segunda-feira, 27 de maio de 2019

Supervisores de Efeitos Especiais falam dos trajes quânticos e efeitos das magias vistas em Vingadores: Ultimato

Continuando com outro trecho da entrevista do Comicbook com os supervisores de Efeitos Especiais Bruce Holcomb e Russell Earl da ILM que trabalharam em Vingadores: UIltimato, ouvimos de detalhes sobre a confecção do uniforme quântico de viagem no tempo, efeitos das magias e quem dos quadrinhos eles gostariam de levar aos cinemas:


Sobre os trajes do Reino Quântico. Eles têm este capacete em forma de Homem-Formiga. Por que tomaram a decisão de ser um uniforme completamente digital nesses casos, em vez de um processo prático?


Earl: Eu não conheço totalmente a decisão por trás disso. Eu sei que o que acaba acontecendo é que os trajes evoluem e mudam. Neste caso, eu não acho que o design do traje estava totalmente lá quando eles começaram a filmar a cena, e eu acho que eles estavam filmando várias cenas em vários locais. Eu li alguns artigos sobre pessoas questionando dos trajes serem digitais. Fazemos isso o tempo todo e não necessariamente o chamamos assim. Onde você vê o corpo do Cap será CG, ou o corpo do Pantera Negra é 99% do tempo todo CG, o Aranha, quando Tom está lá vestindo o traje, quase sempre é CG. Então eu acho que a decisão veio assim que os trajes tiveram que ficar mudando. Então você pode optar por ter dois trajes que surgiriam e sumiriam. Eu acho que isso se resumiu a querer ter a flexibilidade para fazer o design corretamente, e no momento da filmagem não estavam lá.


Eu estou especulando sobre isso. Eu realmente não conheço toda a história por trás disso, mas é algo em que eu se tem um efeito realizado pelas equipes nas quais elas tornaram tão boas,  é de apenas fazer figurinos digitais de tal forma que o estúdio pode confiar mais nelas e não necessariamente ter que tomar essas decisões mais na frente. Eles apenas permite um pouco mais de flexibilidade e sabendo que você vai ter que construir o traje de qualquer maneira, porque ele tem o tipo de nanotecnologia que cresce pra fora do tempo e que está é uma questão. Se você sabe que você vai ter que construir o traje de qualquer maneira [digitalmente] para obter as transições, então você sabe que você vai ter que ter um traje foto-realista, e no caso em que isso também funciona, oh bem, se nós vamos tê-lo, então podemos colocá-lo nessas outras tomadas.

Então, às vezes, muitos dos trajes são construídos [digitalmente]. O Homem-Formiga é obviamente um traje que foi construído, mas nós fizemos isso em toda a CG, ou como eu disse,no  Cap e  eu acho que todos eles em um ponto ou outro foram todos refeitos em CG.


Holcomb: É uma tarefa difícil também, porque em muitas de suas histórias, especialmente se o filme é meio progressivo, você sempre quer ter a cabeça do ator por inteiro na cena, porque eles estão atuando, e você quer ver os rostos deles , e você quer vê-los atuar. Você não quer ouvir um monte de diálogos por trás de uma máscara o tempo todo, então acho que todos nós percebemos que os filmes avançaram com o tempo, especialmente no caso do Homem de Ferro, você queria ver o capacete dele desaparecer completamente ou ser dobrado atrás da cabeça dele, mas tinha que acontecer bem rápido dentro de algumas dessas cenas onde eles estão fazendo um diálogo. Eu acho que no caso do traje como um todo, quero dizer para onde vai esse traje? Tem que vir completamente de fora. Russos e eu conversamos sobre isso através de vários filmes. Eles só lhe dão dois segundos para contar a história de onde o capacete vai ou de onde o traje sai e ele se vai tão rápido que você não tem muitas opções.


