domingo, 2 de maio de 2010

Maratona 616: Top10 Escritores do Homem de Ferro

.

Continuando a relação dos maiores autores do Homem de Ferro, agora é a vez dos escritores ganharem destaque. Curioso? Você sabe o que fazer para continuar.

10 - Roy Thomas


A presença de Roy Thomas na lista pode causar estranheza, visto que, apesar de ele ser um grande nome dos quadrinhos, não teve muito contato direto com o Homem de Ferro tirando algumas edições de sua série mensal e participações esporádicas nos Vingadores. Mas o que muita gente não sabe é que ele supervisionou as histórias do herói por um bom tempo, tanto como roteirista de Avengers (entre 1966 e 1972) quanto na função de editor-chefe (de 1972 a 1974). E por ter sido fundamental nos primeiros anos do "Vingador Dourado", Thomas indubitavelmente merece estar relacionado entre seus maiores autores.

9 - Archie Goodwin


Conhecido por lançar o título do Homem de Ferro ao lado do grande Gene Colan em 1968, Goodwin assumira as histórias do "Cabeça de Lata" ainda em Tales of Suspense, substituindo ninguém menos que Stan Lee. Diferente de Colan, porém, ele permaneceu na revista por alguns anos e até hoje sua passagem é considerada tão ou mais importante que a de seus criadores, afinal, foi dele o trabalho de estabelecer o herói em um mercado tão disputado como o da época.

8 - Stan Lee


A importância de Stan Lee no Homem de Ferro é a mesma que em todas as suas outras criações, tendo formado a base de tudo o que viria a seguir, incluindo a criação de uma imensa galeria de vilões e coadjuvantes (entre os quais o Mandarim, Viúva Negra, Pepper Potts, Dínamo Escarlate, Gavião arqueiro; e a lista segue...). Além do próprio Tony Stark, é claro. O único motivo para Lee não estar pelo menos no top 5 é que o personagem título não causou tanto impacto assim na época, chegando a dividir uma revista com o Namor quando Tales of Suspense passou a se chamar Captain America. Porém, é inegável que não existiria um Homem de Ferro sem ele, muito menos a Marvel como a conhecemos hoje.

7 - Kurt Busiek


Como já falamos no artigo do top 10 dos artistas, Busiek entrou no título Invincible Iron Man após o evento Heróis Renascem e ao lado de Sean Chen trouxe dignidade mais uma vez ao personagem, com histórias que remetiam ao seu período clássico, entre elas a minissérie The Iron Age. Porém, antes de tudo isso o Homem de Ferro já vivia uma fase terrível, em uma história que envolvia o vilão Kang e acabou com o sacrifício de Tony Stark; então uma versão adolescente de Stark vinda do passado assumiu o lugar do herói, culminando em sua morte no evento Massacre. E o toque final de Kurt Busiek quando encerrou sua passagem no "latinha" e nos Vingadores se deu na minissérie Avengers Forever, onde ele usou de um retcon para consertar toda essa confusão. É por isso que Busiek sempre será lembrado pelos fãs do Homem de Ferro.

6 - John Byrne


Dono de um enorme currículo, Byrne provavelmente é o autor que mais tem passagens memoráveis em revistas diferentes, estendendo sua fama inclusive à DC Comics. E, apesar de sua passagem no Homem de Ferro ter sido curta, ela não seria excessão. A seu favor, estão a segunda Guerra das Armaduras, a criação da armadura Máquina de Combate e uma importante repaginada no Mandarim; tudo muito bem feito. Só não há mais a ser dito porque ele ficou apenas dois anos na revista.

5 - Mark Millar


Apesar de nunca ter escrito o "Cabeça de Lata" em sua série mensal, o escocês Mark Millar roteirizou a minissérie que deu nome ao evento Guerra Civil, no qual Tony Stark foi um dos principais protagonistas. Acredito que não seja necessário explicar a importância dessa saga para o Homem de Ferro e o Universo Marvel como um todo, visto que ela é bem recente e seu impacto ainda é sentido nas histórias (caso você tenha começado a ler há pouco tempo, procure no site que você encontra tudo a respeito), mas basta dizer que foi uma trama fundamental para Stark ter a proeminência que tem hoje. Não seria nenhum exagero dizer que a Guerra Civil deu ao Homem de Ferro, nos quadrinhos, a mesma popularidade que pouco depois ele adquiriria no cinema. Além disso, a personalidade de Stark nos filmes foi bastante inspirada na versão "Ultimate" do personagem, introduzida em Os Supremos, outra criação de Millar.

