quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Teia do Homem-Aranha: Vilões nível D em estilo classe A+



Existe uma máxima nas histórias em quadrinhos que diz "não existe personagens ruins, apenas péssimos roteiristas". E sinceramente, ao saber de uma série mensal reunindo os vilões mais meia-boca dos Homem-Aranha. Eles deveriam ser o sexteto sinistro, mas só tem cinco membros... e apesar da pinta de perdedores, não dá pra ressaltar que com os roteiros primordiosos de Nick Spencer eles são os Inimigos Superiores do Homem-Aranha.

Quem comprou a edição 4 da Teia do Homem-Aranha Superior, deve ter achado que o ponto alto da revista seria o crossover especial com o Hulk, X-Men e o Cabeça de Teia. Afinal, uma história com o Bumerangue, Schoker, Corisco, Turbo e a nova Besouro só podia ser um fill-in. Mas aí que a maioria se engana. Com uma premissa que pode a principio se passar como um Thunderbolts generico, esse título é de um primor narrativo acima da média e um humor bem original.

São todos ali bandidos pé-rapados, que foram unidos por Fred Myers, o Bumerangue, com novo uniforme e nova atitude. Ele tem um plano pro grupo, junta ex-companheiros do malfadado sindicado do crime e alguns novos colegas para formar um bando mais determinado. Ao menos, o mais determinado que aquelas figurinhas podem ser. Bumerangue promete aos companheiros um grande plano para enriquecê-los de vez, mas a grande verdade é que ele próprio está enrascado nessa. Em conluio com o Camaleão na cadeia, trama para os amigos apenas o libertar e em troca conseguir um item "mitologico" entre a bandidagem - A cabeça decapitada do Cabelo de Prata (vilão antigo dos anos 80, se você não lembrar há uma recapitulação aí).

Conseguindo se aprofundar em cada membro, o roteirista rapidamente dá silhuetas que até então poderiam passar desapercebidas até pelo fã mais hardcore do Aranha. Corisco é aquele encrenqueiro que sempre conta vantagem, mas quando a coisa aperta é o primeiro que sai de cena, sempre soltando uma hilária onomatopeia bem aguda. Já o Shocker que sempre levou a fama de covardão, menos esperto e sempre azarão, não tem como fugir da linha, apesar de ser o primeiro que talvez perceba a mutretagem na liderança do Bumerangue. Turbo é o cara necessário, é o motorista da fuga, aquele que não vai se arriscar se a coisa apertar. Já a nova Besouro tem que aguentar esses marmanjos, mas parece não ter problemas com isso se tiver um wifi estável pra ficar zapeando no seu celular.


Mas o centro da história fica mesmo por conta do Fred. Após convencer o grupo a fazer um esquema pra o Cabeça de Martelo (na verdade, o Camaleão disfarçado) e conseguir o dinheiro da fiança, ele quer dar certo desta vez, sem os grandes e clássicos vilões mais conhecidos dizendo o que eles devem fazer. Seus planos a principio não são nada ousados, chegando ao cúmulo de extorquir um bom restaurante em troca de comida. Mas a pressão do Camaleão para obter o que quer é grande. Gera até uma das cenas mais divertidas das primeiras histórias, em que o russo se passa pelo Justiceiro e bota o pequeno bando literalmente a correr (ao mesmo tempo que acaba dando ao Bumerangue a falsa fama de ter sobrevivido a um ataque do temível vigilante). O advogado de Myers também parece não ajudar muito, mas o que esperar de alguém que resolve representar esse vilão?


Pra se manter na condicional, Fred ainda tem que atender a uma solicitação da justiça - Ser acompanhado por um tutor. E quem melhor do que o ex-companheiro do sindicato, Abe Jenkins, o Mach VII? A reação de Myers quando descobre isso é hilária. Vale lembrar que os dois já trabalharam recentemente, na fase dos Thunderbolts de Jeff Parker. E apesar do exemplo do ex-amigo que virou herói e do tempo em que esteve do lado bom da lei no ano passado, o Bumerangue no fundo do fundo não quer mudar de lado. Na verdade, ele até comenta que no meio da vilania, esse esquema de herói vira-casaca é a maior trairagem de todos os tempos. Só que ele tem que manter as aparências, participar de grupos de auto-ajuda a pedido de Jenkins e ser abraçado por um homem-hipopotamo arrependido. Já o grupo quando descobre que as autoridades estão bem atentas aos passos de Myers, decide votar e colocar ele fora do grupo. Obviamente, Fred vai dar seu troca e comunica discretamente a existência e o plano do "Sexteto Sinistro" de invadir a casa do Coruja pra pegar a cabeça do Cabelo de Prata a seu tutor. É aquela velha lógica de ladrão que rouba ladrão. Junto com Mach VII, Fred volta o jogo pra seu lado mais uma vez. O bando traidor terá que lidar com Luke Cage e Punho de Ferro.


E assim, em três únicas edições, esse título dos Inimigos Superiores do Homem-Aranha me conquistou de imediato. Eu não dava nada por Nick Spencer dado seus ultimos trabalhos, mas aqui dá pra ver um brilhantimo impar ao rapidamente fazer com que esse monte de buchas - e ressalto, inclua o Schoker aqui - acabe interessante. Apesar de ter recentemente acabado lá fora, a revista foi elogiada do começo ao fim e pelo que já mostrou aqui, não tem como não deixar de recomendar.

Coveiro

comments powered by Disqus