Earl: Sim, e acho que é isso que estamos sempre tentando, alguma coisa, especialmente com os Russos, que começaram no Soldado Invernal e estão sempre tentando trazer algum tipo de fisicalidade e realidade para isso. É a ideia de que é mágico, mas tem que parecer magia que você filmou, ou tem que parecer que é uma tecnologia que você filmou. Então, esse é sempre o equilíbrio em que tem que sair, mas ao mesmo tempo estamos tentando fazer coisas como preservar o volume ou fazer as peças parecerem se moverem e mudarem e se tem algo que Bruce é realmente bom é fazer tudo parecer como se estivesse fisicamente correto e acontecendo. Mesmo que isso aconteça ao longo de um par de quadros, essas pequenas coisas e prestando atenção a esse detalhe, acho que ajuda a vender a ideia. Esses trajes de viagem no tempo realmente não tinham capacetes quando começamos a trabalhar neles, eles se pareciam mais com tecnologia alienígena, os capacetes em forma de  bolha que você vê em Guardiões da Galáxia. Mas então acabou que a decisão foi tomada para ir com os capacetes de homem formiga nesses trajes.



Falando do Reino Quântico, esta não é a primeira vez da Marvel com o Reino Quântico, certo? Já vimos isso em alguns filmes antes, mas ainda assim o visual mudou. A equipe estava usando o Doutor Estranho e o Homem-Formiga e a Vespa como referência ou vocês estavam tentando criar sua própria aparência em como o  Reino Quântico era usado?

Earl: Nós tínhamos trabalhado no  Reino Quântico para o Homem-Formiga, e também novamente para o Homem-Formiga e a Vespa, então já havíamos feito isso algumas vezes. É uma daquelas coisas que é divertida de se voltar, porque aprendemos muito nos primeiros filmes em que fizemos e sabíamos o que funcionava, o que não funcionava, como nos aproximaríamos de forma diferente. Neste, ele estava tentando sempre trazer algo novo para ele, mas o que era interessante era que neste, você quer ver lugares que você já esteve antes, e novamente, você não tem muitos quadros para contar essa história. Mas você está tentando contar a história e ter um "OK, nós reconhecemos isso, já vimos isso antes, sabemos onde estamos".

Mas neste caso, e é algo que sempre falamos nesses filmes - eles estão viajando ou estão encolhendo? Por causa da forma como os mundos foram construídos, eles basicamente são dimensionados, então a geometria fractal pela qual eles estão voando está realmente aumentando fisicamente conforme eles estão se movendo através dela. Nós sempre conversamos, eles estão viajando ou estão encolhendo? Porque os caras da animação estavam tentando mover esses personagens através desse ambiente maciço, mas o ambiente estava sendo construído na hora e aumentando à medida que eles iam adiante. Foi muito bom alternar entre animação, efeitos e composição para tentar juntar tudo isso e nos mostrar algo que já vimos antes, mas, ao mesmo tempo, dar uma sensação um pouco diferente.

E mais uma vez, de volta à história. Era tudo sobre tentar contar a história de tal forma que 'tudo bem, eles estão saindo da plataforma através do túnel quântico, então estamos fazendo referência ao túnel quântico da van que estava em Homem-Formiga e a Vespa'. Essa foi a força motriz ali e então nós estávamos nos conectando com algumas das coisas que fizemos no filme anterior em Homem-Formiga e a Vespa, meio que viajando através das diferentes camadas do Reino Quântico. Antes, a grande coisa era tentar contar a história de "OK, o tempo em que o GPS é capaz de guiá-los nesses caminhos diferentes". É engraçado porque eles passam tão rápido, mas através de muito amor e tempo e esforço tentamos dar uma prévia de cada um desses níveis, contar a história pela qual eles estão viajando e tentar trazer algo novo para isso.

Quando se trata do Doutor Estranho, eu acho que não só o Dr. Estranho, mas todos os praticantes de artes místicas, eles têm todo tipo de feitiços ou magias conjuradas. Existe uma biblioteca desses feitiços e magias que você pode escolher e alterar para caber dentro do filme ou é cada um desses escudos ou plataformas ou aquelas coisas de chicote laranja, são todos construídos a partir do zero?

