quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Miss Marvel: Últimos dias... antes das Guerras Secretas

No final do mês de Dezembro, finalmente chegou nas bancas e lojas o quarto encadernado da Miss Marvel, trazendo a última história do seu primeiro volume. Veio bem atrasado pra cá, chegando por aqui muito mais que um ano após o fim das Guerras Secretas no Brasil. A história, no entanto, não podia chegar em hora mais oportuna já que mostra que em meio ao fim do mundo eminente, Kamala Khan conhecerá sua musa inspiradora, Carol Danvers, a Capitã Marvel.



Quem leu a última edição deve lembrar que recentemente Kamala sofreu uma grande decepção amorosa. O jovem inumano muçulmano Kamran parecia o namorado perfeito para a garota, tinha o que ela mais admirava e respeitava, mas no final revelou-se um vilão sequestrador que servia o Linhagem, um NeoInumano mafioso que já bateu mais de uma vez de frente com a Rainha Medusa. Com esse baque, não restou a garota outra coisa a não ser se empaturrar com o cachorro quente favorito de todos em Nova Jersey.

Contudo, a garota não tinha como se abalar muito e manter a tristeza da Miss Marvel por mais tempo. Um desastre iminente surgia na Terra, uma planeta gigantesco estava prestes a se chocar e só podia ser visto de Manhattam. Ciente que não dava para lidar com aquilo, Kamala entendeu que a única coisa que podia fazer era proteger suas pessoas mais próximas da multidão ensandecida que atravessava a ponte rumo a Nova Jersey fugindo do desastre. Foi até a loja e Bruno e seu irmão e mandou que eles se abrigassem na escola, que era fortificada inclusive com feitiços de proteção do Loki (lembra da primeira edição?).



Sua próxima parada era a casa dos pais, mas quando chegou lá foi surpreendida por Kamram. O garoto tinha dopado os pais dela e sequestrado o irmão. Ele acreditava que assim como Kamala, Aamir tinha genes inumanos e deveria ser expostos as terrígenas para virar um deles. Deu a Miss Marvel a chance de se juntar também a Linhagem, mas ela negou. Assim, ele partiu e ela foi verificar se seus pais estavam bem. Não deu para explicar muita coisa para eles, apenas encaminhou eles a escola e foi vestir seu uniforme para começar a busca pelo irmão.

As ruas estavam uma confusão só, mas Kamala foi dar uma checadinha na escola e viu que ela aguentou bem até agora. Ali, estavam todos que ela gostava reunidos e isso a sensibilizou. Quando foi até o telhado do lugar observar do alto tudo, encontrou a Capitã Marvel em pessoa pela primeira vez. Carol estava ali para finalmente "abençoar" a jovem Kamala que decidiu seguir os passos de suas antiga identidade heróica, mas também queria reportar a ela a real gravidade da situação. Como nenhuma outra vez, aquele parecia ser o fim do mundo definitivo (sem sequer ter uma terra devastada depois para sobrar). Danvers queria ter tido mais tempo de conhecer a garota, mas tinha algo importante para fazer ao lado dos Vingadores (Vocês devem lembrar que ela foi uma das que entrou na 'arca' criada por Reed Richards).



Ainda que o tempo estivesse se esgotando, Khan convenceu a heróina a uma missão juntas antes do juízo final, salvar o irmão do seu ex-potencial namorado. Danvers topou, as duas seguiram atravessando os telhados de Nova Jersey, interrompendo gangue de ladrões e resgatando gatinhos no meio do caminho. Quando finalmente chegaram ao cais onde Kamram levou Aamir, encontraram outra inumana do mal - a Cabum. Juntas, Kamala e Carol lutaram contra a inumana elétrica e a derrotaram. A moça não demorou nenhum segundo pra entregar em que galpão Aamir foi levado. 

