segunda-feira, 27 de maio de 2019

Equipe de efeitos especiais fala sobre Nova Asgard, Thor, Korg e Máquina de Combate

Seguindo com mais entrevistas com o pessoald os efeitos especiais, desta vez o site ComicBook.com teve um papo com Bruce Holcomb e Russell Earl da  Industrial Light and Magic, outro grupo responsável e importante na produção de efeitos especiais de Vingadores: Ultimato. Em parte da conversa, o foco se firmou na construção da Nova Asgard, na roupa especiald o Thor, Korg e em ideias usadas e não usadas para o Máquina de Combate. Confira o trecho da conversa a seguir:




Sobre a Nova Asgard, ela foi filmada em um tipo remoto de aldeia no exterior. Quanto de Nova Asgard é realmente efeito prático? A maior parte da infra-estrutura, como os prédios e as estradas, ou muitos deles foram adicionados digitalmente?



Earl: Então muito disso foi alterado digitalmente. As estradas e água e construções, provavelmente 50% dos edifícios estavam lá, mas eu acho que 100% dos prédios foram aumentados ou modificados. Então a vila estava lá, eu acho que foi uma vila na Escócia que foi fechada, mas nós entramos e adicionamos um toque de Asgard, um pouco de pintura mural e pintura e nós mudamos todos os prédios e passamos por todos os ativos que eles tinha usado na construção de Asgard e escolhemos algumas características-chave que poderíamos usar.


Nós também estávamos olhando para uma espécie de referência de vila de pescadores norueguesa e apenas tentando encontrar o equilíbrio de Asgard versus vila de pescadores escandinavos. Então, nós adicionamos um barco ou dois, e aumentamos quase todos os prédios. Então nós trouxemos a encosta um pouco e nós meio que mudamos o litoral, mas foi ótimo, porque nós tínhamos um bom local para começar e então poderíamos construir isso para dar o tipo certo de mixagem entre novo e velho.



Com Nova Asgard, obviamente, vem o novo visual de Thor. Isso foi principalmente próteses certo? Houve algum trabalho digital envolvido em seu novo visual?

Earl: Não, ele comeu cheeseburgers sem parar. [risos]

Meu tipo de herói.

Earl: Não, isso foi uma ótima prótese. Ele estava usando uma prótese que eu acredito que Legacy fez pra usar com seu traje. Houve uma grande cena na parte de trás que nós limpamos, e então nós apenas limpamos em lugares onde ela não se dobrava bem nos cotovelos e ombros.

Holcomb: Sob os braços.

Earl: Sob os braços, sim. Acho que acabamos adicionando um pouco de pêlo aqui e ali. Eu sei, era uma ótima prótese, só precisava de alguma limpeza. Eu acho que nós adicionamos alguns jiggle em alguns pontos também.



Muito agradável. Quem decide quem recebe o trabalho de jiggle? Isso é uma tarefa dedicada?



Holcomb: Sempre o novato! Não eu estou brincando.


Earl: Sim, ele tem muitas referências aqui. OK, Qual a próxima? [risos]

E não podemos esquecer Korg e Miek. Eles estão lá jogando videogames, certo? Quão detalhado foi o roteiro quando se trata de algo assim? O roteiro dizia explicitamente: "OK, então Miek tem uma fatia de pizza nas mãos e outra fatia na cara dele", ou foi a equipe de efeitos visuais que decidiu entrar com esse detalhe divertido no filme?


Earl: Isso foi algo que saiu de nós. Eu acho que eles falaram sobre ele, eles falaram sobre ele comer pizza, mas depois Kevin Martell, que é nosso supervisor de animação e sua equipe, eles meio que conversam sobre idéias. Como uma das idéias que chegaram lá foi quando ele acabou jogando um pedaço de pizza na TV, foi algo que a equipe de animação criou. E você sabe, esses caras são ótimos personagens. Era o momento deles para brilhar também, Miek em particular, mas Korg também.


Os Russos são todos sobre narração de histórias, então não é apenas fazer as imagens em si, estamos sempre pensando, "OK, então qual é a história aqui? O que está acontecendo? O que eles estão fazendo? E apenas tentando absorver tanto dos personagens. Apesar de estarem na tela durante breves momentos, estamos tentando dar-lhes uma história e dar a eles personalidade e vida. Então nós tentamos coisas e às vezes fazemos várias coisas e as enviamos para o irmãos e lá embaixo e a equipe lá decide.

