segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cable & X-Force: Velhos Inimigos


A jovem Esperança Summers, filha adotiva de Nathan Summers, o Cable, foi levada a um futuro apocalíptico pelo antigo mentor e parceiro de seu pai, Blaquesmith. Lá, ela encontrou a versão futura de si mesma, que tinha articulado com Blaquesmith um plano para ampliar as capacidades precognitivas de Cable e evitar essa linha temporal em que se encontram. Infelizmente, o plano se mostrou ineficaz e eles resolveram enviar a jovem de volta ao presente para salvar seu pai adotivo e entregaram a ela uma arma psíquica chamada Psimitarra para drenar o excesso de energia psíquica que está prestes a matá-lo. É uma corrida contra o tempo e através do tempo trazida até nós pelos roteiros de Dennis Hopeless e desenhos de Salvador Larroca em Cable & X-Force #14 e Gerardo Sandoval nas edições #15 e #16. Essas três edições, publicadas originalmente nos EUA, foram reunidas aqui no Brasil em X-Men Extra #9 e #10 pela Panini.

A tecnologia temporal  tinha suas limitações, contudo, e ela não foi capaz de deixar a jovem perto da Mansão dos Vingadores, onde seu pai se encontra aprisionado. Enquanto ela se dirige para lá o mais rápido possível, a X-Force enfrenta os Fabulosos Vingadores para libertar o seu líder. No interior da mansão, Alex Summers, tio de Cable e líder do esquadrão residente no local, parece em dúvida se deve libertá-lo ou não depois de ter visto com os próprios olhos o futuro que Nathan diz querer evitar. Wolverine, que também faz parte desta equipe, diz que não quer lutar contra velhos amigos e defende a libertação dele e, antes que Alex tome uma posição, a telecinese de Cable se descontrola novamente.

Nos jardins da mansão, a X-Force começa a levar a pior. Esperança chega ao local e encontra Logan guardando a porta. Ele a deixa passar quando percebe que a mansão está prestes a vir abaixo por causa da telecinese descontrolada de Cable. A jovem encontra seu pai adotivo e crava a Psimitarra em sua testa, causando uma grande onda de choque psíquica que varre tudo em volta.


Natham se recupera e Alex reconhece que há assuntos que só a X-Force é capaz de lidar adequadamente. Então, ele permite que Cable e Esperança se retirem com os demais.

Quando avistamos a equipe novamente, ela se instalou em um novo QG sob a Reserva Indígena Cheyenne de Montana. Ali, Dr. Nemesis e Forge constroem um dispositivo capaz de explorar o cérebro de Cable e capturar suas premonições, facilitando a explicação delas para todo o grupo. O cérebro de Forge é utilizado como "cobaia" no procedimento enquanto ele dá apoio logístico a duas missões simultâneas da X-Force. Uma é com Cable e Esperança, que estão prestes a enfrentar os Carniceiros no deserto australiano e devem desarmar uma bomba que seria utilizada contra mutantes no dia seguinte. A outra é com Colossus e Dominó, que devem evitar um assalto à Fortaleza Trask nas florestas nevadas do Colorado para que um robô Sentinela não mate a todos.

Infelizmente, Forge sofre uma estranha convulsão e cai inconsciente. As missões se complicam demais sem sua ajuda mas um problema bem pior está por vir: o mapeamento do seu cérebro trouxe de volta seu pior inimigo, a entidade conhecida como Adversário, que se escondia lá.


No Colorado, um Sentinela é abatido graças a uma série de estratagemas improváveis mas uma grande explosão ocorre na Fortaleza Trask e ela é soterrada por uma avalanche de neve. Felizmente, Dominó e Colossus escapam ilesos. No deserto australiano, outro artefato explode e Cable e Esperança são salvos por um escudo telecinético feito pela jovem por puro reflexo, pois a utilização da Psimitarra fez com que ela absorvesse os dons telecinéticos do seu pai e agora eles precisam enfrentar os Carniceiros desarmados. Eles conseguem sobrepujar a grande maioria mas, como último recurso, seus inimigos são agrupados à força numa única e grotesca criatura. Enquanto isso, no QG da X-Force, o Dr. Nemesis entra para dentro do cérebro de Forge e consegue encontrá-lo apenas para descobrir que agora a psique dele pertence ao Adversário.


Temos aí mais uma sequência razoável de histórias, com o principal objetivo de oferecer um entretenimento honesto. Como já mencionei antes, gosto de como o escritor Dennis Hopeless promove a interação de seus personagens entre si e coloca bons "ganchos" no final de cada capítulo. Nesse caso, gostei também dele ter revisitado dois vilões marcantes para os X-Men, os Carniceiros e o Adversário. Curiosamente, a primeira aparição de ambos se deu mais ou menos na mesma época. Quando os X-Men enfrentaram o Adversário no evento "Queda dos Mutantes", recentemente republicado pela Panini, a equipe mutante foi dada como morta e se refugiou no deserto australiano, onde enfrentou os Carniceiros e se apossou da base que pertencia a eles. Vejo a X-Force, nessa atual fase, como uma espécie de "True Lies" mutante devido ao humor involuntário de alguns momentos. Isso não é demérito pois gibis devem ser, acima de tudo, diversão.

O desenhista Salvador Larroca mostrou a grande competência de sempre e achei que Gerardo Sandoval fez um trabalho melhor mas ainda me incomoda um pouco a tendência dele de utilizar "splash pages" com "dentes rangentes" nos vilões que desenha.

comments powered by Disqus