Earl: Eu acho que a biblioteca seria os quadrinhos, e isso é algo que Bruce é bem versado.

Holcomb: Eu fiquei realmente surpreso com o quanto Dan realmente sabia. Dan DeLuuw, que é o supervisor de efeitos visuais da Marvel. Ele sabia todos os nomes de todos os feitiços específicos e ficava nos apontando para todos os projetos específicos de qual feitiço se parecia com os quais nós aderimos a praticamente todas essas coisas.

Earl: Sim, nós usamos os Ventos de Watoom. Mas sim, então Dan puxaria um monte de referência de quadrinhos e então nós iríamos fazer nosso dever de casa e pesquisar a referência que ele tinha. E então, olhando para isso e olhando para as imagens, nós apenas telefonávamos e conversávamos falando coisas como "OK, gostamos da natureza gráfica disso, ou isso precisa ser um pouco mais orgânico", ou faríamos referência aos filmes anteriores, e então os caras dos efeitos poderiam ir e tentar coisas diferentes. Então nós passamos por isso, há os Ventos de Watoom quando Strange está preso na cachoeira e ele cria o tornado de água. Tem aquela cena. Então há também a outra cena onde ele entra, quando ele voa pela primeira vez em terra e então ele tem o outro feitiço que está jogando alguns dos malvados de volta para isso. Tudo isso é basicamente referenciado diretamente nos quadrinhos. Então nós apenas tentamos as coisas e as enviamos para o pessoal e vemos o que elas gostam e isso meio que itera e evolui. Mas sim, é sempre, eu acho que sempre tentando trazer as coisas de volta dos quadrinhos para apenas alimentar os fãs e dar-lhes algo que eles, dar algo novo a ele, mas também dar-lhes algo que remonta aos quadrinhos.






Agora, Bruce, sendo um grande fã de história em quadrinhos e sendo você capaz de nomear alguns feitiços de Dr. Estranho até, há algum personagem, como um cara de modelagem, que você adoraria colocar suas mãos em ação no live action?

Holcomb: Galactus. Surfista Prateado.

Galactus? Muito legal.

Holcomb: Sim, eu me rendo. Fizemos Quarteto Fantástico, embora fossem propriedades da Fox. Nós fizemos o original e o Ascenção do Surfista Prateado lá, e então fizemos um remake, mas eu não acho que alguém realmente tenha acertado na família cósmica. Eu sei que eu realmente gostaria de ver uma coisa gigantesca nessa escala como Galactus aparecer e começar a pisar em cidades e fazer todo tipo de coisas estranhas em nível cósmico. Estou muito animado para ver se eles querem ir nessa direção, porque para mim, foi muito divertido quando o nível cósmico entrou nos grupos de super-heróis que estavam na Terra. E eu não sei, eu gostaria de ver Namor. Eu gostaria de saber se eles estão indo nessa direção para trazê-lo agora que temos Aquaman andando por aí, eu gostaria de ver qual a resposta da Marvel para isso porque eu senti como no Aquaman, há um monte de coisas que estava debaixo d'água para mim ... Eu senti que há algo novo que você pode fazer debaixo d'água que não seja tão iluminado e como um tipo de coisa de parque temático. Eu quero ver algo um pouco mais escuro e assustador, mais escuro e mais monstros e coisas embaixo da água, então sim, há toneladas dessas coisas.. Eu não acho que eles vão ficar fora das histórias por um longo tempo.


Com Joe e Anthony Russo na direção e Christopher Markus e Stephen McFeely nos roteiros, Vingadores: Ultimato trará de novo Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan). O filme estreou 25 de Abril no Brasil e já vem batendo todos os recordes de bilheteria

Coveiro

comments powered by Disqus