a cargo de seu estúdio:

"A cena 'Avengers Assemble', onde passamos por quase todo mundo, foi incrível", disse Aitken. "Todo mundo estava lá. Eles colocaram todas aquelas pessoas no set em um dia e muitas das cenas podem ser vistas em videos que o elenco vazou, desde que a Marvel suspendeu o embargo e você pode ver todo mundo se divertindo juntos nessa cena definitiva que foi filmada de uma vez".

"Acredito que o Homem de Ferro foi quem nós adicionamos mais tarde, porque em um ponto ele estaria em algum lugar no campo de batalha para a tomada, então ele está lá", continua Aitken. "E nós, obviamente, temos Hulk e Groot e Miek e Patriota de Ferro, que são todos em CG, mas eles estavam todos lá. Eles estavam todos lá por um dia, então foi um dia incrível no set".

É isso mesmo, a Marvel Studios conseguiu colocar todo mundo no set e temos até aquela foto com o elenco completo divulgada para mostrar. Enquanto personagens como Hulk (Mark Ruffalo) e Korg (Taika Waititi) são atores em trajes de captura de movimento, seus respectivos atores ainda estavam no set. É algo que o estúdio Neozelandês Weta tem experiência desde o Senhor dos Anéis. E aqui foram 45 minutos ou mais de pura ação com personagens bem reconhecíveis e em diferentes atuações.


"Nós gostamos do desafio e amamos essas oportunidades", disse Aitken. "Mas ainda assim, esta é, como você disse, a maior batalha que já foi criada em qualquer um desses 22 filmes. O escopo era enorme. Além disso, o peso da expectativa do público neste filme estava fora da escala, e assim nós achavamos que simplesmente não conseguiríamos ".

"Tivemos que honrar esse nível de expectativa e realmente honrar o fato de que este foi o ponto culminante de todas essas histórias individuais", continuou ele. "Então nós não poderíamos estragar tudo. Mas, como eu disse, nós gostamos desses desafios e foi um trabalho muito gratificante para se envolver."

O maior desafio para a luta, disse Aitken, foi manter toda a sequência preenchida. Foi seu objetivo na Weta tentar fazer a luta parecer restrita a uma área muito menor nas ruínas do quartel-general dos Vingadores - afinal, por que Thanos iria bombardear áreas desabitadas no interior de Nova York?


"A chave para isso foi apenas encenar a ação dentro deste ambiente", conta Aitken. "Porque há uma discussão durante toda a batalha que é a de nossos heróis colaborando e juntando-se para pegar a manopla com as jóias naquela cratera foramda, até o outro lado onde a van com o túnel quântico está, então eles podem pegar as pedras e tentam devolvê-las de volta no tempo ".

Como a plataforma física que esses atores filmaram era relativamente pequena comparada com a que foi feita na tela final, era difícil para a equipe fazer com que parecesse lugares diferentes dentro da pequena seqüência de batalha dentro da cratera.

"Como eles teriam chegado à van nos primeiros cinco minutos da luta, porque a cratera é bem pequena, tivemos que refrear artisticamente as peças de ação para que elas cubram um pouco de terreno", mencionou Aitken. "E então nós voltamos tudo para o outro lado da cratera e então eles cobrem um pouco mais de terreno. Então, nós apoiamos tudo de novo."

"Então eles estão passando pelo mesmo pedaço de cratera repetidas vezes, mas esperamos que as pessoas não estejam percebendo isso", continuou ele. "Porque nós mudamos a ambientação e mudamos a perspectiva, e assim pode ser que a cratera pareça maior do que é, mas estamos ajudando com isso, reformulando o visual e expelindo elementos de fumaça e da neblina atmosférica e todas essas coisas podem ajudar a fazer a cratera parecer maior do que realmente é. " Em meio isso, em certas cenas na batalha final, mesmo com tantos atores no set, houve momentos durante a luta onde Weta teve que adicionar digitalmente personagens em vários pontos.


Outro efeito que teve que ser praticamente refeito foram os portais por onde chegam os heróis. Segundo Matt Aitken, embora eles sejam da biblioteca da Marvel Studios desde Doutor Estranho em 2016, a Weta teve que montá-los novamente a partir do zero para que pudessen ser ampliados para parecer portais massivos de uma só vez.

"Queríamos ter certeza de que eles eram instantaneamente reconhecíveis pelas pessoas como sendo os mesmos portais dos anéis usados pelo Doutor Estranho dos filmes anteriores", disse Matt Aitken, supervisor de efeitos visuais da Weta Digital. "Porque naquele momento realmente mágico, quando os portais começam a se abrir atrás do Capitão, queríamos que as pessoas ficassem instantaneamente cientes do que estava acontecendo."

"Nós não queríamos que eles se perguntassem: 'Oh, o que é essa coisa estranha que estou vendo aqui? São os heróis que chegam ou isso é mais do exército de Thanos chegando de alguma outra maneira?' Então tinha que ser muito claramente reconhecível como esses sendo os mesmos portais do Doutor Estranho ".

Então, dentro dos portais dá pra ver também outros ambientes de onde estão vindo os heróis. " há Wakanda e Nova Asgard, mas há também Titã, Kamar-Taj e Contraxia, de onde os Ravagers vêm", apontou Aitken. "Eles tinham que ser feitos em CG porque nós estávamos, essencialmente, filmando aqueles ambientes com a mesma câmera que estamos rodando no complexo, o lado do campo de batalha do portal. Como a câmera está se movendo de volta nestes movimentos de câmera grandes, dinâmicos e radicais, queremos que tudo pareça que a 'paralapse' pareça correta e tudo está se encaixando para que haja uma conexão entre o que está nesse lado do portal e o que está dentro do portal".


O supervisor de efeitos ressaltou que a única maneira de corrigir esse movimento da câmera era criar os ambientes inteiramente com gráficos gerados por computador, tornando a tomada praticamente algo com a melhor qualidade possível. Ele também nos diz que os ambientes em anel foram construídos a partir do zero apenas para este tomada em particular.

"Eles são todos ambientes CG totalmente construídos com cada folha de grama em Wakanda individualmente modelada", mencionou Aitken. "Isso foi ótimo também porque isso nos deu controle completo sobre como iluminamos esses ambientes. É muito importante quando o primeiro portal se abre que há uma luz realmente forte, nebulosa e chamativa, que é a aurora dourada em Wakanda. "

"Isso torna difícil ver exatamente o que está acontecendo e o timing disso é realmente importante porque os cineastas queriam realmente provocar aquele momento em que percebemos que na verdade são T'Challa, Okoye e Shuri saindo de Wakanda", ele disse. "Não poderia ser apenas dois, nós tivemos que perdê-los nesta neblina nebulosa e criando esses ambientes com CG completo, isso nos deu o controle para fazer isso."


Joe e Anthony Russo dirigem Vingadores: Ultimato em cima do roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. O filme contém no elenco várias estrelas do UCM como Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), dentre outroas participações especiais.

Coveiro

comments powered by Disqus