domingo, 29 de abril de 2012

Maratona 616 - 10 combates entre Hulk e Thor nos quadrinhos

Hulk vs Thor

Vocês pediram, a gente atendeu! Depois de listar cinco combates do Hulk e do Thor fora dos quadrinhos, reunimos uma lista de 10 (em ordem cronológica) brigas marcantes entre o Golias Esmeralda e o Deus do Trovão. Confira na sequência:
Link
01-Journey Into Mystery #112 (1964)
O primeiro combate entre esses dois titãs da Marvel, que curiosamemente começa com uma briga entre duas crianças que querem saber qual dos dois é o mais forte – O monstro ou o deus. Thor aparece e resolve contar aquilo que não vimos da batalha entre os Vingadores e Hulk aliado a Namor. Thor afirma que dado momento do combate, os dois se afastam do restante do grupo e lutam sozinho. O filho de Odin pede ao seu pai apenas para que temporariamente o encantamento que faz com que ele retorne a Donald Blake após 60 segundos sem o mjolnir seja desfeito. Assim, começa pancadaria, mas sem um final digno já que o Hulk acaba sendo soterrado e, ao procurá-lo, Thor descobre que ele simplesmente fugiu. Assim, as crianças acabam sem saber a resposta para a dúvida, já que a batalha até o final ficou pendente para outro dia. No Brasil, isso saiu em Poderoso Thor (Álbum Gigante) 4ª Série n° 0.

Hulk vs Thor

02-Sub-Mariner #35 (1971)
Antes dos Defensores existirem, Namor já tinha Hulk e Surfista Prateado como potenciais aliados em suas histórias. Foi junto com os dois que partiu para tirar da mão do exército americano um poderoso projeto que supostamenet poderia controlar o clima. Isso os colocou diretamenet contra os Vingadores. Sem pestanejar, Hulk partiu pra cima de Thor assim que o viu e com dois socos o derrubou lançando seu martelo mágico longe. O Deus do Trovão dava por certo seu fim, se não fosse salvo pelo toque de corneta atlante que distraiu o Hulk. No final, o verdão acabou se descontrolando e teve que ser detido pelos dois companheiros de seu grupo. Isso acabou fazendo-o se afastar temporariamente dos ‘amigos’ e deixou de lado mais uma vez um resultado final para o combate que todo fanboy dos dois personagens quer ver.

Hulk vs Thor

03. The Defenders #10 (1973)
Recentemente republicada em Maiores Clássicos dos Vingadores 4, o arco “Guerra entre Defensores e Vingadores” acontece por intermédio de uma associação maléfica entre Loki e Dormammu. Juntos, eles colocam os dois grupos de heróis um contra o outro em busca de pedaços do olho maligno. A cada novo capítulo da saga,um integrante de uma equipe confronta o outro. E eis que no capítulo 9, é a vez de Thor e Hulk. Momentos marcantes com arte de Sal Buscema trazem alegria para fãs dos dois lados, mas não há nada decisivo desta vez já que Defensores e Vingadores chegam para interromper o embate e resolvem unir forças.

Hulk vs Thor

04- Incredible Hulk # 255 (1981)
Publicada aqui no Brasil na edição 11 do Incrível Hulk, essa edição pode ser considerada a resposta dos fãs do Hulk ao que os roteiristas de Thor fizeram na anterior. O verdão acabou chamando atenção de Donald Blake após incidentes num trem e isso faz com que ele dê lugar ao Deus do Trovão para deter a fera. Num primeiro momento,Hulk detém Thor com um vagão e foge para Manhattam. Lá, mais uma vez o monstro ressurge e o combate entre os dois recomeça. Dado momento, quando os dois estavam lutando num túnel no Brooklyn, Thor se distrai com civis em perigo e leva um soco surpresa do grandão, derrubando seu martelo. Hulk tenta levantá-lo, mas quando o consegue vê que tem apenas um cajado na mão e o Doutor Blake no lugar do Thor. Ignorando a forma humana do Deus, ele se afasta dali, esperando que outro combate mais definitivo aconteça.

Hulk vs Thor

05-Incredible Hulk #300 (1984)
Em meio a uma luta envolvendo Agentes da SHIELD e policiais de Nova York tentando deter o avanço do monstro esmeralda, diversos heróis surgem e atacam o Hulk sem sucesso. Mesmo com a chegada dos Vingadores, não há como deter sua fúria até que Thor entra em ação. Os dois titãs se degladiam causando enorme destruição. Hulk chega até mesmo a lançar a estátua feita em sua homenagem de puro adamantium contra o Deus do Trovão e este ao defender-se do ataque com o Mjolnir causa uma onde de imenso impacto. O final desta história, todo fã do verdão sabe que acaba mal pra ele. Doutor Estranho chega e decide abrir um portal para exilar o Hulk para (o que ele pensava ser) todo o sempre. Aqui no Brasil essa história saiu em Incrivel Hulk 52, mas pouco gente deve saber é que há uma mera diferença nas capas com o original. Ganha uma mariola do Eddie quem souber a resposta e o porquê disso.

