sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O que permanece com o final de Axis e os teasers da novíssima Fabulosos Vingadores

* Informações inéditas no Brasil e EUA!

É difícil pontuar como bom ou ruim a nova saga promovida por Rick Remender em seu carro chefe, Fabulosos Vingadores. Já vi altos elogios em alguns sites americanos, assim como pesadas críticas a premissa em outros. O fato é que antes do enredo chegar ao fim, a minissérie AXIS já estremeceu a base de alguns canônes da Marvel e mesmo após ser pontuada, mexerá no status quo de alguns dos heróis (e vilões). Então, passado seu momento, o que muda de fato no mundo Pós-Axis?


Sem delinear muitos detalhes da trama, já que vai se falar dela no Mutação em Debate esse ano e teremos a tradicional cobertura dela quando chegar ao Brasil no final do ano que vem, há algumas coisas você precisa saber para entender as mudanças que se perpetuam. O Caveira Vermelha (agora numa versão, Massacre Vermelho) deu inicio a um audacioso plano de espalhar o ódio a um nível mundial e quem sabe até começar assim uma Terceira Grande Guerra. Os heróis tentaram impedi-lo em sua atual base de operações, Genosha, e acabaram sendo atacados por Sentinelas Starks (construidos por um Tony mentalmente manipulado e usufruindo de seu conhecimento durante a Lei de Registro de Super-heróis). Para vencer essa nova ameaça, coube a Magneto reunir uma trupe de vilões (Homem-Absorvente, Carnificina, Deadpool, Destino, Encantor, Duende Macabro, Loki, Dentes de Sabres e alguns outros) para combater os Sentinelas Stark com mais chance de vitória. A próxima etapa do plano seria atacar diretamente o Caveira Vermelha com um feitiço (isso foi tentado mais de uma vez) promovido pela Feiticeira Escarlate e o Doutor Destino. A ideia era de que a pequena parcela de consciência do Professor Xavier existente em seu cérebro pudesse sobrepujar a do Caveira Vermelha. Mudaria o eixo do cérebro, causaria uma inversão.

Todavia, o plano não saiu exatamente como se previa. Se por um lado o Caveira Vermelha caiu incosciente sem sabermos se sua consciência foi invertida, por outros heróis e vilões notadamente começaram a mudar suas tendências. Foi assim cresceu na mente de Tony Stark a versão de um empresário inescrupuloso. Carnificina e Duende Macabro ganharam minisséries próprias como heróis. Deadpool virou um tipo de monge pacifista, o Zenpool.O novo Capitão America Sam Wilson vira um facista. Doutor Destino criou seus próprios Vingadores para combater as vilanias da Feiticeira Escarlate. Coisas desse tipo.


Ao final de tudo, AXIS termina neste mês de Dezembro com algumas cenas pra lá de inimagináveis. Sam Wilson e o envelhecido Steve Rogers (usando a sua outrora armadura de combate) entram no pau. Thor se torna não merecedor do Mjolnir e é Loki quem o uso (por um breve momento) pra dar uma lição no invertido irmão. O Zenpool convence o novo Apocalipse (na verdade, o Genesis) a lutar no lado dos bonzinhos. Toda essa improvável união entre heróis e vilões  culmina num contra-feitiço para deixar as pessoas como eram antes. Mas a verdade é que nem tudo ficou.

Ao perceber a tramoia, Tony Stark usou um tipo de campo de força protetor para não ser influenciado. De tabela, dois personagens acabaram não afetados também. Destrutor continua malvadão. Dentes de Sabre deixou de lado sua faceta psicopata. E Stark continua em sua revista mensal dando muito trabalho (principalmente ao Matt Murdock).



As consequências do Axis, no entanto, não param por aí. Vocês devem se lembrar que o tal alardeado resultado do exame de paternidade místico de Magneto saiu bem no meio das confusões desta trama (Não sacou ainda, veja aqui!). Bom, e parece que quando a Fabulosos Vingadores recomeçar para o ano teremos justamente esse enredo como um dos plots principais. Confira os Teaser de Mercurio e Feiticeira Escarlate que sairam essa semana e quem devem ser os outros membros dessa equipe mista:





Sinceramente, como nunca fui fã do Rick Remender, não estou esperando muita coisa de AXIS, apesar de que algumas partes me alimentam alguma curiosidade. E a questão que parece mais polêmica, a dos filhos de Magneto, vale lembrar que originalmente Wanda e Pietro não eram filhos do mutante alemão. A própria paternidade do Magneto foi um reboot que está sofrendo do mesmo remédio graças a fama que os mutantes foram adquirindo nos anos 70 e 80. Agora, o quão os cinemas vão traçar o novo status quo desses dois é algo que ainda será visto.

Coveiro

comments powered by Disqus