terça-feira, 14 de julho de 2009

Wolverine: Inimigo de Estado

Maio de 2009 certamente foi marcado pelo mais famoso mutante da Marvel, o letal James Howlett, popularmente conhecido como Wolverine. Seu filme foi um arraso nas bilheterias americanas como também internacionais. Em bancas, como lhe é popularmente característico, ele também dominou a atenção dos leitores. Além das revistas mensais, os fãs tiveram a oportunidade de ter em mãos os especiais Eu, Wolverine (por Chris Claremont e Frank Miller), Wolverine: Duro de Matar (por Warren Ellis e Francis Yu) e sua terceira revista anual, repletas de curtas e interessantes histórias.

Inimigo de Estado

Todavia, certamente nenhuma delas brilhou tanto aos olhos dos fãs quanto o gigantesco encadernado Wolverine: Inimigo de Estado. Escrito por Mark Millar (Supremos e Homem-Aranha: Caído entre os Mortos) e desenhado pelo célebre John Romita Jr., essa coletânea traz doze edições que comportam uma das histórias mais fabulosas e sangretas do nosso mortífero baixinho invocado. É uma peça de colecionador que certamente vale a pena adquirir.

Logo de cara, assim que abrir as primeiras páginas, o leitor vai se surpreender com quem assina o prefácio Garth Ennis (Justiceiro e Preacher) comenta o quão ele abomina a leitura de super-heróis fantasiados ao mesmo tempo que confessa que toda essa aversão foi colocada de lado com esse trabalho de um ano do Millar e Romitinha. De fato, seus elogios não são exagerados.

Inimigo de Estado

Millar nos brinda com um mistura de referências antigas do baixinho com a chegada de novos personagens, sem comprometer de modo algum a cronologia da época. Isso tudo colocando pura ação página a página virada. O segredo foi escolher como vilão da história alguém que poderia por todo o universo marvel abaixo - o próprio Wolverine!

Para resumir rapidamente o primeiro arco de histórias que leva o nome do encadernado, devo começar apresentando Gorgon. O misterioso mutante líder da seita Aurora da Luz Branca que foi responsável pela morte de Wolverine. Unindo-se ao Tentáculo, foram responsáveis por ressuscitar o Wolverine. E juntando-se a Hidra, tiveram a brilhante idéia de usá-lo como uma arma de combate contra a SHIELD e todos os heróis americanos, tornando-o um verdadeiro Inimigo de Estado.

Inimigo de Estado

Assim, numa trama bem amarrada que não merece ser contada aqui, mas sim apreciada pelos leitores que tiverem essa pérola na mão, veremos a participação de muito ícones da Casa das Idéias como Nick Fury, Elektra, Quarteto Fantástico, Demolidor, Capitão América, Falcão, Homem de Ferro e, claro, os X-men.

O final desse primeiro arco é arrasador e teve consequências drásticas que até hoje repercutiram na cronologia mutante, como alguns que já tinham lido essa história puderam notar ao ter em mãos as histórias do escritor Mike Carey, em X-men.


Inimigo de Estado

O segundo arco é praticamente a resposta para resolver todo o plano conquistado pelos vilões anteriormente. "Agente da SHIELD" são seis edições assinadas pelo mesmo time criativo colocando Wolverine no outro lado da moeda. Contudo, isso não quer dizer que seja fácil para os lados dos mocinhos.

Sem intenção nenhuma de estragar a trama final, vale chamar atenção para as fabulosas cenas de combate com Elektra e, claro, de Logan contra o letal Gorgon. Por sinal, é neste encadernado que temos a mudança de status quo de Elektra, assumindo de vez o posto de líder do Tentáculo após matar seus líderes numa dessas histórias.


Inimigo de Estado

Por fim, o leitor é brindado com vários rascunhos de capas do Romitinha feitos na época em que a revista estava sendo mensalmente lançada. A única coisa que senti falta foi de um depoimento do Millar, que quase sempre são bem divertidos de se ler.

No mais, é uma obra prima, consolidando mais uma vez o selo Panini Books, que recentemente vem crescendo tanto. Os leitores tem todo o meu aval para adquirir o encadernado. Aproveite alguma promoção, como a do link do site! Acredite que vale cada centavo!

Coveiro

comments powered by Disqus