sábado, 25 de julho de 2009

SDCC '09: Desgraça pouca é bobagem para os X-Men

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!
* Artigo escrito por nosso colaborador Fernando Saker

Que a San Diego Comic-Con é um dos maiores eventos (se não o maior) ligados à área das HQs, não restam dúvidas. O evento tem tamanha importância que hoje já abrange outras mídias de entretenimento, como os videogames e filmes de Hollywood, não poucas vezes contando com figurões dessas áreas dando as caras por lá. Com tanta importância e com tantos visitantes, quer oportunidade melhor para a Marvel revelar pro público o que o futuro reserva para os mutantes?

Para responder isso, o evento contou com um painel para falar sobre os títulos ligados aos X-Men, contando com as presenças dos roteiristas Matt Fraction, Peter David, Marjorie Liu, Daniel Way, Jason Aaron e a dupla dinâmica Craig Kyle e Chris Yost. E a julgar pelas novidades anunciadas pelos roteiristas, uma coisa é certa: não importa o número de tragédias pelas quais os X-Men passaram nos últimos tempos, a coisa sempre pode ficar pior.

No caso de X-Factor, Peter David não anunciou grandes novidades. A edição 50 da revista, segundo ele, amarrará todas as tramas presentes e futuras do título, dando uma resolução a elas e preparando o caminho para o ano seguinte. No mais, o roteirista foi elogiado pela iniciativa do beijo gay entre Rictor e Shatterstar, mas não encontrou o mesmo apoio em relação ao romance entre Madrox e Layla, pelo Homem-Múltiplo ter convivido na maior parte do tempo com a jovem quando ela ainda era uma criança; embora Layla agora seja “de maior”, David concordou que a situação é complicada, afirmou que ela não chegou a dormir com Madrox, e que Jamie decidirá interromper o romance, pelo menos por um tempo.

Poucas novidades também em relação a Uncanny X-Men, embora relevantes. Matt Fraction evitou dar grandes detalhes sobre o final de Utopia, o crossover entre os Vingadores de Osborn e os X-Men, dizendo apenas que "com certeza, ninguém espera por esse final". A grande novidade do autor foi o arco que se seguirá ao crossover, chamado Nation X, que trará o retorno de Magneto, planejado desde seu ataque aos X-Men na edição 500 da revista. Além disso, ele anunciou que há planos grandes para a x-woman Psylocke, e que pretende manter o título mostrando todos os X-Men em rotatividade, ao invés de se focar em uma sub-equipe específica.

Mas quem pensava que Utopia seria o único grande evento dos X-Men em 2009 enganou-se: eis que Kyle e Yost anunciaram que, ao lado de Mike Carey e Zeb Wells, estão preparando para outubro deste ano a nova saga mutante: Necrosha!! E apesar do nome tosco, a história parece bem promissora...

Necrosha na verdade é um evento que se desenrola principalmente em X-Force, mas também terá impactos nas revistas X-Men Legacy e New Mutants; segundo os roteiristas, será um crossover ao estilo Massacre de Mutantes, onde não é necessário ler todos os títulos envolvidos para entender a história, mas ler os três ajuda a ter uma visão completa dos fatos. O crossover traz como pano de fundo o exército de zumbis tecnorgânicos reunidos por Selene, a Rainha Negra. Embora o foco principal da história se desenrole em X-Force, veremos nos outros títulos os Novos Mutantes enfrentando fantasmas do passado (e um deles, a julgar por uma ilustração divulgada, parece ser um certo adolescente loiro falecido já há muito tempo...) e a relação entre Magma e Selene, bem como Vampira encontrando uma certa figura conhecida mas não revelada, agora aliada à Rainha Negra... segundo Carey disse em outro painel, "se a Vampira perguntasse se quem vem por aí é amigo ou inimigo, a resposta seria: ambos".



Ah sim, caso não tenham notado, Necrosha rima com um certo lugar fictício exterminado com milhões de mortes no Universo Marvel... Coincidência? Kyle e Yost dão a entender que não...

De resto, Jason Aaron anunciou o título Wolverine: Weapon X, que se passará num sanatório mental com um homem chamado Logan que acha que enlouqueceu (será o mesmo Logan que nós conhecemos?), Marjorie Liu anunciou que Daken enfrentará tempos difíceis em Dark Wolverine e veremos a reação dele a isso, e Daniel Way também falou de Deadpool #900, com o mercenário maluco decidindo virar heroi e se juntar aos X-Men.

Por fim, numa das perguntas no painel, os roteiristas responderam com que personagens gostariam de trabalhar. Aaron escolheu o sumido por aqui Fantomex, David disse que gostaria de usar o Noturno nas histórias do X-Factor, e Kyle anunciou que não só gostaria de usar o Deadpool na X-Force, mas que vai usá-lo. A resposta de Fraction: "Não posso responder, porque essa pessoa vai voltar", mas não no seu título... Seria uma ruiva superpoderosa dada como morta? Uma jovem judia presa numa bala gigante? Um irlandês que sabe se fazer ouvido? Façam suas apostas!

Enfim, no saldo geral, dias sombrios vêm para os X-Men, com a volta de Magneto e com a chegada de Necrosha. Dias sombrios para eles; dias de grandes histórias para nós... pelo menos assim esperamos!

Fernando Saker

comments powered by Disqus