quarta-feira, 15 de maio de 2019

Grandes Histórias Marvel no Brasil: A Saga de Thanos pela Editora Abril


MINISSÉRIE PUBLICADA NOS ANOS 90 FOI UM MARCO DA EDITORA.

Thanos, um dos maiores vilões do Universo Marvel, foi criado por Jim Starlin na revista do Homem de Ferro (Iron Man nº 55), em fevereiro de 1973. Desde sua estreia em Iron Man, o temível vilão passaria pelas mais diversas revistas da Marvel Comics. Depois de enfrentar o Homem de Ferro, Thanos seria um dos antagonistas dos personagens cósmicos, como Capitão Marvel, Warlock e Vingadores. Aos poucos, o personagem de Jim Starlin seria a principal ameaça de todos os heróis Marvel e de todo o universo.

No Brasil, Thanos estreou em Heróis da TV n° 12 pela Editora Abril em junho de 1980, em história extraída da revista original Captain Marvel n° 30. Partes de sua trajetória seriam publicadas pela Abril até a sua conclusão em Marvel Two-In-One Annual n° 2 de 1976 (no Brasil publicada na revista trimestral Grandes Heróis Marvel n°01 em setembro de 1983).



A revista com a primeira aparição de Thanos no Brasil.

Nesses três anos, desde sua estreia em Heróis da TV até a conclusão em GHM, boa parte das histórias que viriam a ser a Saga de Thanos ficaria ausente dos leitores brasileiros.  

O início da Marvel com a Abril em 1979 impossibilitou a editora de publicar muitas das histórias dessa fase. Os motivos eram diversos - nessa época os heróis Marvel estavam em baixa no Brasil. Depois de passar por diversas editoras como Ebal, Bloch e RGE, a Abril seria a última aposta que a Marvel faria no Brasil.  E vale lembrar, tudo isso em apenas 12 anos da era Marvel no país. As constantes mudanças e a bagunça editorial feita por aqui, causaram um impacto negativo nos fãs. A construção da Marvel na Abril ( leia-se Hélcio de Carvalho e Jotapê) foi um trabalho de amarração editorial. Naquele momento era preciso publicar histórias que fisgassem os leitores, para que assim aos poucos fosse possível conquistar sua confiança. Por ter apenas duas revistas mensais naquele momento - Heróis da TV e Capitão América -, a Abril ficaria impossibilitada de expandir muitas das histórias que desejava publicar e conseqüentemente as que compunham a saga de Thanos.                       

Outro problema que a Abril tinha era com os direitos de alguns dos personagens: como a Marvel era dividida entre a RGE e a Abril naquele momento, o imbróglio de publicação ainda era um empecilho e muitos dos personagens  não estavam disponíveis.  Somente anos depois, após assumir praticamente todo o Universo Marvel a partir de 1983, a Abril iniciaria as histórias de Warlock de Jim Starlin em Heróis da TV. Ao menos a saga não ficaria tão incompleta assim. Desde a estreia no Brasil, os leitores precisaram esperar 12 anos para ler todas as aparições de Thanos e as histórias paralelas que compõe a saga cósmica.

Primeira capa com Thanos publicada no Brasil em setembro de 1980.


A Saga de Thanos não era uma saga fechada e planejada pelos editores e roteiristas americanos. Era apenas a peregrinação do Deus de Titã em busca da perfeição espalhada pelas revistas da Marvel de forma despretensiosa.  “Sem querer querendo” a Casa das Ideias criaria uma das melhores histórias cósmicas do Universo Marvel tendo como principal articulador o artista Jim Starlin.




Desfecho da saga de Thanos em Grandes Heróis Marvel da Abril.



Em Grandes Heróis Marvel 01 foi apresentado o desfecho de Thanos. Após perder os poderes oriundos do Cubo Cósmico, Thanos descobre a existência das “Gemas” que viriam a ser as Jóias do Infinito. Em um intenso combate com os principais personagens, Thanos seria petrificado por Warlock, encerrando assim sua obsessão pelo fim do universo.


Aparentemente Thanos estava morto e ninguém esperava que o personagem voltasse... Ninguém exceto Jim Starlin, que arquitetaria uma nova saga chamada “Desafio Infinito”, trazendo Thanos de volta à vida e cheio de propósito para conquistar o universo. 

