terça-feira, 22 de outubro de 2013

Vingadores Secretos: Evolução Robótica Contagiosa

 

A saga dos Descendentes chega ao fim! O plano do maligno Pai pode dar aos seus filhos robôs a equivalência à vida humana, como também transformar toda a humanidade em seres digitais imortais. Como deter um plano que vem sendo desenvolvido há quase 70 anos?

Para dar início aos seus planos, o Pai envia o Formiga Negra (o MVA do finado Eric O'Grady) à Estação Farol dos Vingadores Secretos para fazer Max Fury passar o país de Bagália para os Descendentes legitimamente e recuperar Jim Hammond, o andróide Tocha Humana original, que eles consideram seu predecessor. Ao conseguir seu intento, o Formiga Negra destrói definitivamente o MVA de Fury.

Enquanto isso, o Capitão Britânia e o Gavião Arqueiro foram atrás do Orbe da Necromancia, o artefato mágico de Merlin que foi usado para dar a fagulha de vida dos primeiros seres sintozóides criados pelo Pai e pelo Irmão, que hoje são conhecidos como Descendentes. Braddock o escondeu na realidade-666, onde moram os Vingadores Desmortos (pra quem gosta de zumbis e histórias de terror, irá se identificar pois entre esse Vingadores encontramos o Wolverine vampiro, um Gavião Arqueiro com cabeça de gavião, um demônio Demolidor, um Thor múmia, um Justiceiro Frankestein, entres outros). Mas o Capitão Britânia não contava que eles entregaram o Orbe para o deus caído deles, o Celestial Desmorto...

Na Estação Farol, alheios a tudo isso, Hank Pym é sequestrado pela Vespalok, e os amantes Valquíria e Flash Thompson são jogados no espaço pelos Descendentes. Só são salvos da queda da Estação, com a repentina volta da Viúva Negra, que havia abandonado a equipe após a discussão com o Gavião Arqueiro na edição anterior. Hank Pym é o primeiro a ser infectado pela evolução robótica contagiosa e assume uma aparência típica dos Deathloks.


Capitão Britânia e Gavião Arqueiro usam de suas habilidades para roubar o Orbe das mãos do decrépito Celestial, mas são encurralados pelos Vingadores Desmortos e são salvos da morte certa no último instante pela chegada atrasada do Fera.

O Pai reúne entre os seus seguidores não só aqueles que ele criou no Mundo (lembram-se do Programa Arma Extra britânico de onde saiu o Fantomex?), mas outros seres cibernéticos como Doctôbos do Dr. Destino, a cyborgue Lady Letal, alguns Sentinelas, e até mesmo os Carniceiros, antigos inimigos dos x-Men. Mas seu maior trunfo é o pequeno Parvez, o primeiro ser gerado entre um humano e uma Descendente. O nascimento da criança é considerado o fator que desencadeará o evento chamado de Singularidade que irá transformar toda a humanidade.


Levando o seu plano adiante, o Pai dá a cartada final para a humanidade. Ele invade uma sessão da ONU para requerer Bagália como nação de direito dos Descendentes, fazendo o Secretário-Geral Ban Kim Moon reagir furiosamente... (participação especial!). Um dos Descendentes começa expelir uma fumaça que está cheia de nanomitas, que transmutarão as células humanas em células digitais, gerando uma infecção semelhante a dos alienígenas da Falange, que compartilharão uma inteligência única. Nesse instante, Sentinelas atacam a sede dos Vingadores e herois de todo lado começam a lutar nas ruas com os Descendentes despertos.


Brian Braddock engana o Irmão Vodu Desmorto, e os três Vingadores voltam à realidade 616 no momento do ataque dos Sentinelas à Nova York. Ao encontrar o Homem-Aranha, eles confrontam o Tocha Humana, Vespalok e Hank Pym. Mas o Fera já estava preparado caso alguma coisa acontecesse com Pym, devido ao seu histórico de problemas com inteligências artificiais (coff, coff, Ultron, coff) e usa um pequeno PEM pra remover suas próteses cibernéticas e fazê-lo voltar ao livre arbítrio. A Vespalok foge com o Orbe e levá-o ao Pai.


 Os Vingadores que caíram da Estação Espacial rumaram para o coração da capital de Bagália para resgatar Parvez, mas ao achar a criança, o Formiga Negra aparece e confronta Venom.

Na última história, toda a trama já acabou, e os relatos do que aconteceu, são passados dos Vingadores Secretos para o Capitão América, já na Torre dos Vingadores. Após quase matar o Venom depois de confundí-lo fazendo ele pensar que é o Eric original em forma de robô, o Formiga Negra é transpassado pela espada de Valquíria.

O Tocha Humana confronta o Capitão Britânia, que o faz enxergar a verdade de sua natureza robótica e o que os faz se diferenciar dos seres humanos. Aceitando isso, ele se livra do controle do Pai, ao mesmo tempo que os humanos estão se tornando unos com as máquinas, fazendo a intervenção do Homem-Aranha e do Gavião Arqueiro em recuperar o Orbe da Necromancia das mãos do Pai, serem quase levados ao nada. O Gavião Arqueiro fica na dúvida se o futuro que os robôs oferecem não seria melhor do que a humanidade desfruta atualmente. E se a destruição do Orbe impediria a criação de uma nova forma de vida sintética. Mas ao custo da humanidade é levado em conta pelo Tocha Humana, que aparece de repente e atomiza o Orbe com sua chama.


Os Descendentes se desfazem levando consigo a fagulha dada pela magia do Orbe, mas os Vingadores acabam ignorando o destino do MVA de Eric O'Grady. Ao se desfazer, o Pai diz que ainda resta um... Não seria o menino Parvez, pois ele parece ignorar os seus poderes e seu legado.

O Tocha Humana parte, carregando o peso de ter levado ao fim um futuro em que todos seriam como ele.

Toda esta saga épica foi escrita por Rick Remender e teve desenhos de Matteo Scalera e Andy Kuhn, e porque também não destacar a colorização carregada de Matthew Wilson, e foram publicadas em Capitão América & os Vingadores Secretos nas edições 26 e 27. 

Vingadores Secretos agora volta reformulado, com uma nova formação com Nick Fury Jr. e Phil Coulson no relançamento a partir do número 1, na nova dobradinha Capitão América & Gavião Arqueiro #1, no mês de outubro. Até lá!

Jeferson

comments powered by Disqus