quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

E foi assim que a Jean Grey adulta retornou para o universo Marvel.


Com a conclusão da edição 05 do arco Phoenix Resurrection: The Return of Jean Grey, já sabemos como a personagem retorna do mundo dos mortos e ainda tivemos a participação de um outro personagem da vida da Jean que não foi dessa vez que ele voltou!

Vamos dar um apanhado geral de como foi esse arco até aqui, pra entendermos como desenrolou o retorno da personagem. Então, sentem que lá vem história! E não será no estilo Lewis!

Na primeira edição, que tem a arte de Leinil Francis Yu, já começa com a cena de duas crianças encontrando um garotinha ferida e desacordada no chão. De repente, ela acorda e fica com os seus olhos ficam negros, dizendo uma frase: "Daed foo retteb erew ew". E depois aparece uma outra garotinha, dessa vez ruiva, chegando com um pombo aparentemente morto e trazendo de volta a vida. Logo em seguida ela manifesta, junto com outros pombos voando, faíscas de chamas e avança pra frente das duas crianças.


Duas horas depois, os X-Men são chamados pra irem até o local onde eles encontrariam essas duas crianças feridas, do mesmo jeito que a outra garotinha do começo, desacordadas, só que flutuando. Estranhamente, Kurt percebe que Rachel está estranha. Ela diz as mesmas palavras da tal criança e fica com o nariz sangrando. Retornando pra base, Kitty convoca todos os grupos disponíveis de X-Men para apresentarem o caso e descobrem que o cérebro apresentou uma leitura de energia estranha e essa mesma energia colocou a Rachel na enfermaria. Após saberem de mais 3 locais com as mesmas leituras, Lince Negra espalha 3 grupos de X-Men para investigar. Todos sofrem ataques nos locais. No Clube do Inferno, pelos soldados. Na catedral Saint Francis, por um Morlock, que pode roubar a força vital da vítima e no Polo Norte, quem ataca o grupo Velho Logan, que é a X-Force, é ninguém menos que... Wolverine, em sua roupa clássica. Mas todos não passam de manifestações sólidas, que depois descobrimos que se tratava do aparecimento dela, que ninguém esperava e deixou os grupos de X-Men atônitos.


Fênix voltou.


O mais interessante que, em algum lugar, vemos uma moça ruiva, de nome Jean, trabalhando em uma lanchonete. Ela e a sua colega de trabalho, que estavam fora do bar, viram no céu o mesmo brilho de manifestação da presença da Fênix. Atenção a uma mulher que aparece dentro da lanchonete, de nome Annie, que é a chefe do estabelecimento. Ela não viu o brilho, quando Jean pergunta pra ela. E acham que a surpresa acaba aqui? Ainda temos, para o finalzinho, quando Jean volta para sua casa, o aparecimento de seus pais e, logo em seguida tocando a sua campainha, Scott Summer. Calma que ainda temos mais 4 edições pela frente!

Na segunda edição, com arte de Carlos Pacheco, nós vemos um pouco mais das manifestações dos poderes da Jean e em um de seus dias de trabalho normal, temos um cliente peculiar indo fazer um lanchinho no local. Se trata de Erik, mas podem chama-lo por Magneto.

Após uma conversa amigável com a atendente Jean, em momento que a Jean vai buscar o pedido do cavalheiro, Erik some.

No Instituto Xavier, Kitty e alguns membros dos X-Men discutem sobre o que acabaram de ver e constatam o retorno da Fênix, porém, não querem ainda acreditar que seja também o retorno da falecida Jean Grey. E para comprovar isso, eles precisariam de usar o Cérebro, porém, os telepatas disponíveis ou estavam dados como desaparecidos ou em recuperação na enfermaria, como era o caso da Rache e Psylocke, exceto pelo Cable, que por não ter mais o tecnovírus em seu organismo, não necessitava mais de uso constante de seus poderes e ele tem maior plenitude deles no momento.

Porém, ao usar o Cérebro para descobrir a localização dos sinais, Cable é atingido violentamente por uma energia que acaba também destruindo o capacete do maquinário.


Como nova medida, já que eles não conseguem descobrir onde encontrar as fontes de manifestação da Fênix, eles decidem ir atrás dos telepatas desaparecidos. Novos grupos são montados e espalhados e em uma das localidades, Phoenix, Arizona, o grupo de Bobby Drake se vê em confronto com Magneto (lembram lá atrás que eu disse que do nada o Magneto sumiu? Bom... aqui está a resposta!). Após uma batalha inexplicavelmente brutal, X-23 acerta Erik que novamente, desaparece.