Hulk vs Thor

06-The Mighty Thor # 385 (1987)
Mais uma vez Hulk está fora de controle e Thor decide detê-lo. De posse de Mjolnir, Thor consegue sobrepujar o monstro em combate, então o Hulk toma uma refém e obriga o filho de Odin a lutar de mãos livres. Thor arremessa o martelo longe e a luta dos dois se torna ainda mais árdua, praticamente destruindo tudo ao redor sem nenhum fim aparente a longo prazo. Quem acaba se descontrolando desta vez é Thor e o Hulk não vendo que aquilo tudo não ia acabar bem, abandona a batalha. Ao perceber o descontrole, Thor sente-se culpado por agir tão irracionalmente quanto o monstro.

Hulk vs Thor

07-The Mighty Thor #489 (1995)
Desta vez, o combate é um tanto peculiar. Acontece no reino de Hel, onde Thor estava sendo mantido cativo por Hela que o ameaçava mandar suas hordas sobre Midgard e destruir tudo caso não fosse mantido o trato entre os dois. Porém, Sif envia o Hulk “Professor”, na época sua versão mais inteligente, porém menos forte, para trazer de volta o Deus do Trovão. Como este não deseja isso, o Hulk diz que vai forçá-lo a tal. O embate entre os dois acontece cheio de restrições, onde um não deseja realmente ferir o outro, mas acaba pondo todo o reino de Hela abaixo. A Deusa de Hel, após acordo com Kurse (que derrotou mais uma vez o elfo negro Malekith e levou-o até o inferno sob orientação de Sif), decide libertar Thor e Hulk antes que eles acabem ainda mais com sua casa.

Hulk vs Thor

08- Incredible Hulk # 440 (1996)
Provavelmente, o que foi mostrado nas últimas batalhas entre os dois não deixou os fãs de Hulk satisfeitos. Assim, uma repetição disto aconteceu bem longe dali, quando Hulk se fingiu de “Maestro” para atrair atenção de nações quase em pé de guerra e assim afastar uma catástrofe nuclear. Contudo, sem saber de seus planos e afim de deter a ameaça do monstro, Thor parte para onde o Hulk estava, no ártico, e lá se desenrola uma batalha sem restrições. Não havia inocentes perto e Thor mais uma vez perde o controle na briga. Hulk consegue resistir a grande maioria dos ataques e, antes de um final digno da briga acontecer, um míssel é lançado pra cima dos dois pelo Major Talbot. É Hulk quem percebe o que vem vindo antes e salva sua vida e a do Deus do Trovão.

Hulk vs Thor


09 - Heroes Reborn: Avengers #5 (1997)
Num mundo recriado por Franklin Richards para salvar seus país e amigos, heróis renasceram com novas histórias mais inocentes e rasas de acordo com a perspectiva de uma criança de 10 anos de idade (Acreditem, é uma maneira melhor de interpretar a porcaria o reboot orquestrado pelos senhores Jim Lee, Rob Liefeld e Jeph Loeb ao final dos anos 90). Neste mundo, a rivalidade de Thor e Hulk não ficaram de fora e um combate entre os dois aconteceu na edição 5. O Deus do Trovão surge dos céus descarregando sua fúria no Verdão após ele abater os Vingadores, então há uma verdadeira troca de tapas mal desenhadas, com simplesmente nenhuma evolução da história, como era de praxe em todos os títulos desse reboot. No fim, Hulk sobrepõe Thor.

Hulk vs Thor

10-Hulk# 5 (2008) / Hulk #26 (2010)
Bom, mesmo com os fãs do Verdão pedindo para evitar falar desta edição, não podia deixar de fora, já que realmente depois do que vimos no reboot, Thor e Hulk seguiram caminhos bem diferentes na Marvel, sem nenhum encontro marcante. E então surge um novo Hulk, uma versão vermelha misteriosa que facilmente estava derrubando todos os grandes heróis e até mesmo socando entidades cósmicas como o Vigia. Era inevitável tão abominação cruzar o caminho do Deus do Trovão e quando isso aconteceu... bem, foi um desastre de roteiro. Loeb, querendo estabelecer seu novo personagem como algo grandioso, fez Thor apanhar como uma menininha. Chegou-se ao absurdo do tal Hulk Vermelho conseguir erguer o Mjolnir (coisa que o Verde nunca conseguiu)com uma explicação furada de “falta de gravidade” no espaço. Pra compensar esse disparate, Jeff Parker resolveu colocar o Deus do Trovão na frente do Rulk mais uma vez na edição 26 da revista e tomar umas boas pauladas do Thor.

Hulk vs Thor

Bom, fica bem claro depois desta lista, que não importa os cálculos medidos pelos fãs, todo combate em quadrinhos sempre vai seguir duas premissas. A primeira que ele é sempre bastante tendencioso para o lado de quem escreve. Segundo, não há combate definitivo. Sempre a Marvel vai fazer seu universo ter um balanço (o que faz muito sentido) e ora um lado dos fãs seja agraciado, ora o outro.

Bom, agora deixo para vocês opinarem sobre cada uma dessas batalhas, fatos e injustiças que supostamente aconteceram. E tratem de se manter na linha!

Coveiro

comments powered by Disqus