Thanos retornaria em agosto de 1989 na revista Fantastic Four n° 329, no Brasil publicado em Superaventuras Marvel n° 131 em maio de 1993. E a partir daí iniciava sua busca pelas Jóias do Infinito, em histórias também produzidas por Jim Starlin. Após o seu retorno, a Abril publicaria em 1993 a minissérie em duas partes chamada “Thanos em Busca do Poder” onde é mostrado o Deus de Titã conquistando todas as Jóias. Porém antes de seu retorno à Abril, a editora acertadamente se anteciparia para apresentar, principalmente para os leitores mais novos, quem era Thanos.  E antes de seu retorno em SAM nº 131, a Abril nos brindaria com a minissérie A Saga de Thanos.

Divididas em cinco edições, A Saga de Thanos foi um dos trabalhos mais ambiciosos e ousados da Abril. Pela primeira vez na história dos quadrinhos mundiais, eram reunidas todas as aparições de Thanos, assim como as histórias paralelas que levariam até a sua morte.  Quem idealizou esse projeto foi o antigo editor e tradutor da Abril, João Paulo Lian Branco Martins, mais conhecido como Jotapê, um dos maiores especialistas sobre o Universo Marvel nos quadrinhos, que via ali uma forma de juntar cada história publicada ao longo dos anos pela Marvel  em uma única publicação.  A ideia de juntar e ordenar todas essas histórias foram feitas exclusivamente no Brasil. Nem a Marvel teve a iniciativa de apresentar como uma saga única. Todas as capas foram desenhadas pelo brasileiro  Marcelo “Mark” Campos.



O retorno de Thanos e a versão orquestrada pela Editora Abril em 1992.


Em uma conversa com Jotapê, o mesmo explica alguns detalhes sobre o ambicioso projeto:
“A Saga de Thanos aconteceu porque naquela época a Marvel e a DC já tinham lançado suas megas sagas como Crise Nas Infinitas Terras e Guerras Secretas. E a cada dois anos eram lançadas aventuras que englobavam todos os heróis.                                                                                        
E aí, eu que gostava muito dos materiais do Capitão Marvel e Warlock, inclusive o conflito final entre o Warlock e Thanos, acabei olhando para aquilo e percebi que na verdade aquela tinha sido uma mega saga só que não tinha sido publicado como uma mega saga, porque a Marvel não fazia isso na época que foi lançado originalmente.               

Então o que eu fiz?  Eu apenas separei todas as histórias, pus em ordem e propus para nós publicarmos todo o material. Ai foram cinco edições desde a primeira aparição de Thanos até a última. Porquê na verdade, a saga envolvia todo o universo Marvel.  De uma forma ou de outra a saga tinha um começo, meio e fim. A história começava em Homem de Ferro, passava por Capitão Marvel,  depois foi com o Warlock e o final foi no anual do Homem-Aranha e Coisa em Marvel  Two-In-One que era  na verdade uma  aventura dos Vingadores. Era uma mega saga que envolvia todo o universo Marvel com o seu principal vilão. Naquela época a Marvel já percebia que Thanos era o seu principal vilão, hoje fica claro que é assim que pensa o Universo Marvel no cinema”, conclui Jotapê exclusivamente para essa matéria. 

Na edição 01 era apresentada a primeira aparição de Thanos e parte de sua origem, contando sua obsessão pela “morte” e seus primeiros combates com o Capitão Marvel e com os Vingadores. Na edição seguinte, o primeiro arco se fecha com as histórias do Capitão Marvel, após Thanos ter adquirido o artefato Cubo Cósmico; com isso, Thanos passa a ter poderes de um verdadeiro Deus, tornando-se onisciente e onipotente.  Somente após destruir o Cubo Cósmico, Thanos é dado como morto. A edição 03 é inteiramente dedicada ao personagem Warlock,  contando suas origens  com histórias clássicas de Jack Kirby e Gil Kane. Na edição seguinte se inicia a fase de Warlock de Jim Starlin e na quinta e última edição o final da saga em que Thanos é petrificado.

A coleção em formatinho com lombada quadrada em um formato de almanaque foi um dos grandes trabalhos feitos pela Abril com a Marvel no Brasil. Além de apresentar todas as aparições de Thanos, a saga ainda apresentava boa parte das histórias de Warlock e de outros personagens que “conversavam” com a saga de forma cronológica. A Saga de Thanos, mesmo não sendo publicada voluntariamente, foi a primeira grande saga cósmica da Casa das Ideias.  Um clássico Marvel sem dúvida.

A saga de volta às bancas pela Panini.


A Panini está trazendo para esse mês em dois volumes a Saga de Thanos em capa dura com as histórias publicadas pela Abril. Para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ler, essa é a chance de conhecer o épico  iniciado por Jim Starlin nos anos 70 culminando com o filme da Marvel Studios, Vingadores: Ultimato.

_______________________________
Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da casa das ideias do Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

comments powered by Disqus