quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vingadores: Assim como era no principio!

 photo avging01.jpeg

Estamos chegando ao fim. No último arco da revista mensal dos Vingadores, temos o fim de uma antiga era. E não só pela vinda do Marvel Now (ou Nova Marvel) e mudança da revista para o número 1. Estou falando da despedida de um certo escritor que passou mais de oito anos no título. E para tal, nada melhor do que uma história envolvendo a equipe original do grupo.

O mundo mudou após o conflito entre Vingadores vs X-Men. Vemos o Capitão América refletindo sobre o monitor e acompanhando os desdobramentos da prisão de Scott Summers quando é surpreendido pela chegada de Magnum. O ex-Vingador está confuso, arrependido e quer conversar. Capitão América até tenta ajudar, mas para surpresas dos dois, o Hulk Vermelho já se apresenta socando a cara de Simon Williams. O brutamontes não dura  muito. Surpreendentemente, Simons conseque nocautea-lo e promete que irá fazer por merecer seu lugar de volta aos Vingadores.

Paralelamente, vemos uma cena de ação ocorrendo no que parece ser uma outra dimensão. Com a arte afinada de Brandon Peterson, uma moça mascarada foge do que parece ser a força policial local. Desesperada, ela vai até o centro do vilarejo daquele lugar cheio de seres humanoides e pede para que um local ajude-a a transmitir um pedido de ajuda. Então, ela puxa um cartão dos Vingadores do bolso. E na nossa dimensão, um bipe é detectado por Tony Stark.

 photo avging01.jpeg

Animado com a novidade, Stark entra em contato com o Vingador mais interessado no assunto, Hank Pym. Detalhando que o sinal do cartão é bem antigo e excluindo automaticamente algumas possibilidades, resta apenas um provável nome. É o suficiente para o Gigante pirar.

Então, voltamos para aquela outra dimensão, onde a moça mascarada continua a correr insanamente pelas ruas daquele mundo até que fatidicamente se vê prisioneira da milícia local. Por um momento, usa seus poderes para desaparecer na frente de todos e ainda rouba uma espaçonave do grupo. As pistas da identidade da mulher começam a ficar bem claras pro leitor.

Nesse momento, os Vingadores já foram convocados para o Central Park, de onde vem o sinal do cartão dos Vingadores misterioso. Foi ali que ocorreu a batalha final com os Skrulls e é exatamente em determinado ponto que vem o pedido de socorro. É exatamente o lugar onde supostamente Janet Van Dyne morreu. Foram então elencados um grupo específico a ser abordado por partículas Pym até diminuírem ao nível do Microverso – Capitão America, Thor, Gigante e Homem de Ferro. Magnum mais uma vez aparece, tentando ir junto, compensar tudo o que fez, mas é dispensado mais uma vez.

Então, os quatro vingadores originais* diminuem a um nível impossível, enquanto resta aos demais apenas esperar e proteger o lugar. Rogers, Stark, Pym e Thor finalmente alcançam o microverso e começam a busca pela membro fundadora perdida. E não demora muito para encontrá-la. Feliz por finalmente rever todos, Van Dyne agradece beijando cada um dos quatro.

 photo avging01.jpeg

O tempo de comemoração não dura muito, sequer para explicar como Janet sobreviveu, já que o regente daquele mundo, Lorde Gouzer, aparece ali e está determinado a dar um fim de vez a sua rebelde e seus novos companheiros. Os cinco membros fundadores lutam bravamente, mas ainda assim são abatidos pelas forças do centauro.

 photo avging01.jpeg

Na prisão, eles tem um breve momento para conversar e saber como a Vespa sobreviveu após a Invasão Secreta Skrull. Janet explica que instintivamente encolheu até parar ali naquela dimensão. Pym aproveita para se desculpar por ter feito tudo que levou os skrulls para transformá-la numa arma, mas Janet sequer demonstraria raiva para com ele. Ela está muito feliz em rever e reunir todos. Então, conversa jogada fora, finalmente é chegado a hora de escapar. Tudo começa com Tony, sendo examinado pelo Lorde Gouzer que tentava saber mais de sua armadura e começa levando um disparo na fuça. Já Thor convoca seu Mjolnir para livrá-lo da prisão.

Enquanto isso, na nossa dimensão, chegam ao Central Park a Maria Hill, ex-diretora da SHIELD, já criando confusão com Tremor, atual diretora da organização. As duas a principio não chegam a se bater bem, geram até uma cena divertida, mas logo decidem em conjunto tomar juntas uma atitude proativa para resgatar a equipe do Capitão do Microverso. A primeira ideia é arrumar novas partículas Pym para que uma nova equipe ir atrás dos membros fundadores. Todavia, antes sequer que pensem em como fazer isso, surge mais uma vez Magnum, de posse das partículas e já decidido a resgatar os amigos. E sem dar ouvidos a Hill, partiu.

Simons Williams chega num momento deveras crucial no Microverso. O grupo do Capitão já estava criando uma baita confusão ao se libertar da prisão, mas sem a ajuda (e um belo soco) do Magnum contra Lorde Gouzer talvez não conseguissem sozinhos. Stark aproveita a deixa para reenergiar sua armadura com as células de energia dos equipamentos e naves da milícia local e devolver uma sobrecarga contra todos derrubando a maioria. O último golpe no vilão fica por conta da Vespa, que não perde a oportunidade de fazer sua graça.

Agora, o povo do Microverso está livre mais uma vez. Ou espera-se que eles realmente tenham entendido isso. E não resta mais nada ali aos Mais Poderosos Heróis da Terra a não ser retornar pra casa. Eles conseguem criar um portal e se deslocam pra Nova York. Mas não sozinhos. Gouzer aparece logo após o grupo chegar em nossa dimensão, mas ele realmente não daria nem pro cheiro com todos os Vingadores reunidos ali. É o fim do tirano que apanha muito numa sequencia de páginas desenhadas por diversos artistas – Deodato, Walter Simonson, Scott Hanna, Leinil Yu, Jimmy Cheung, Mark Morales e Oliver Coipel.

 photo avging01.jpeg

Terminada a ameaça é hora da festança para comemorar o retorno da Vespa. Lá da cobertura da Torre Stark se reúnem todos os Vingadores atuais (e alguns mais). É um momento célebre pra um fim de uma grande era, a Era Bendis. O mesmo se despede num longo texto emocionante ao final da revista e – reclamem alguns ou não – mostra que ele de fato foi o grande responsável para alavancar a equipe num novo Status Quo muito antes mesmo do sucesso do filme.

 photo avging01.jpeg

Por sinal, essas edições finais contaram com a arte sendo dividida aqui por três grandes nomes – Brandon Peterson, Mike Mayhew e Terry Dodson. Foi uma história bem simples, relembrando até mesmo a fase mais clássica do começo do grupo, mas ao mesmo tempo recheada de piadinhas e interação entre personagens que somente Brian Michael Bendis é capaz de fazer. Seu futuro agora é outro, pertece aos mutantes. Já a equipe de Maiores Heróis da Terra já dá a deixa do que pretende fazer imediatamente. Segundo as palavras de Tony Stark, “vamos crescer”.

E obrigado de verdade, Bendis!

Coveiro

*PS: Antes que venham me corrigir nos comentário. Sim, eu sei que o Capitão América só apareceu na quarta edição da revista, mas quem não o considera um membro fundador deve buscar já seu certificado de pentelhice onde quer que tenha se formado.

comments powered by Disqus