quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Um quarto episódio mais SHIELD e menos heróico e o que virá no próximo


Essa semana saiu mais um episódio da série Agentes da SHIELD, que vem servindo para dar mais forma ao mundo cinematográfico criado pela Marvel Studios em seus Vingadores. Com o título "Eye Spy", nos deparamos com uma história mais pesada, mais próxima de um seriado de espionagem e bem longe do mundo fantástico dos Supers. E ainda assim esse capitulo conseguiu prender toda devida atenção do público, mais até que alguns outros passados.

Tudo gira em torno da ex-agente Akela Amador, treinada no passado por Coulson e dada como morta numa missão. Agora, ela volta como um agente vilã, fazendo missões por conta própria e ilegais. Tudo leva a crer de início que Akela tenha um dom super-humano, talvez uma telepatia. Mas não demora muito para a trupe de agentes do Coulson consigam capturá-la e descobrir que ela tem um implante no lugar do seu olho direito, um mecanismo eletronico que confere visão de raio X e capacidade de se comunica com seu "patrão". Isso mesmo, Akela vem sendo explorada. Sobreviveu a missão no passado, perdeu um olho, ganhou esse artefato e vem realizando essas missões para um patrão incógnito.


Nesse ponto da história, somos levados a uma aventura maior onde de um lado o Agente Ward e Skye se infiltram num prédio secreto na Bielorrússia para cumprir a nova missão se passando por Akela, enquanto Phillip Coulson vai atrás do mandante incógnito antes que ele descubra a armação e acione algum código que destrua o olho biônico e mate Amador. Temos boas cenas de ação, uma interação bem mais natural entre os personagens que cada vez mais se tornam confortáveis uns com os outros e uma resolução. Fitz e Simons conseguem salvar a Agente a tempo, operando seu olho. Ward acaba "roubando" a informação para o homem oculto, algo que parece uma formula alienígena (ou algum roteiro das histórias de Jonathan Hickman). E o homem que controlava Akela mostrou que era também controlado e havia um outro por trás. Acabou morrendo sem ajudar em qualquer informação útil.


Alguns pontos aqui valem ressaltar quanto ao desenvolvimento dos personagens. O primeiro é sobre a agente Melinda May, que desde o começo mostra-se irredutível a missões em grupo e prefere agir sozinha. Ao ouvir a história de Akela, uma agente de campo tão boa quanto ela, dá pra perceber que ela viu um pouco de seu reflexo ali. Akela acaba livre, mas é levada em detenção pela SHIELD. No final, em conversa particular com May, pergunta o que fizeram com Coulson. E ela parece não estar falando apenas de uma mudança de atitude. Os olhos especiais dela provavelmente viram algo mais ali no nosso agente predileto da SHIELD. Por fim, outra coisa bacana, é ver que o próprio Coulson (seja ele o que for) está sentindo essa mudança, menos robótico e mais humano. Seria uma piada sarcástica isso se no futuro for mesmo revelado que ele é mesmo um MVA como a maioria aposta?

Falando em teorias sobre quem de fato ele é, temos pela primeira vez o depoimento do ator Clark Greeg essa semana. Ele disse pra o site The Wrap que:

"Qual é o lance com o Taiti? Taiti é um lugar mágico. Eu continuo dizendo que ... é onde eu fui para se recuperar após ser empalado e como eu digo no piloto, foi uma experiência espetacular, eu tinha uma bela fisioterapeuta e eu li os romances de Travis McGee todos os dias. Mas cada vez que alguém menciona que ultimamente eu pareço estar com estresse pós-traumático, então eu acho que há um pouco mais no Taiti do que aparenta. Há algo muito mais sombrio da história, mais interessante lá. Algo muito mais mágico para trazer esse cara de volta à vida. "

Pra fechar, gostaria de ressaltar o desenvolvimento de Skye como personagem. Ainda que não saibamos direito onde residirá sua fidelidade no final, a relação dela com Coulson vem agradando (mais do que com Ward). A equipe como um todo vem aos poucos começando a se ajustar como time (algo que até acredito que seja a idéia dos roteiristas que isso leve bastante tempo). A cena pós-crédito, por exemplo, rendeu algumas piadas óbvias, mas bem legais.

E pra fechar por hoje, fiquem com o teaser do episódio da próxima semana:



Ixe! Solaris?! A coisa vai esquentar semana que vem. E até lá!

Coveiro

comments powered by Disqus