Só que Carol e Kamala chegaram tarde demais pra salvar Aamir. O galpão já estava inundado com uma névoa esquisita que a Capitã afirmou categoricamente que não era a terrígenese. Ainda assim, aquela fumaça verde estava mexendo com o corpo do irmã da jovem heroína. Quando Kamram já se gabava de sua conquista, Aamir despertou e ele estava com poderes de campo de força incontroláveis. Quando se deu conta do que o Kamram fez com ele, descontou toda sua raiva no vilãozinho - com palavras e depois com golpes. Depois, exaurido, Aamir caiu desacordado no chão e foi levado dali pela irmã e a Capitã Marvel.





De volta a segurança da escola, Kamala entregou Aamir aos cuidados de Bruno e foi ter uma última conversa com a Capitã Marvel. Ganhou da heroína um medalhão com as insígnias das duas e disse que ele também servia em caso de GPS. Por fim, afirmou que tudo que ouvira falar sobre a Kamala era verdade e ela estava orgulhosa. Queria ter mais tempo com ela, mas chegara a hora de partir.

Quando retornou a escola, Kamala viu mais uma vez seu irmão sem controle dos poderes e ainda mal humorado. Contudo, parece que aquela alteração era temporária e Aamir voltaria ao normal. Contudo, ouviu do irmão mais velho que ele era Feliz sem viver naquele mundinho de super-heróis e que Kamala não sabia quão ruim era acordar de repente com super-poderes. Isso irritou a menina, que saiu chateada da enfermaria ao mesmo tempo que seus pais chegavam para ver o estado do irmão. Contudo, para a surpresa de Khan, do lado de fora quis confessar ao menos pra sua mãe quem ela era de fato antes daquele mundo se acabar e para sua surpresa ouviu sua mãe dizer que já sabia de tudo.



De fato, todas as desculpas esfarrapadas da Kamala não passariam batidas pela sua Ammi, mas aquele era uma segredo entre as duas. Nem o pai e nem Aamir iriam compreender. Já a sua mãe disse que preferia ela gastando o tempo de adolescente dela salvando pessoas do que se metendo em algo indevido como outros adolescentes. Já nestes momentos finais, outra revelação iria quase sendo feito por Bruno, que quase confessou a garota que a amava, mas ela não quis ouvir de última hora e fugiu.

Na parte final, vemos então algumas interações com outros coadjuvantes da revista. Zoe confessou que sempre implicou com Kamala porque tinha ciúmes dela e de como todos na escola pareciam adorar ela. Já Nakia estava chateada por ter sido escanteada e Kamala não ter contado nada sobre o lance com o "namorado", mas ouviu tudo pelo que Kamala passou e fizeram as pazes. E por fim, a escola inteira decidiu que se o mundo iria acabar, eles iriam partir no estilo de Nova Jersey - Dançando. E é o que eles fazem (é isso mesmo, acredite).

Nos últimos quadrinhos, Kamala vai até o topo do prédio da escola e encontra com Bruno. Ela diz que já sabe o que ele iria dizer e que o ama do mesmo jeito. Contudo, ela não quer saber disso agora. Com tudo acontecendo, ela quer no momento se focar na sua vida de super-heróina. Bruno diz que a entende e fala como a acha espetacular. Nos minutos finais antes do céu ficar branco, eles se abraçam. E eis que Tudo Morre.



Mas depois tudo vive! Bem, você já leu essa parte da história.

G. Willow Wilson mostra aqui que realmente sabia o que fazer com a personagem desde que deu vida a ela. Dentre todos os volumes da personagem que saiu até agora, certamente esse se tornou meu favorito da lista.  Tem uma boa interação e resolução com todos os personagens do elenco de coadjuvantes da garota, um momento marcante de passagem de manto que poucas vezes se vê nos quadrinhos e pontuais lições envolvendo a jornada de ser um herói. Tudo isso com a arte de Adrian Alphona que voltou ao título para matar a pau.

Junto com a edição, é possível ver também uma história que já saiu por aí numa das revistas do Homem-Aranha com a garota logo no começo da carreira ajudando o Teioso. Nela, a arte ficou por conta de Humberto Ramos com o roteiro de Dan Slott.

Coveiro

comments powered by Disqus