terça-feira, 15 de outubro de 2013

X-Men Legado: Fidelidade


A guerra contra os Vingadores aparentemente foi vencida pelos X-Men, muito graças ao fato da Força Fênix ter se diluído entre cinco de seus integrantes: Ciclope, Emma Frost, Namor, Colossus e Magia e esta, com o apoio de Vampira e  Bobby Drake, o Homem de Gelo, dedicam-se no momento a promover melhorias ao redor do mundo. Pode parecer que o Planeta Terra irá se tornar um paraíso mas, como irá nos contar o escritor Christos Gage e o desenhista David Baldeon no novo arco "Allegiances", iniciado em X-Men Legacy #269 e #270, publicadas aqui em X-Men Extra #141 pela Panini, esse ideal de paz é muito mais frágil do que se supõe.

Em Nova Orleans, Vampira se separa dos demais e é induzida a efetuar uma suposta missão de resgate de um helicóptero. Chegando lá, ela não encontra ninguém menos do que Carol Danvers, a vingadora conhecida como Miss Marvel, que divide com ela um passado doloroso. Antigamente, uma roubou os poderes e a mente da outra e essa situação perdurou durante anos. Pensando tratar-se de uma armadilha, Vampira não titubeia em partir imediatamente para a ofensiva usando os poderes do Homem de Gelo.


Mas tudo não passa de um equívoco: a intenção de Carol é apenas convencê-la de que o Quinteto Fênix é perigoso demais e que suas individualidades humanas logo sucumbirão ao fardo de um poder incontrolável. Vampira não é convencida de imediato e vence o combate. Mesmo aprisionada, Carol pede que ela fique de olho no quinteto e prometa tomar uma atitude se necessário.

Magia é chamada e logo se apresenta para conduzir a vingadora para a prisão que construiu no interior de um vulcão russo: uma porção do Limbo, a dimensão demoníaca em que ela é soberana, trazida para a Terra. Vampira, horrorizada, assiste Carol ser arremessada no interior da prisão e começa a se questionar se está do lado certo nessa guerra contra os Vingadores e resolve tomar uma atitude ao ver a vingadora ser torturada numa cela por demônios travestidos de seus piores inimigos, dentre eles a própria Vampira. 


Para chegar à cela de Carol, Vampira assume a forma de um dos demônios da prisão e propõe a ela o seguinte estratagema: absorver os poderes da vingadora pra sair da cela e atrair a atenção de Magia para roubar o seu poder mutante de teleporte e fugir para buscar ajuda. Assim é feito, mas o estratagema falha pois não há mais nenhum vestígio de poder mutante nela, apenas a energia sapiente da Fênix, que não admite ser controlada por ninguém. Na verdade, tudo não passou de um teste de Magia para saber se Vampira era confiável ao trazê-la para conhecer a prisão: "Por que acha que te deixei aqui? Era um teste... e você não passou".

Carol é arremessada para as profundezas da prisão e é imediatamente atacada pelos odiosos ocupantes de lá. Vampira, furiosa, diz a Magia que a decepção que teve seria a mesma de qualquer X-Man que conhecesse este lugar, por mais radical que fosse. Magia, então, decide não punir Vampira da mesma forma por considerá-la "uma maravilhosa colaboradora" e que no momento se encontra apenas "confusa". Ato contínuo, Vampira é arremessada para a Terra de uma outra dimensão e se vê no meio de dois exércitos prestes a guerrearem entre si e com a ingrata missão de resolver o conflito.

Em mais este "tie in" de Vingadores versus X-Men, Christos Gage parece comprometido a promover a redenção pessoal de Vampira ao fazê-la deparar com situações dolorosas de seu passado, como no arco anterior com os Vingadores, que funcionou de maneira razoável e neste com Carol Danvers que, até o momento, só me impressionou no momento em que ela tentou novamente absorver os poderes de Carol à força durante a briga. Gostei também do momento em que Carol permitiu que seus poderes fossem absorvidos na tentativa de fugir da prisão. Porém, o desenvolvimento da trama me pareceu arrastado, certamente por não poder avançar além dos limites impostos pelo grande evento do ano.

No geral, eu gosto dos desenhos do David Baldeon e das suas cenas de ação, que apresentam um bom dinamismo e acho que devemos acompanhar atentamente a sua evolução dentro da Marvel.

A Panini, mais uma vez, não situou os acontecimentos dessa história com os demais capítulos de "V vs. X", que já está praticamente concluída aqui no Brasil, faltando apenas o epílogo e é sempre algo meio anti-climático ler "tie ins" que saem após o encerramento de um evento e este de Legacy ainda irá continuar no mês que vem. Aliás, uma falha gritante da Panini que esqueci de mencionar é a ausência de um "guia de leitura" que possibilitasse a leitura das revistas mensais sem encontrar "spoilers" dos acontecimentos mostrados na maxissérie do evento.

Carlos André
Colaborador do Marvel 616

comments powered by Disqus