Holcomb: De quem foi a ideia para as roupas da Waititi? Acho que foi-


Earl: Oh, Taika Waititi. Eu acho que veio da equipe lá debaixo também, Korg usando a roupa de abacaxi. Ele atua como Korg, então alguém teve a idéia de colocá-lo nesta camisa de abacaxi que ele costuma usar no set, então foi daí que surgiu a roupa da Korg. São coisas assim, você tem uma espécie a partir de resumo inicial da cena, eles estão sentados lá e ele está jogando videogames, mas é como tentar apenas fazer certas coisas e apresentar ideias. Os Russos são super colaborativos e realmente abertos a apenas ver as coisas e experimentar coisas e nunca é sobre onde a ideia se originou, é sempre sobre qual é a melhor ideia e é com isso que eles são ótimos para trabalhar. É que eles estão abertos a idéias, compartilhamento e colaboração e isso é sempre ótimo em um projeto como esse.




Você traz o material de colaboração com a escolha da pizza ou a escolha da camiseta de abacaxi. Havia algo que você e a equipe realmente queriam fazer em termos de efeitos que nunca chegaram ao corte final?

Earl: Como Bruce construiu uma tonelada dos Homens de Ferro, sim, eu acho que ele construiu quase todo traje do Homem de Ferro, então ele sempre tem algo na manga.

Holcomb: Tentando forçá-lo lá, nunca entrava lá.

Earl: Quero dizer, Bruce, você provavelmente tem mil idéias que nunca chegam. Está sempre tentando encontrar esse equilíbrio, provavelmente podemos repetir e continuar tentando sempre. Mas sim, não consigo pensar em nada em particular neste momento. Quero dizer, novamente, eles são tão abertos e nós enviamos coisas para eles e eles ficam tipo, "Sim, ótimo, vamos fazer isso".

Holcomb: Nós tivemos uma. Eu pensei que um que era bem legal que eles inicialmente queriam fazer era com que o Máquina de Combate desenvolvesse essa coisa de escudo para frente que seria como uma coisa militarista. Nós meio que os lançamos, eu não sei, eu acho que cerca de 12 ou 13 ideias, e nós simplesmente não conseguimos algo que o separasse da tecnologia do Homem de Ferro. Algo que era mais crível e mais com visual militar do dia atual com a cor cinza e não apenas como uma coisa de energia, mas no final, simplesmente não serviu realmente pra história no tempo certo. Então eles decidiram não entrar com isso.

Earl: Eu ia dizer que acho que é uma grande coisa. É sempre sobre a história.

Holcomb: É sim.




Falando sobre o Máquina de Combate, ele sai dos escombros no terceiro ato nesse tipo de armadura do tipo Mega-Máquina de Combate; são as cores do Patriota de Ferro na verdade. Isso foi algo que estava no filme desde estágio anterior de arte conceitual, ou foi essa outra coisa com as quais você mexeram para entrar no filme?


Earl: Isso foi algo que eles tiveram desde arte conceitual desde o começo, eu acho. Nós construímos e, acho que acabamos tendo apenas uma chance que tinha com o Patriota de Ferro, e estava fora de foco no fundo. O que aconteceu em alguns casos foi simplesmente vários fornecedores de efeitos especiais trabalhando no filme e eles não estavam realmente certos de quem iria fazer o quê. Foi na verdade, no início, nós desenvolvemos um modelo de Patriota de Ferro baseado nas concept arts, mas no final não acabamos fazendo nenhuma dessas cenas, mas construímos a parte do lado de fora.


Holcomb: Sim, é sempre baseado na história, porque ele está em uma armadura do Patriota de Ferro já que ele tem, eu acho que, pelo menos duas armadurass anteriores do Máquina de Combate? Ele tem a de Guerra Infinita quando ele está no começo do filme , então ele muda para a Mark 5 e então é claro [...] quando ele é esmagado pelo desabamento ou qualquer outra coisa do tipo, e então aquela coisa está danificada.Ele não tem nenhum alternativa depois disso, mas se você observar, está meio embaçado, nós meio que embaçamos mais do que eu pensei que iríamos, mas você pode realmente ver o tipo de armadura com as cores do Patriota de Ferro lá na água.

Earl: Eu acho que é uma espécie de easter egg. Quando chegamos ao Homem-Formiga e ele está enterrado naquela pequena pilha de destroços e ele é minúsculo, quando ele sai daquilo, se você olhar, há um close-up no rosto dele, você pode meio que ver o traje Patriota de Ferro no fundo lá. E acho que pode ter havido em algum momento no enredo de como ele consegue o uniforme de Patriota de Ferro, mas, de qualquer forma, está lá no fundo, e então Rhodey termina com isso no final.



E aguarde pra mais um parte dessa entrevista ainda hoje no site!

Vingadores: Ultimato tem direção de Joe e Anthony Russo e roteiros de Christopher Markus e Stephen McFeely. No elenco, temos Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Josh Brolin (Thanos), Danai Gurira(Okoye), Benedict Wong(Wong), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), Tessa Thompson (Valquíria), dentre outros.

Coveiro

comments powered by Disqus