terça-feira, 28 de maio de 2019

Especialista em efeitos especiais conta sobre os processos de rejuvenescimento e envelhecimento dos atores em Vingadores: Ultimato

Para fazer um filme da Magnitude de Vingadores: Ultimato, é preciso certamente mais de um estúdio de efeitos especiais cuidando de tudo. E cada um acabou se destacando em uma parte. No caso de Trent Claus, do estúdio de efeitos visuais Lola VFX, ficou com a responsabilidade de ficar com os efeitos visuais de rejuvenescimento e envelhecimento dos atores em cenas específicas. 




Na conversa com o Comicbook.com, Trent Claus confirmou que as versões de 2012 dos personagens foram sutilmente rejuvenecidas através de efeitos digitais para se assemelharem melhor a seus 'eus' antigos. "2012 e 2014, essas são distâncias muito curtas no tempo, então não estamos falando de grandes mudanças anatômicas de lá para cá, mas há diferenças", disse Claus ao ComicBook.com. "Quando estamos gravando as cenas que recriam esse momento dos Vingadores, você quer que os atores daquela cena fiquem exatamente como eles eram naquele filme, então você faz pequenos ajustes para que isso aconteça."

Para conseguir o efeito, o estúdio de efeitos visuais ajustou as performances existentes em vez de recriar completamente os personagens digitalmente. As cenas foram editadas quadro a quadro para que os efeitos pareçam mais contínuos. "O trabalho que fazemos, nós não criamos uma replicação de CG do ator. Nós usamos o ator que está realmente lá na tela, então nós estávamos realmente modificando o ator na performance que estava lá no set ao invés de recriar algo novo ", Claus continuou. "Nós temos que tratar cada quadro como uma pintura, onde você está trabalhando com luz e sombra, e forma e composição, e coisas assim para alcançar o objetivo."

O estúdio Lola VFX também foi responsável por complementar os efeitos especiais do envelhecimento do Capitão América no final do filme. "Para fazer isso com o Chris, nós tivemos um período muito longo de desenvolvimento visual, onde tentamos muitas idades e estilos diferentes de envelhecimento. Um problema que enfrentamos com o envelhecimento é que todos têm suas próprias idéias sobre o que acontece quando você envelhece com base em sua própria experiência, o que acontece com seu próprio rosto, o que aconteceu com os rostos de seus pais e coisas do tipo." disse Claus

"Se você conseguir um quarto cheio de seis ou sete pessoas, elas podem ter uma ideia diferente de como deve ser o envelhecimento", continuou ele. "Então, é mais difícil definir um visual, enquanto que no rejuvenescimento você tem uma referência. Você tem uma imagem exata do que está mirando. Aqui é muito mais subjetivo."

Segundo Claus a Legacy Effects construiu algumas próteses que fariam Evans parecer substancialmente mais velho, embora essa aparência com efeitos práticos não necessariamente se tornasse o produto final mostrado nos cinemas. A cena do "Velho Cap" não foi finalizada até algum tempo após as gravações estarem completas, então a maior parte do visual de Evans na cena acabaram sendo digitais, afinal.



"No final, o visual que desenvolvemos e que foi aprovado pelos cineastas acabou não sendo aprovado por vários meses depois que as filmagens terminaram", revelou Claus. "Então, infelizmente, a maquiagem que tínhamos aplicado no rosto em volta dos olhos, testa e nariz, e coisas assim não combinavam mais com o visual aprovado, tivemos que remover digitalmente essa maquiagem e recriá-la totalmente depois de feita. A maquiagem que você viu na cena que nós mantivemos é apenas a parte do pescoço e a peruca, e então todo no rosto que você vê na tela é digital.

Com Joe e Anthony Russo na direção e Christopher Markus e Stephen McFeely nos roteiros, Vingadores: Ultimato trará de novo Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan). O filme é atualmente a segunda maior bilheteria mundial de todos os tempos.

Coveiro

comments powered by Disqus