quinta-feira, 30 de maio de 2019

Roteiristas de Vingadores: Ultimato falam que o trabalho autoral é trocado por um bom processo colaborativo na Marvel Studios

Nova conversa com os roteiristas de Vingadores: Ultimato, Christopher Markus e Stephen McFeely aconteceu no jornal de Boston da CBS, com a jornalista e Ancora Lisa Hughes. Boa parte do começo dela envolvia uma explicação sobre processo de colaboração do roteiro nos filmes da Marvel. Segundo os dois escritores, a Marvel não é o lugar pra quem quiser um trabalho autoral, mas isso pode ser "libertador". Veja um resumão da conversa que foi feito pelo site CBR a seguir:

Resultado de imagem para markus marvel616

De cara, o bate-papo começou falando sobre o processo colaborativo dos escritores.  McFeely descreveu a si mesmo como "levemente obsessivo-compulsivo, tanto que, na ânsia de acertar as cenas chaves, muitas vezes eu sou o que dá a primeira ideia decente. Chris é mais reservado e, frustrantemente, tem as melhores ideias". Markus brincou que ele é o lado negativo, e que seu processo de brainstorming é do tipo OCD (Disordem Obsesssiva compulsiva) vs. ADD (Disordem de Deficit de Atenção)".

A dupla divide a escrita igualmente, sem se especializar em nenhum tipo particular de cena. Uma estratégia que Markus considera útil é reescrever o diálogo em uma "versão óbvia", na qual todos os floreios são removidos, de modo que o ponto é feito da maneira mais direta possível. Um filme inteiro de diálogo óbvio seria chato, mas algumas falas da "versão óbvia" poderiam ser poderosas quando incluídas no roteiro. O conselho de Frigga para Thor no Endgame - "A medida de uma pessoa, de um herói, é o quão bem eles conseguem ser a versão deles mesmo" - é um exemplo de uma fala "óbvia" que funcionou bem no filme.

Ficou claro durante toda a conversa que os escritores dos filmes da Marvel Studios não estavam trabalhando muito em qualquer tipo de plano principal e que o presidente da Marvel Estúdio, Kevin Feige, é que pode apresentar as "fases" e decidir quais personagens serão os títulos principais, e quais as histórias estão abertas à experimentação. Esse não é o mesmo tipo de liberdade criativa que um diretor pode desfrutar em um "filme autoral" esclareceu McFeely que a Marvel "não é lugar para nada autoral" - mas defendeu que o processo de colaboração pode ser libertador.

Sobre como eles possivelmente seguirão seu longo caminho na Marvel, os roteiristas falaram que estão trabalhando em um projeto secreto e de baixo orçamento. Eles passaram uma década trabalhando com a Marvel de forma extremamente criativa. Enquanto outros escritores que alternam entre grandes e pequenos projetos frequentemente descrevem a abordagem como "um para eles" e "um para mim", McFeely disse que os filmes da Marvel são na verdade "ambos". Markus e McFeely escreveram alguns dos maiores sucessos de bilheteria do mundo, mas os grandes empreendimentos comerciais foram, não obstante, os filmes que eles queriam escrever.

Vingadores: Ultimato tem Joe e Anthony Russo na direção e Christopher Markus e Stephen McFeely nos roteiros. O filme conta no elenco com Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan).


Coveiro

comments powered by Disqus