quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sobre o 2° episódio de Agentes da SHIELD: Números e Surpresas

 
Bom, se você não esteve hibernando nas últimas semanas, certamente já sabe que a primeira e esperada série de TV da Marvel em associação com a ABC, Agentes da SHIELD, estreou na semana passada batendo recordes absolutos de audiência. Fizemos uma resenha breve aqui, mas com o segundo episódio ainda há muita coisa a se refletir. Então, vamos a ela, numa promessa de tentar ser mais breve do que da última vez.

Pra começar, não podemos deixar de falar sobre a grande questão da audiência. Logo após a exibição do segundo capítulo, no dia seguinte,  maioria dos sites especializados reportavam a vertiginosa queda de público. De fato, não foi pouca coisa, cerca de 34%, mais de um terço do piloto. Mas o que isso significa? Bem, a queda já era esperada. E mesmo caindo, os números se mativeram fortes e acima de qualquer média de série - por volta de 8.6 milhões de espectadores e 3.1 do índice dentro da faixa de idade de 18-49 (sendo que o piloto alcançou 12 milhões e um índice de 4.7) estando entre as três séries mais assistidas da semana e muito acima da média de audiência da ABC que gira em torno de 2.0 no indíce. Segundo a crítica americana, ela continua com bons números e sendo a menina dos olhos do canal. O estabelecimento dela, no entanto, deve depender unicamente de como irá se portar os episódios daqui pra frente.

E o que o segundo capitulo tem a nos mostrar? Quem assistiu o episódio que foi disponibilizado a pouco pela Sony viu de cara que as referências ao universo Marvel dos cinemas e dos quadrinhos continua. Logo de cara, quem diria? uma homenagem ao nosso site! Obrigado, irmãos Whedon! Mas, brincadeiras a parte, é interessante ver quão firme a série segue a passagem de Coulson nos filmes. Ao definir o código 0-8-4 como objetos não indentificados encontrados, Philip logo remete ao incidente do Mjolnir em Broxton. E não dando-se por satisfeito, temos essa nova peça encontrada que tem ligação mais que direta com o primeiro filme do Capitão América.

Na questão do grupo, colocando a parte a "história de origem" do primeiro episódio, é chegado o momento de não só conhecer mais a equipe, como perceber quão desconexos eles são. Como comentei antes, essa dinâmica de grupo não é nem um pouco estranha aqueles que acompanham o trabalho de Whedon. Também não é de se estranhar (como eu já havia cantado a bola) que Skye surgisse aqui como um potencial protagonista, tomando até ares de liderança. Todavia, desta vez, mas não sendo surpresa para muitos, sua lealdade parece ser ainda algo a futuramente ser desenvolvido na trama.


Não querendo soar mais uma vez um fanboy de Joss Whedon, tenho que ressaltar que o estilo da narrativa que mescla ação intensa com doses de humor sarcásticas beirando ao caricato domina mais uma vez. É levemente mais refinado, nada tão escrachado como o que víamos em Firefly, mas seguindo um pouco mais livre do que vimos no próprio filme dos Vingadores. E somente nesse tom é que acredito que uma série envolvendo "supers" vingue, não podendo se fiar em nenhum embasamento cientifico para ser algo sério, Agentes da SHIELD deve seguir emocionante e divertida, num tom agradável e leve como pede a maioria do que sai pela ABC.

Já Coulson surge mais uma vez com o grande destaque da série. O contato com uma ex-parceira remete brevemente um passado nunca trabalhado do misterioso agente da SHIELD. Curiosamente, para aqueles que estranharam um pouco a mudança do tom do personagem na série, foi algo igualmente levantado pela militar peruana Camila Reyes (divertidamente atribuido como um crise de meia idade do agente). Não que eu ache necessário, pois mal sabíamos como de fato Coulson era apesar de estar em praticamente em quase todos os filmes da franquia até agora. Também é curioso ver como mais uma vez ele se mostra sempre um passo a frente de tudo, mas deixa que sua equipe cometa e conserte seus próprios erros como um bom tutor deve ser. No mais, mais uma vez sua passagem no "Taiti" é citada como um "lugar mágico", deixando as orelhas de qualquer fã coçando por saber mais.

E quem não foi apressado, deve ter visto após alguns segundos uma homenagem a primeira aparição de Samuel L. Jackson na franquia com uma cena pós credito. Não foi por falta de aviso, pois alertamos aqui. E pra quem não sabe, essa foi a primeira aparição do ator em série de TV, mostrando como ele é comprometido com o personagem Nick Fury. E caso tenha perdido, taí o video só pra você:



O próximo episódio estreia terça que vem nos EUA e traz a primeira aparição concreta de um novo personagem que de fato existe nos quadrinhos. Já sabe de quem estamos falando né? Se não, vejam esse link e também o clip do próximo capítulo aqui.

Coveiro

comments powered by Disqus