quinta-feira, 7 de abril de 2016

A Morte de Wolverine: As novas cobaias do Arma X


Logan pode estar morto, mas a história de Wolverine ainda continua com os muitos que se envolveram com o mutante canadense ao longo dos últimos anos. Até mesmo indiretamente, há aqueles que acabam caindo em sua sina e mesmo sem conhecer a si mesmos, vão trilhar uma jornada em busca do seu legado. Das ruínas do projeto Arma X, surgem seis cobaias que farão de tudo para sobreviver e isso depende do Legado de Logan, mesmo que ele esteja morto.

A minissérie em cinco partes Death of Wolverine: The Weapow X program começa diretamente a partir do final fatídico da morte de Logan. Em meio a confusão instaurada no novo complexo científico no meio do Canadá, algumas cobaias desmemoriadas tentam fugir tresloucadamente em meio a fumaça e fogo. Tudo o que sabem é que o chefe do programa acabou de ser morto por um mutante e esse sujeito agora não passa de uma estátua de adamantium no telhado. Ele se chamava Wolverine e pode ser a chave de todo o mistério da vida deles agora.

Partamos para apresentar quem são nossos novos protagonistas, então. O principal deles chama-se Sharp. Aparentemente foi voluntário do projeto, certamente é um ex-militar que foi sujeito a experimentos e agora tem reflexos e inteligência muito avançados. Curiosamente, apesar de não lembrar nada de sua história, ele houve uma voz constante em sua cabeça, uma espécie de guia mortal que vem lhe ajudando nesta empreitada. Estranhas visões de outros tempos vivem acometendo Sharp e isso acaba por o distrair várias vezes. Com o tempo, ele percebe que é versado em armas, principalmente em espadas.


O primeiro que Sharp conhece é Harold Stanch, cobaia do projeto, que teve sua capacidade mental ampliada, e durante toda a história acaba guiando os outros para atingir seus próprios interesses. Assumiu o codinome de Neuro e tudo indica que ele seja um serial killer de mulheres antes de ser capturado pelo projeto.

Os próximos a serem apresentados são Danny Silva, vulgo Refugo, que tem os poderes meio adaptativos e inspirados em vários animais. Visualmente, tem um par curvilíneo de chifres, vomita ácido, respira debaixo d'água e muitas outras surpresas ainda não reveladas; e um grandão, de passado misterioso aparentemente um ex-jogador de futebol americano, que assume o codinome de Skel. Depois dos experimentos, adquiriu grande força muscular, mas que deve ser despendida constantemente em forma de energia cinética, ou ele começa a sentir dores.


Depois, vem uma moça chamada Meifeng, com reflexos e velocidade acima do normal. Ela deixou para trás uma namorada, Taylor, e mesmo durante a fuga sua maior preocupação ainda é com seu amor. Mais adiante, vamos acabar descobrindo que a moça, que agora se autodenomina de Endo, não é exatamente o que parece. E por fim, tem uma loira que estava desacordada no helicóptero que esse grupo tomou para fugir, mas que nunca saberemos o seu nome. Ela acabou sendo instintivamente morta por Neuro e deixada para trás no deserto.

Na fuga, o grupo acaba confrontando uma série de outras cobaias ou soldados do projeto Arma X como o Morticínio e outros tantos modificados. Todas as pistas que sabem é que o projeto girava em torno de Wolverine e que talvez precisem ir nessa pista para saber o que foi feito deles. O caminho os leva para a direção do Dentes de Sabres e sem muita experiência de combate, é por pura sorte que eles conseguem deter o vilão. Victor, no entanto, não podes lhes ajudar com nenhuma resposta.


Em outro momento, Meifeng descobre que sua namorada estava em perigo e lá na antiga casa onde moravam encontra mais outras três cobaias do projeto. Para terror da moça, encontra sua amada Taylor morta e tem uma sobrecarga de suas antigas lembranças. Meifeng era homem antes do projeto e seu corpo foi mais modificado do que achava a principio. Num súbito salto de raiva, muda mais sua vez seu físico e cresce de tamanho sem controle.

Já Neuro, vai mais longe em suas pesquisas e finalmente descobre o que foi feito deles. A revelação é tão estarrecedora que acaba motivando o sujeito a trair todos e denunciar a localização deles ao programa Arma X. Mais adiante, saberemos que a motivação dele se deveu ao fato de que eles são cobaias com tempo de vida limitado pelo projeto. Talvez, se entregando, os cientistas pudessem ajudá-los a se salvar da morte eminente. Neuro esperava poder ele mesmo estudar a si e aos demais, mas uma vez na mão dos inimigos, ele é traído.


Todavia, a maior surpresa vem ao final com Sharp. Quase no fim desta série, a voz que o perturbava se revela como sendo o espírito de Ogun, eterno inimigo de Wolverine e disposto a assumir o corpo do soldado para sobreviver. No embate entre os dois, Sharp e Ogun acaba entrando num acordo forçado e se fundindo em algo inteiramente novo, um novo ser chamado SHOGUN, união das duas mentes.

Com nova roupagem, SHOGUN, agora revelado como o verdadeiro vilão que vimos prender os demais mutantes e coadjuvantes ligados a Wolverine em outra história, invade o novo complexo do Arma X para salvar seus outrora companheiros feito presos. Os cinco juntos, fazem frente aos outros soldados com poderes concedidos pelo Arma X, e fogem dali. Destinados a encontrar uma cura para todos, eles partem com novos objetivos. Mas isso veremos numa outra história paralela na mesma mensal do Wolverine.


Dentre tudo que foi feito às pressas e mal conduzido com a Morte de Logan, pode-se dizer que essa é uma minissérie que até se salva no Legado de Wolverine. Focada exclusivamente nos novos personagens, Charles Soule vai acompanhado da arte estupenda de Salvador Larroca para criar uma história frenética de fuga e monta personagens bem interessantes pra prender a trama. O principal deles, Sharp, agora renomeado Shogun, parece ser uma revisitação moderna e potencial para o antigo vilão Ogun. O andamento de tudo isso fora desta minissérie, no entanto, não me pareceu tão bom. Mas só vamos saber mais adiante com a conclusão do Legado de Wolverine e a nova revista a ser publicada - Wolverines.

Coveiro

comments powered by Disqus