Magneto retorna para a lanchonete pra fazer seu lanche, para surpresa da Jean e diz para ela que ele saiu achando que tinha visto velhos conhecidos. A cena termina com a cidade onde estão em chamas, com a forma da Fênix, tendo a Jean vendo isso enquanto o Erik faz o seu lanche (pois é, louco assim mesmo).

Na edição 03, desenhada pelo Joe Bennett, vemos a Jean dentro de um ônibus espacial em queda e atingindo o mar. No momento em que ela se afoga, ela percebe que nada daquilo era apenas um pesadelo, por ela ter desmaiado no meio do supermercado, próximo do mostruário de galões de água. Desesperadamente ela sai correndo de lá e entra em seu carro que não liga o motor.

Enquanto isso, no cemitério Cockrum Hill (eu já disse que amo referências, pois é...), Kitty Pride, Logan, o jovem Ciclope, Fera e Dani Moonstar estão indo comprovar uma teoria não aceita. E que logo se mostrou real. O caixão onde estava Jean Grey Summers estava vazia e mais do que nunca, Kitty Pride sabia que precisaria do Cérebro pra saber onde estaria sua amiga ressuscitada. Porém com o Cérebro avariado e seus telepatas desaparecidos e tombados, só existia uma pessoa na mente dela que ela sabe que deveria recorrer.

E eis que entra em cena Emma Frost, que após um papo cheio de farpas entre ela e Kitty Pride, Emma diz que ela também viu a Fênix e que tem ciência do retorno da Jean mas que ao primeiro momento, ela não sabe onde ela estaria. Entretanto, devido ao antigo laço forte que mantinha com o falecido Scott Summers, ela sabia que ele pensava na Jean ainda e que, por algum momento, deixa a entender que ela sentiu a presença do Scott Summer no meio do Novo México, no deserto. E onde estaria o Ciclope, Jean também estaria.

De volta ao lugar onde a Jean se encontra, que agora sabemos que é algum lugar do Novo México, Jean está em uma oficina, tendo o seu carro sendo consertado por ninguém menos que sr. Tapa-Olho, ou Logan (wtf???). Em um pequeno papinho com a Jean, ela se descontrola e usa sua telecinese sem querer contra o carcaju, que mostra pra ela pra não se preocupar, porque ele se recupera fácil. Mais tarde, deixando o carro na oficina, Jean se vê perseguida, a noite, por alguém do escuro, que logo se apresenta a Fênix, na forma de Jean, e que elas precisavam bater um papinho.


Enquanto isso, no meio do deserto do novo México, sem muito o que ver ali, a equipe da Kitty Pride está no local. Enquanto Kurt fica frustrado e acredita que Frost os enganou, Magia percebe a presença de algo e evocando sua espada mística, revela um domo gigante, que uma passagem e todos ficam com cara de "devemos desculpas a Emma Frost" (acho melhor pedirem desculpas rapidinho mesmo!)


 Na edição 04, com arte de Ramon Rosanas, os X-Men entram no domo gigante e encontram uma cidadezinha em chamas. Os dois Homens de Gelo tentam fazer algo, mas Kitty os alerta que era desnecessário e de repente, aparecem alguns dos X-Men que morreram a algum tempo e os grupos se enfrentam.

Após um tempo, eles conseguem ver a lanchonete e saindo de lá, veem a falecida amiga, Jean Grey, colocando sacos de lixo pra fora. Enquanto conversam entre si, descobrindo que o local onde eles estão nada mais é do que um Ovo da Fênix. Dentro da lanchonete, Jean está tendo um papinho com a sua amiga e chefe, Annie, sobre o dia estar mais devagar, sobre o Mr. Howlett e sobre ela estar preparada ou não para algo maior do que ela espera.

E lá fora, após os X-Men perceberem que a Fênix está preparando o seu próprio renascimento, usando o corpo da renascida Jean e que tudo que ela quer é caos, que todas as manifestações que eles viram atacaram eles, eram um tipo de pedido de socorro da velha amiga pra impedir o renascimento da entidade (onde será que já algo assim antes.... aaah, ssim! Vocês vão se lembrar dessa mesma ideia na saga Massacre!)! Nesse mesmo tempo, como se soubesse, surge a grande ave flamejante em cima da lanchonete, encarando os mutantes, como se os desafiasse.


