quinta-feira, 3 de março de 2016

Vingadores & X-Men - Eixo: Invertidos e Divertidos!


Se você está torcendo o nariz com tudo o que você viu na minissérie principal até agora, eis algo catártico pra o momento. Geralmente, esses Tie Ins avulsões que servem de história de back-ups são fracos e dispensáveis, mas como no Eixo tudo é invertido, acreditem quando eu digo que eles são o ouro de tudo o que você leu na série. A edição Eixo Especial reúne as quatro edições do original Axis: Revolutions e traz autores e artistas com uma baita liberdade criativa pra mostrar como quadrinhos auto-contidos podem ser bons. E veja quem participa disto aí:

Homem-Aranha: Com Grande Ódio vem... (Denis Hopeless e Ken Lashey) traz uma história do Amigão da Vizinhança lidando com a onda de ódio espalhada pelo Caveira Vermelha/Massacre Vermelho em plena Nova York. O lugar vira um caos e na base da conversa o Homem-Aranha tenta resolver certos problemas que passariam desapercebidos em outro momento. O auge acontece quando Peter encontra uma criança e professa como ceder ao ódio é uma fraqueza que mais faz mal a si. E em dado momento, Parker se depara com o homem que sempre o ódio, J. Jonah Jamenson e é aí que ele tem que por seu discurso em prática. Faz tempo que não leio uma edição tão inspiradora do Aranha assim.

Um Doutor Estranho e muito Mal-Humorado (Sam Spurrier e Tan Eng Huat) acontece também durante a onda de ódio em Nova York, que também acaba afetando o Doutor Estranho. Ciente da influência psíquica, um Stephen Strange sem papas na língua parte com Wong em busca de um ser humano que não ceda fácil ao ódio para realizar um feitiço. E isso pode acabar sendo mais difícil do que parece como mostra essa história cheia de situações embaraçosas e dialógos ácidos pra lá de divertidos.


Dentes de Sabre vs Noturno (Frank Tieri e Paul Davidson) é uma luta que você sempre esperou, mas não acontece exatamente com os heróis se comportando como você conhece. Eles estão invertidos e Noturno não se detém em seus ataques. Se você achava que a versão da Era do Apocalipse era a pior do Kurt, precisa ver o que Frank Tieri faz com o Noturno 616 invertido. É realmente um deleite cheio de Fan Service e os desenhos de Paul Davidson são muito bons (esse rapaz merece mais atenção!). No fim, vemos também um potencial neste Victor Creed Invertido e Honrado.

As aventuras de um Thor Bêbado (Kevin Maurer e David Lafuente) podia ser uma história normal do Hércules, mas estamos falando de um Odinson Indigno e agora invertido. De um bar que serve "cerveja" ao invés de um bom Hidromel, o filho de Odin parte numa aventura pra lá de louca País a fora ao lado de um jornalista blogueiro chamado Caxton J. Ford em busca de uma boa história. Enquanto seguem viagem, os feitos malucos deste "Thor" são registrados por seu "escriba online" e viram um sucesso. Mas o ápice desta jornada só acontece numa cena pra lá de divertida quando Thor invade um show da Murder Hole, uma banda de rock só com garotas vestidas de asgardianas. Dá ´ra imaginar o que acontece?


A Ladina Intocável (Ray Fawkes, Pepe Larraz e Rodrigo Zayas) traz uma aventura de roubo protagonizada pela mutante que certamente séria a ladra perfeita - Kitty Pryde. Provavelmente a história mais fraca desta coletânea, ainda assim tem uma boa arte e reservas cenas de adrenalina constante. Gambit e uma série de vilões se morderam de inveja.

O lado bom do Homem-Areia (Frank J. Barbiere e Victor Santos) é mais história que poderia se passar fora dessa minissérie tranquilamente. Afinal, a linha de vilania de Flint Marko sempre foi tênue e ao ver que uma série de vilões (que ele não sabia que estavam invertidos) estavam dando uma de heróis, o Homem-Areia montou seu plano. Com isso, armou uma para um bando de mal elementos realizarem uma invasão numa prisão já na intenção de entregá-los. E de quebra, soltar um amigo inocente. Era algo que tinha tudo pra dar certo, só que...

Bobby Drake, o Coração Gelado (John Barber, Guilhermo Mogorron e Felix Ruiz) é certamente uma das mais engraçadas histórias que vi com o Homem de Gelo. E é justamente porque ele não está engraçado de jeito nenhum. Afinal, durante a inversão, ao invés de ser um piadista cabeça-oca, Bobby Drake agora é um melodramático vigilante cheio de solóquios exagerados. E em sua primeira ação para salvar uma moça indefesa, acaba cometendo um equívoco. E agora, quem poderá salvar a pobre moça e o suspeito do teatral monólogo do "Coração de Gelo"?


Por uma Latvéria Livre (Howard Chaykin) é ligada diretamente ao que vimos na participação de Von Doom na saga principal do Eixo. Aqui, dois membros da resistência por uma Latvéria livre estão planejando o ataque final a ditadura de Destino. Porém, quando se deparam com o Ditador, descobrem que ele mesmo quer estabelecer uma democracia em seu País. Todavia, nem todos ali são os altruístas que realmente parecem.

Pelo resumo aí, acho que fica claro (sem muito spoilers) quanto ao que você pode encontrar nessa edição, mas você talvez se surpreenda até um pouco mais. E é bacana ver alguns roteiristas novatos surpreendendo assim. Agora, fiquei bem ansioso pelo próximo volume com o Duende Macabro e o Carnificina invertidos.

Coveiro

comments powered by Disqus