quarta-feira, 2 de março de 2016

Vingadores & X-Men - Eixo: Inversão



Depois da terra ter sido salva da ameaça do Massacre Vermelho, tudo parecia bem. Só que não. Os heróis e vilões que participaram daquela batalha catastrófica não são mais os mesmos. Aparentemente, o feitiço de inversão lançado sobre a entidade psíquica por Destino e a Feiticeira Escarlate teve efeitos imprevistos sobre quem estava naquela ilha e agora a pessoa que você menos confia pode acabar sendo o seu maior aliado.

Nesta edição 2 da minissérie Eixo, Rick Remender dá início ao Ato II: Inversão, onde já percebemos de forma descarada os primeiros sinais nas mudanças dos heróis. Em uma reunião com a S.H.I.E.L.D, o novo Capitão América se nega a entregar a organização a custódia do Caveira Vermelha e ainda ataca violentamente o Nick Fury Jr. No Brooklin, o Carnificina age como um verdadeiro amigão da vizinhança ao salvar reféns de um sequestro promovido pelo super-vilão Calamar. Em São Francisco, o Homem de Ferro lança uma variação do Extremis como aplicativo prometendo dar as pessoas os corpos perfeitos que elas sempre sonharam e com isso ganhar muito e muito dinheiro. Em comemoração a essa empreitada, Tony Stark volta a beber até.


Mas não só os Vingadores estão diferentes. Do lado dos X-Men, aqueles que estavam na batalha de Genosha estão agindo de forma muito estranha e aparentemente só Quentin Quire se deu conta disto. Mas o pior ainda estava por vir quando as diferentes equipes prometem uma mudança de atitude, uma resposta mais dura a humanidade e tudo sob a liderança do novo Apocalipse, o outrora menino Genesis. E a missão imediata deles é justamente capturar o Caveira Vermelha e tentar assim trazer Xavier de volta.


Os ânimos não estão nada bem na Torre dos Vingadores também. Após uma reunião com os heróis invertidos, Sam Wilson decide que o melhor a fazer é matar o Caveira Vermelha. Jarvis tenta impedir tal ato horrendo em vão e quando o Hulk tenta defender o mordomo é igualmente atacado. A resposta do verdão é ainda mais surpreendente, ele sofre uma repentina mudança e se tornar Kluh, o Hulk do Hulk. É, é isso mesmo que você leu, o Kluh é Hulk ao contrário e é o Hulk do Hulk. Essa nova criatura chamada Kluh promete levar o inferno a Terra e deixa a equipe de Mais Poderosos Heróis da Terra. E quando os Vingadores vão checar a cela descobrem que o Caveira Vermelha foi retirado dali sem conhecimento deles.


Nos momentos seguintes, Sam Wilson convoca uma reunião de emergência com todos os Vingadores. Lá, estavam todos os que tinham acesso as portas de segurança da Torre Stark e após anunciar que algum traidor libertou o Caveira Vermelha sem sua permissão, Sam acionou uma armadilha que liberou  particulas Pym (usando uma tecnologia similar a dos Sentinelas Stark) e prendeu boa parte dos heróis presentes (incluindo uns que também foram invertidos em Genosha). Dali, só sobraram o Homem-Aranha e Nova, que conseguiram fugir a tempo mas acabaram sendo caçados por Sam Wilson e seus Vingadores Invertidos.

O Aranha e o Nova foram salvos no último momento por Magneto e mesmo sem entender nada confiaram em seguir o vilão. De volta a Torre dos Vingadores, o fracasso do Novo Capitão América ao deixar escapar aqueles heróis irritou a Feiticeira Escarlate o suficiente para decidir deixar a equipe de heróis invertidos e seguir seus próprios interesses.  Mais a frente, Peter e Sam Alexander descobrem que o Mestre do Magnetismo estava ao lado do velho Steve Rogers e seu novo Nômade, Ian Rogers, seu filho adotivo da dimensão Z. O velho Rogers explicou pra Peter tudo o que aconteceu e mostrou parte de seus planos para reverter a situação.


Fora dali, os problemas não param de surgir. No Arizona, Kluh causa uma onda de destruição e o Nova se prontifica de cara a tentar deter aquela ameaça. Já o Apocalipse/Gênesis e seus X-Men surgem em uma espaçonave similar as usadas por En Sabah Nur no meio de Manhattan afim de reaver o Caveira Vermelha a qualquer custo. Ao adentrar a Torre, eles só encontram Sam Wilson e o espancam. Noturno alerta que o Caveira Vermelha não está mais na prisão. E Destrutor descobre que sua esposa do futuro, a Vespa, estava sendo usada contra sua vontade por Wilson para servir de fonte de partículas Pym para a prisão de heróis que eles criaram.


Na história que segue, vemos uma Mística Invertida tentando conversar com os X-Men e mostrar a loucura que eles estão fazendo. A mutante acaba se deparando com versões mais malvadas de seus dois filhos - Vampira e Noturno - mostrando-se completamente corrompidos e dispostos a matá-la se necessário. Mística acaba sendo salva pelo Dentes de Sabre Invertido e mais adiante se juntam a Steve Rogers.


Os problemas só se espalham mundo afora. Em São Francisco, Tony Stark acaba batendo de frente com o novo vigilante do lugar, o Demolidor, e veremos as consequências disto na nova revista mensal da Panini - Novíssimos Vingadores. Na Latvéria, Doutor Destino também foi influenciado pela inversão e quer mudar seu regime para algo mais democrático naquele País. Todavia, no meio de seu discurso, é atacado por uma invertida e vingativa Wanda Maximoff. Magneto e Mercúrio surgem para salvar Von Doom, mas acabam batendo de frente por uma ensandecida Feiticeira Escarlate.

Em Las Vegas, um indigno e agora invertido Thor - que abandonou seu Mjolnir na Lua - está causando problemas em um casino local. Loki, incapaz de mentir desde a Inversão, tenta colocar juízo nele e chega até a professar seu amor pelo irmão, mas só recebe uma brutal pancada. Antes que Odinson o massacre, o Ex-Trapaceiro é resgatado pelo Homem-Aranha preso a um Quinjet. Chega então os momentos finais deste ato com o velho Steve Rogers anunciando seu novo grupo formado por todos os vilões invertidos (e o Homem-Aranha, claro!). Dentes de Sabres é o primeiro a se pronunciar, alertando todos ali que devem deter os X-Men antes que eles estourem em Manhattan uma Bomba Genética. E ficamos por aqui até a conclusão em Nova Desordem Mundial que deve sair este mês.



É difícil defender o Rick Remender até aqui. Apesar de ainda achar a premissa interessante e ter seus momentos divertidos até, Eixo parece ter sido jogada neste momento da Marvel como algo completamente descontinuado com a cronologia e mal conversado com os demais autores. Acaba atravessando momentos importantes com outros heróis que sofreram mudanças drásticas em suas revistas mensais e sequer foram apresentados direito ao leitor - como Thor e Capitão América (que é assinado pelo próprio Remender) - e até incomoda por trabalhar isso de maneira frívola na minissérie.

Por outro lado, ao olhar sobre a perspectiva dos vilões, Eixo até que se mostra interessante. A ideia de personagens até então nunca imaginados como heróis gera muitas situações inusitadas que arrancam um sorriso a parte. Outro ponto muito forte é que a série só teve desenhistas de primeira, depois do primeiro ato com Adam Kubert, temos neste os desenhos de Leinil yu e Terry Dodson que estão arransando.

Coveiro

comments powered by Disqus