Eles decidem que devem mandar apenas uma pessoa para conversar com a Jean e não lutarem. E mesmo que o jovem Ciclope ache que esse direito cabe a ele, por se tratar da moça que a ama, o velho Logan diz que aquela não era a Jean dele e sim a Jean Grey da sua realidade, que se apaixonou pelo Ciclope e pelo Logan, e que cabe a ele essa tarefa, porque ele pode fazer o que for preciso pra salvar o mundo do grande perigo que correm. E nesse momento, Kitty concorda com o velho carcaju e o deixa entrar, assim como a Fênix o observa indo em direção da lanchonete e encontrar com a sua amada.


E, na grande conclusão, a edição 05, ilustrada pelos artista Francis Yu e Joe Bennett, (gente, peço um minuto de atenção pra quem estiver lendo isso, se puder colocar um daqueles fundos de ópera dramática, talvez um Moon Night Sonata, porque o que vou descrever aqui é uma cena com teor homérico! Sério!) Logan entra na lanchonete e a vê no outro lado do balcão. Enquanto, a Jean vai atende-lo, Logan procura um jeito, de forma calma, dela se lembrar dele.

Nesse momento, a chefe do local Annie se irrita com o cliente baixinho e impede a todo custo que ele continue com a conversa. E em uma ação rápida, Logan rasga o pescoço da Annie.


E enquanto ele apenas paga pelo café e a Jean completamente assustada, Annie se levanta e revela quem ela é de fato! E eis o mistério resolvido, ela É a Fênix (falei pra vocês prestarem atenção na Annie). E Logan dá a última cartada pra fazer a Jean se lembrar. E ele consegue!


No meio de uma grande explosão, Logan é arremessado de volta para os seus amigos (com direito a Logan fazendo piada de que "ela se lembra!"). Na melhor cena de Daenerys no meio das chamas, vemos Jean Grey, a DARK FÊNIX toda majestosa.


Mas para surpresa de todos, que esperavam uma investida da Jean, ela apenas chega no meio deles, após ter dado um grande salto, e diz: "Olar!"

Uma das coisas que a Jean pergunta é por que o Scott está tão novo. O jovem Scott responde que ele não é bem quem ela acha que ele é. E entre conversas amigáveis, a entidade Fênix emerge de dentro dela e assume a forma da Annie. Kitty ordena que ninguém ataque, porque aquela luta era da Jean.

Resumindo a conversa, Jean se lembra tudo novamente. A Annie era uma amiga dela que havia morrido quando ambas tinham 12 anos. A partir disso, todas as suspeitas eram verdadeiras, a Fênix realmente estava buscando um método para voltar desde os eventos de X-Men vs Vingadores (isso mesmo!) e que apenas ela era a hospedeira perfeita. E com algumas chantagens, que vão desde mostrar os pais dela, sendo trazidos de volta, até o momento que muitos esperavam que fosse acontecer! Ele voltou! Ciclope também foi ressuscitado pela Fênix. Porém, a coisa não sai do jeito que a entidade esperava. Jean não acreditando o ataca, achando que fosse uma ilusão, mas sim, era ele mesmo, com o uniforme de revolucionário. Apenas a imagem dessa parte é necessária para vocês verem o quão tocante é.


E então, em um momento de despedida, Jean Grey deixa Ciclope morrer novamente, revelando a verdadeira forma decomposta de seu corpo. E mais calma, Jean agradece a Fênix, por ela ter dado a chance de se despedir de seu falecido marido e grande amor.

Após uma longa conversa sobre ela entender que na verdade, a Fênix a escolheu por um motivo, que ela diz que não está com ela própria. E a Fênix responde que com ela, ambas podem criar o que quiserem, defenderem o quem quiserem, mas que precisam ficar juntas.


Sem a Fênix, que a Jean irá morrer. E a Jean está tranquila quanto a isso e que aceita esse destino. E com grande tristeza, a Fênix entende o desejo da Jean e se apaga! Jean chora! Todos choram!


Só posso dizer uma coisa: CA-RAM-BA! Que arco! Que final! Acredito que era isso que muitos fãs dos mutantes precisavam, de uma história que pudesse dar o devido ar de um retorno digno para a personagem.

Aguardem pela próxima matéria onde vou apresentar os acontecimentos paralelos no título da Jean Grey 10 e 11. Acompanhem isso e vamos todos fazer um coro para a Panini Brasil produzir material digno e diferenciado para esse arco, porque realmente merece!

Até a próxima matéria!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus