quarta-feira, 15 de maio de 2019

Roteiristas falam sobre o legado do Capitão América e o momento "Hail Hidra" em Vingadores: Ultimato


Continuando com a entrevista anterior pra Variety, os roteiristas de Vingadores: Ultimato, Christopher Markus e Stephen McFeely falam agora sobre a nova mudança da cena do elevador, o legado do Capitão América e outras curiosidades dos fãs. Confira:

Vamos falar sobre a cena "Hail Hydra". Além do momento das mulheres, os fãs realmente enlouqueceram com o Capitão América recriando a cena do elevador de “O Soldado Invernal”. Quando você sabia que iria revisitar isso?

Markus: Ao saquear nosso passado para descobrir as frações de viagem no tempo, em certo ponto, tínhamos pensado em voltar ao Triskelion, que é o grande prédio de Soldado Invernal, porque a Pedra da Mente estava lá. É aí que o conceito nasceu. Quando mudamos para a Torre Stark, todo mundo adorou demais essa cena para deixá-la lá. Então nós mudamos. Mas você não quer apenas fazer a mesma cena novamente. Quer dizer, esse foi o desafio para todo o segundo ato: como revisitaremos os "maiores sucessos", mas daremos um novo giro neles a cada vez, para que não seja apenas uma exibição de clipes? Nós não poderíamos voltar no elevador e ter outra luta, então como você sai da luta?

Na passagem do escudo, havia duas pessoas para quem o Capitão poderia dar seu escudo: Falcão (Sam Wilson) e Soldado Invernal (Bucky Barnes), e ambas as pessoas estavam ali na mesma cena.

Markus: Ambos pegaram [o escudo] nos quadrinhos; Bucky e Sam. Mas, quando você olha para trás para “O Primeiro Vingador” e percebe porque ele foi escolhido para ser o primeiro super soldado, é sobre uma certa pureza no coração e um certo heroísmo interior. É muito difícil dar a Bucky. Por mais que o amemos, ele está no caminho das trevas e está se recuperando disso. Sam realmente é um cara de verdade. Não foi uma escolha muito difícil, certamente. Eu acho que Bucky tem muito mais história como Bucky e como alguém que se dirigiu em um caminho de expiação. E Sam ascendeu a esse novo papel.

McFeely: Certo. O que mais me atrai é que é muito melhor para as duas histórias dessa maneira. Certamente Bucky recebendo o escudo forneceria muita história. Eu não sei se isso dá muita história a Sam. E novamente, há um programa de streaming chegando, certo? E eu não sei o que eles estão fazendo, mas Sam tendo o manto do Capitão América, como ele se sente sobre isso, e Bucky trabalhando ou tendo algum tipo de relacionamento com a Hidra, eu acho que é bem rico. E mais uma vez, particularmente quando Bucky tem que confrontar o controle mental passado. O Capitão América sempre representou a melhor idéia da América, sabe? E dando para um afro-americano ... é ótimo. Não estamos nos dando tapinhas nas costas, só estou dizendo que o que fizemos está apontando para uma América melhor.

Sem dúvida, novamente, eu não sei o que eles vão fazer com isso [na série de streaming], mas como Sam se sente sobre isso? Sam é seu próprio super-herói. Ele tem sua própria identidade. O que significa estar sobrecarregado com a identidade de outro cara? Você aceita isso? Você empurra isso pra longe? Há muitas metáforas boas com as quais você poderia trabalhar.

Markus: Exatamente. O que ele está fazendo ao se tornar "o símbolo do país"? É o que mantém a ideia do Capitão América nova, certo?

Pergunta rápida: você realmente escreveu no roteiro que "Bucky concorda com a cabeça", insinuando que ele está de acordo com a passagem?

McFeely: Sim. Sim. Nossa suposição é que ele e Steve tiveram uma longa conversa antes de Steve voltar.

O Capitão América tem sido uma enorme parte de suas vidas há muito tempo. Por que é hora de Steve Rogers aposentar o escudo?

Markus: Steve Rogers tem… Cara, ele fez tudo que você pode fazer. Ele tem mais de 100 anos ... acho que ele tem mais de 100 anos. Ele lutou na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Civil e em uma Guerra Infinita. Ele passou por três guerras. E ele chegou a um lugar, eu acho, onde ele está se dando conta de ser um humano totalmente arredondado, que é todos os nossos objetivos, ele precisa ter um pouco de tempo e ser um pouco mais saudável. Eu acho que quando ele ... de certa forma eu acho que quando ele encontra seu antigo eu na Torre dos Vingadores, há um processamento acontecendo em sua cabeça que é bem intenso, e talvez não seja 100% saudável. Então eu acho que é hora.

