segunda-feira, 20 de maio de 2019

Supervisor de Efeitos Especiais fala sobre os trajes do Homem de Ferro, Capitã Marvel e de viagem no tempo de Vingadores: Ultimato



O site ComicBook.com esteve conversando com  supervisor de VFX Matt Aitken, da Weta Digital, responsável por boa parte dos efeitos especiais que vimos em Vingadores: Ultimato. Na longa entrevista dada, uma das coisa que se destacou foram os cuidados sobre a confecção de trajes inteiramente digitais como a Armadura Bleeding Edge do Homem de Ferro, da Capitã Marvel e até os trajes 'quânticos' vistos neste filme.

Aitken falou um pouco sobre a evolução tecnológica do último traje do Homem de Ferro confirmando a inspiração nos quadrinhos. "Aqui na Guerra Infinita, e depois no Ultimato, ele tem essa nanotecnologia da armadura 'Bleeding Edge' que ele desenvolveu", conta Aitken. "E é sobre essa ideia que o traje é composto de nanopartículas que podem formar um fluido e se mover na superfície do traje, remodelando-se em diferentes armas e depois solidificando-se e cristalizando em um metal rígido. Nós desenvolvemos essa tecnologia para a Guerra Infinita, e então realmente estendemos isso para o Ultimato para duas sequências em particular. "

Depois de explicar como a armadura nanotecnológica é feita em camadas para imitar um corpo humano, peles e tudo, Aitken revelou ao Comicbook detalhes da cena do terceiro ato entre Stark e Thanos. "Há a luta com Thanos no início do terceiro ato, onde ele está gerando um dispositivo que chamamos de Lightning Refocuser", disse Aitken. "Algo que é capaz de capturar a energia do raio de Thor e transformá-la em uma explosão de energia do repulsor do Homem de Ferro, que ele usa para atacar Thanos. Então isso foi feito de nanotecnologia e nós temos que contribuir para o design daquela particular manifestação da tecnologia do traje. "

Aitken detalhou que a maior mudança na armadura chega ao final do filme, durante o estalo final feito por Stark e em que ele eterniza a fala "Eu sou Homem de Ferro". "O traje está tentando proteger Tony dessa energia e está meio que tentando repelir a energia de volta, mas a energia é muito forte, e assim o traje está sendo danificado", mostrou Aitken. "Nós trabalhamos em uma simulação bastante complexa, onde vemos a energia surgindo através do traje, e então o traje está repelindo-a de volta, e temos essas grandes rachaduras formando fragmentos sendo arrancadas do traje. Mostramos uma versão disso para o estúdio, e eles disseram que estávamos fazendo todas as coisas certas, mas só que havia muita coisa acontecendo ".


Com tanta coisa acontecendo na cena, o estúdio e a Weta decidiram reduzir a escala para que o público se concentrasse nas reações dolorosas de Tony durante aquele momento, em vez de uma configuração da Manopla Infinita que fosse de cair o queixo. "Definitivamente foi uma decisão de equilíbrio, porque tínhamos que perceber que o que estava acontecendo acabaria por se revelar fatal para Tony", disse o chefe do departamento de VFX. "Não poderia parecer que ele foi capaz de suportar isso e nós já vimos o efeito das pedras em Thanos e no Hulk nos filmes."



Outra curiosidade que o ComicBook acabou descobrindo é que o segundo traje de Carol Danvers usado no filme nunca ganhou uma versão real. Ela usou apenas um uniforme o tempo todo, mudou só o corte de cabelo e depois é que a equipe de VFX de Ultimato construiu a nova versão do traje dela.

O supervisor de VFX explicou que houve algumas mudanças feitas depois que eles gravaram suas cenas iniciais. Lembrando que a maior parte do Ultimato foi filmada antes de Capitã Marvel, e Brie Larson filmou todas as suas cenas no mesmo uniforme que usou para o seu filme solo. Quando tudo aconteceu, a equipe de criação achou estranho a personagem ter exatamente o mesmo uniforme por 25 anos, então fizeram um traje em seus computadores e o adicionaram à Carol na pós-produção.


"E então ela foi filmada com seu traje físico que foi uma grande confecção do departamento de figurinos, mas depois que suas cenas foram filmadas, foi decidido pelos cineastas que seu traje precisava ser diferente do traje que ela usava há 25 anos atrás, qualquer que fosse a era da Capitã Marvel, no filme da Capitã Marvel ", explicou Aitken. "Então acabamos substituindo seu traje por um uniforme em CG para todas as suas cenas."

Então, quando você vê todas essas ombreiras douradas e logotipos atualizados, eles foram criados inteiramente por computadores. Esse tipo de detalhes de computação gráfica está em todos os filmes dos Vingadores: Ultimato, eles são muito mais difíceis de serem notados a olho nu. O supervisor falou inclusive que todos os trajes especiais para viajar no tempo também foram feitos com VFX. É de cair o queixo, mas é isso.

Um outro cuidado que foi preciso foi trazer os efeitos dos poderes da Carol para algo similar ao que vinha sendo feito no filme dela. "Recebemos trabalhos em andamento de filmagens do filme da Capitã Marvel para ver como a equipe de efeitos especiais dela tava trabalhando no desenvolvimento, particularmente naquele visual da Binária dela" disse Aitken ao ComicBook.com. "Precisávamos ter certeza de que ela seria reconhecível com isso. Nós poderíamos ver como essa equipe estava se desenvolvendo, particularmente a aparência de seu efeito binário". Nós meio que inventamos nossa própria versão do efeito binário, porque precisávamos fazer isso funcionar internamente com nosso próprio software e pipeline, mas estávamos recebendo fotos muito legais quando o filme dela estava sendo desenvolvido ”.

Joe e Anthony Russo dirigem Vingadores: Ultimato em cima do roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. O filme contém no elenco várias estrelas do UCM como Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), dentre outroas participações especiais.

Coveiro

comments powered by Disqus