domingo, 29 de abril de 2012

Maratona 616 - Top10 Desenhistas dos Vingadores

Marvel616 Maratona

No fim de semana de estréia dos Vingadores, nossa Maratona616 não para nunca, por mais prolongado que seja o feriado. E, depois de conferir os 10 principais roteiristas dos Vingadores, vamos a nossa lista de Top Dez Desenhistas:

10-Bob Hall (comics)
Bob Hall, teve poucas edições na frente dos Vingadores, entre os anos 1981 a 1989, mas com histórias célebres como o julgamento do Jaqueta Amarela e o arco em que um ensandecido visão se volta contra os Vingadores. Contudo, Hall ficará marcado no grupo como o co-criador ao lado de Roger Stern dos Vingadores da Costa Oeste, desenhando a primeira minissérie em quatro edições.

Marvel616 Maratona

09-John Byrne
Por onde passa, Byrne consegue sempre deixar uma marca forte nos títulos. Em Vingadores não foi diferente, tanto para os originais, no qual desenhou mais de 25 edições como também com os Vingadores da Costa Oeste, onde ficou 11 edições. Noites de Wundagore e A Busca pelo Visão estão entre os arcos mais famosos, ambos envolvendo Wanda Maximoff, sem dúvidas sua vingadora preferida ao lado da Mulher-Hulk.

Marvel616 Maratona

08-Mike Deodato
O paraibano Deodato Taumaturgo Borges Filho é um dos mais proeminentes nomes da indústria na atualidade, e qualquer um hoje em dia pode conferir os seus recentes trabalhos em Vingadores Sombrios, Vingadores Secretos e Novos Vingadores. Todavia, os mais antigos sabem que a história de Deodato com o grupo é um pouco mais além. Ao lado do escritor Bob Harras, Deodato chegou a desenhar mais de 20 edições do grupo entre 1994-1996.

Marvel616 Maratona

07-Paul Ryan
Conhecido por seu trabalho na primeira revista do Quasar, Ryan teve marcantes passagens tanto na equipe principal dos Vingadores (29 edições) como na versão dos Vingadores da Costa Oeste (11 edições) no começo dos anos 90. Foi em sua fase que aconteceu os “Atos de Vingança” e o arco envolvendo a loucura da Feiticeira Escarlate.

Marvel616 Maratona

06-Steve Epting
Antes da fama em Capitão América, Steve Epting já teve uma promissora história nos Vingadores. Os mais poderosos heróis da Terra foram sua estreia na Marvel, no começo dos anos 90, desenhando as edições , 335 a 339. Não demorou muito para ser o artista interino por uma longa fase até a edição 375, que incluiu os crossovers Operação Tempestade Galactica e Laços de Sangue.

Marvel616 Maratona

05-Al Milgrom
Mais do que seu trabalho nos Vingadores, Allen "Al" Milgrom vai estar sempre marcado pelos seus quase 4 anos a frente da revista mensal Vingadores da Costa Oeste. De 1983 a 1985, desenhou mais de 10 edições de Vingadores e 4 anuais. Em seguida, ficou desde a edição 1 da mensal da costa oeste até a edição 40 (1985-1989), deixando a batuta logo depois pra John Byrne. Daí, desenhou esporádicas edições da revista Solo Avengers (que virou Avengers Spotlight) de 1989–90. Outro trabalho seu de destaque foi a Guerras Secretas II (1985–86)

Marvel616 Maratona

04- Jack Kirby
O mestre Kirby, nascido em 1917, certamente não poderia ficar de fora desta lista, afinal ele é não é só o desenhista original da equipe como também o pai do Capitão América, provavelmente principal influenciador para que o herói voltasse do limbo editorial e integrasse a equipe, formando assim finalmente o cerne do grupo. Por sinal, esta edição 4, intitulada "Captain America Joins the Avengers", garantiu a ele e a Stan o prêmio de melhor série de 1964 no prêmio Alley. Como melhor artista, ele só receberia o prêmio em 1967. Não só em Vingadores, mas em todos os títulos surgindo nessa fase, Kirby praticamente geriu o “estilo de traço” da Marvel por quase uma década. Escreveu mais de 35 edições iniciais dos Vingadores, introduzindo a mitologia novos personagens que fariam parte do time como Magnum, Espadachim, dentre outros.

Marvel616 Maratona

03-Sal Buscema
Silvio "Sal" Buscema fez sua fama como desenhista do Incrível Hulk nos tempos aúreos, mas chegou a ter também trabalhos marcantes nos Vingadores, pareando com seu irmão, com quem começou como arte-finalista. Em menos de um ano trabalhando na Marvel, já assumiu o título de Mais Poderosos Heróis da Terra. Desenhou mais de 30 histórias dos Vingadores entre 1969 e 1983, incluindo algumas célebres como Vingadores vs Defensores e a Guerra Além do Tempo, tendo Kang como vilão (ambas saindo no Brasil

Marvel616 Maratona

02-George Pérez
Provavelmente, poucos nomes podem fazer frente a George Pérez nos Vingadores. O artista teve uma destacável passagem no primeiro volume da série, montando praticamente os tijolos que mais tarde seriam muitas das histórias consideradas clássicas do grupo. Começou na edição 141 ao lado dos pesos pesados, os irmãos Buscema, mas teve proeminência ao fazer um estilo bem diferente aos padrões da época. Nessa fase desenhou 16 edições esporádicas, de 1975 a 1980. Afastado por um tempo trabalhando para DC, ele retorna junto com Kurt Busiek por mais de 15 edições num novo volume dos Vingadores (pós-Heróis Renascem) entre 1998 a 2000. Outro trabalho de destaque pelo qual é bastante lembrado é seu trabalho em Liga da Justiça/Vingadores.

Marvel616 Maratona

01-John Buscema
Nenhum outro nome estaria mais vinculado aos Vingadores do que Giovanni Natale Buscema, que muitos apenas o conhecem como John Buscema, nasceu com o nome de É o irmão mais velho de Sal, sendo também seu maior incentivador. John é uma celebridade viva, cujo nome já está na calçada da fama de Will Eisner desde 2002.

Assumiu praticamente como desenhista interino dos Vingadores na edição 41, em 1967, pouco depois da saída de Kirby do título. No seu início marcante, colocou Hércules nos Vingadores, sendo suas primeiras edições elogiadas por grandes nomes das indústria. Seu período até a edição 62 do grupo é chamado de “Era de Prata” e inclui fatos marcantes como o surgimento do Visão moderno na edição 57 e a segunda anual dos Vingadores, com Namor. Assim como George Perez, o artista voltou aos Vingadores muito mais tarde, em 1985, ficando entre as edições 255 a 300. Nesta fase, entre os fatos mais marcantes está o ataque da Mansão dos Vingadores pelos Mestres do Terror e Assalto ao Olimpo.

Marvel616 Maratona

Neal Adams certamente merece ser lembrado aqui, já que suas únicas 5 edições marcantes dos Vingadores foram um clássico, a aclamadíssima Guerra Kree-Skull. Já Carlos Pacheco nunca desenhou uma mensal do grupo, mas se destaca por ter desenhado uma das mais brilhantes minisséries do grupo – Vingadores Eternamente. Outros tanto tiveram breve passagem na equipe e histórias de valor. E você colocaria algum outro nessa lista?

Coveiro

comments powered by Disqus