McFeely: Nós descobrimos bem cedo que ... e nós temos ajudado a fazer isso há alguns anos, que Tony e Steve estavam em arcos entrecruzados. Que a história de Tony pelo filme estava se tornando ... estava tendo uma visão mais macro, tornando-se mais altruísta. E Steve estava se tornando um pouco mais interessado no outro ponto. Guerra Civil é um bom exemplo disso. Então, nós tínhamos colocado na parede em um ponto, Tony se torna uma pessoa completa quando ele perde sua vida e Steve se torna uma pessoa completa quando ele ganha uma. Nós dirigimos em direção a isso.


Agora, perguntas mais específicas: quem é o garoto no funeral?

Markus: Essa é a Harley, o garoto com quem Tony Stark se relaciona e ajuda e deixa um legado no final de “Homem de Ferro 3”. Ele cresceu bastante.

Por que a atriz Katherine Langford foi cortada de “Avengers: Endgame”?

Markus: Ah… Foi… isso só… não funcionou no corte final porque estava apenas matando o momento do resto do filme.

McFeely: E ela foi ótima.

Markus: Sim. Ela foi ótima. Foi apenas uma espécie de cena ruminante em uma época em que você realmente queria que estivesse no enredo. E tanto quanto ... e também, por causa de sua natureza quando estávamos passando, não conseguimos mexer nela. Não é uma cena que você poderia dizer: "vamos tentar no começo". Só fazia sentido narrativo onde estava, mas não fazia sentido. Então só restava tirá-la.

De todos os personagens de TV para integrar o UCM, você escolheu Jarvis do "Agente Carter". Por que ele?

McFeely: Bem, para uma parte muito pequena da audiência que assistiu “Agente Carter”, não exigiu um grande salto. E se você pegasse quem ele era, ótimo. Se você não o fez, ótimo. É um pouco diferente de colocar os Defensores na batalha final. É muita gente que você vai coçar a cabeça se não se inscreveu no Netflix.

Markus: E também há uma continuidade maravilhosa para o personagem dele, pois ele era o braço direito de Peggy Carter. Ele era o mordomo de Howard. Mentor de Tony, respectivamente. Tony nomeou a IA que mais tarde se tornou o Visão depois dele. Mais do que qualquer outro personagem de TV, ele realmente se encaixava no continuum e ele estaria lá naquele momento. Não é como se tivéssemos que nos dobrar para trás.

Quanto tempo você sabia que as últimas palavras do Homem de Ferro seriam as famosas “Eu sou o Homem de Ferro”?

McFeely: Ah, bem depois. Nós não descobrimos isso até tarde. Na verdade, isso é uma re-filmagem. Nós tentamos um monte de coisas, elas não eram tão satisfatórios. E nós meio que… na verdade, eu não sei se tivemos Thanos dizendo o que ele disse, mas isso se tornou uma coisa rítmica. Quando ele diz: "Eu sou inevitável", ele meio que tem que devolver-lhe alguma coisa. Às vezes tentamos evitar os frutos mais baixos. Parecia muito óbvio e nós resistimos. Mas sentimos todos aquele tipo de perfeição. Então voltamos a isso.

Qual foi a melhor fala ad lib no set? Houve um momento ad lib neste filme?

Markus: Ah claro.

McFeely: Mas quando lhes dissermos, você ficará um pouco menos impressionado conosco.

Markus: Eu vou dizer, acho que isso foi improvisado porque eu não me lembro disso. Eu amei todas as vezes em que Scott Lang [Paul Rudd] corre para sua antiga casa e encontra sua filha Cassie (5 anos de idade mais velha). Depois de seu grande abraço emocional, ele a puxa para longe e diz: "Você está tão grande". O que eu acho que não escrevemos. É o que você diz para as crianças quando você não as vê há algum tempo. Mas assume esse significado grande e bizarro quando você olha para o contexto, isso me deixou muito feliz.


Com Joe e Anthony Russo na direção e Christopher Markus e Stephen McFeely nos roteiros, Vingadores: Ultimato trará de novo Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan). O filme estreou 25 de Abril no Brasil e já vem batendo todos os recordes de bilheteria

Coveiro

comments powered by Disqus