4 - Dennis O'Neil


Assim como David Michelinie, e talvez John Byrne, O'Neil conseguiu deixar seu nome marcado na história do Homem de Ferro durante o rico período criativo dos anos 1980, tendo introduzido o vilão Monge de Ferro no arco de histórias que mais tarde serviria de base para o primeiro filme do herói. Isso porque quase tudo o que veio depois dessa época foram releituras das aventuras clássicas, e apesar de as histórias atuais estarem entre as melhores do personagem, o que saiu entre a boa fase atual e a anterior não é muito digno de comentários. Seja como for, para muita gente a passagem de O'Neil foi mais consistente até mesmo que a de Michelinie, visto que ele escreveu ininterruptamente por quatro anos (entre 1982 e 1986), enquanto a fase Michelinie/Layton se deu em duas passagens.

3 - Matt Fraction


Na época um escritor ainda em busca de afirmação, Matt Fraction recebeu uma tarefa ao mesmo tempo agradável e ingrata quando foi escolhido para iniciar o volume atual de Invincible Iron Man ao lado de Salvador Larroca, uma vez que o lançamento coincidiria com a estréia do primeiro filme do herói. Para completar, ele não teve acesso ao roteiro da superprodução, mas mesmo assim deveria fazer algo de acordo para não confundir os possíveis novos leitores. E o surpreendente resultado dessa confusão agradou tanto os leitores antigos quanto os novos, respeitando o momento sombrio de Stark nos quadrinhos sem deixar de reproduzir o tom descontraído da adaptação. Ainda na revista, Fraction continua conquistando cada vez mais leitores, e sua passagem merecidamente já está adquirindo ares de clássico.

2 - Warren Ellis


Assim como Adi Granov desenvolveu o visual do Homem de Ferro como o conhecemos hoje, o renomado roteirista inglês Warren Ellis abriu uma rara excessão em sua agenda de trabalhos autorais e aceitou o pedido para reformular o herói de acordo com o século 21. Na época, o personagem vivia um período de histórias inexpressivas e a idéia de Ellis foi simplesmente retomar o muitas vezes negligenciado conceito do futurismo de Stark. Dessa forma que surgiu o vírus Extremis no arco homônimo - e que lançou o quarto volume da série Invincible Iron Man em 2005 -, um composto que conferiu a Stark uma série de novas habilidades, transformando-o em uma espécie de supersoldado. E apesar da mudança não ter durado tanto tempo assim, o conceito de "piloto de testes do futuro" continuou servindo de base para tudo o que veio depois, seja no cinema ou nos quadrinhos. De certa forma, Ellis é o "pai" do sucesso atual do Homem de Ferro.

1 - David Michelinie


Existem dois períodos distintos para o Homem de Ferro: antes e depois de David Michelinie. Esse é o tamanho da famosa parceria dele com Bob Layton. Dividida em duas passagens de igual sucesso - a primeira entre 1978 a 1981 (Michelinie continuaria até o ano seguinte) e a segunda de 1987 a 1989 -, destacam-se a criação de personagens como James Rhodes e o vilão Justin Hammer, além de arcos de histórias memoráveis que introduziram conceitos que são usados até hoje, como o alcoolismo de Stark. Não seria nenhum exagero dizer que tudo o que se lê hoje em dia nas histórias do Homem de Ferro surgiu naquela época. Precisa dizer algo mais?

Muito bem, chegamos ao fim de mais uma lista. Se o seu roteirista favorito não foi relacionado, não posso fazer nada a não ser lamentar. Mas você pode reclamar nos comentários abaixo. ;)

Brizola


PS: com agradecimentos ao Dark Marcos do blog Âmago.

comments powered by Disqus