quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A Marvel e seus especiais de Natal



E é chegada aquela época do ano em que todos os coração se confortam e se tornam mais tenros, cheios de boas lembranças de outros tempos. Para os leitores da Marvel , a sensação não é diferente em relação aos gibis. Afinal, quem não lembra daquela história do seu personagem preferido durante o Natal. Leitores dos X-Men e Homem-Aranha certamente tem muitos exemplos aí para lembrar, mas a verdade é que até os Vingadores Centrais já tiveram seus especiais natalinos. O fato é que a Marvel já teve muitas edições especiais até reunindo histórias fantásticas de seus personagens e o fim de ano. E aproveitando o ensejo do dia de hoje, que tal lembrar as principais revistas que a Marvel já teve no tema e que tinham capas fantásticas.



Das mais antigas, certamente as edições especiais  Marvel Treasury Special com o subtítulo de Giant Superhero Holiday Grab-Bag merecem destaque. A primeira foi lançada em 1974, com os nomes mais pesados da época dos quadrinhos – Ross Andru, Wally Wood, Gene Colan e, claro, o rei Jack Kirby.  Quarteto Fantástico, Demolidor, Vingadores e até Namor estrelavam essa edição especial de Natal. No segundo número, lançado em 1975, tivemos George Tuska, Herb Trimp, Billy Graham e – olhem só – Steve Dikto. Desta vez, além do Homem-Aranha teriam espaço o Hulk, Doutor Estranho e Luke Cage. O terceiro volume lançado em 1976 na verdade fazia parte da numeração normal da revista Marvel Treasury Edition, no caso, a número 13 e contou com uma história só desenhada por Gil Kane.

Depois desse terceiro número, passou-se um bom tempo sem a Marvel lançar outra revista exclusiva de natal com seus personagens. Todavia, ao longo dessas décadas não era incomum encontrar capas temáticas no mês de dezembro sobre o Natal. Certamente, você se lembraram de algumas delas:


Vale chamar atenção no entanto para algumas capas dos anos 80 que foram exclusivamente publicadas pela Marvel UK. Uma em particular que chama bastante atenção é a versão alternativa da edição final das Guerras Secretas com um insano Doutor Destino desejando Feliz Natal.



Então, veio os anos 90 e muitos vão se lembrar da Marvel Holiday Special, que começou em seu a ser lançada em 1991. A primeira teve uma capa dupla muito bacana desenhada por Arthur Adams, arte interna do saudoso Dave Cockrum e roteiro de Scott Lobdell . Reuniu conto dos principais ícones dos anos 90 – Thor, X-Men, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha até Justiceiro - em histórias tipicas de natal. Durou até 1996.




Apesar do grande lapso de tempo, Marvel Holiday Special retornou em 2004 com uma das capas mais marcantes do Homem-Aranha dentro deste tema. Neste número temos os talentos de Duncan Rouleau , Takeshi Miyazawa e do brasileiro Roger Cruz. Durou até 2007, mas em 2011 teve uma outra edição isolada que não teve continuidade em 2012. Em 2010, a Marvel Holiday Special foi lançada apenas no formato digital com o nome “Marvel Digital Holiday Special” em três números, uma história em cada.



Uma outra revista também natalina da Marvel foi lançada entre os períodos de 2010 a 2011. Marvel Holiday Magazine teve sua primeira edição lançada em Janeiro de 2010, basicamente contendo antologias da Marvel e um conto inédito de Natal dos X-Men. Mas em 2011, tivemos ao todo quatro números contendo contos distintos com heróis diferentes em cada edição – Wolverine, Homem-Aranha, Nick Fury e Coisa. Foi a última coletânea de especiais de Natal até o presente momento.


E vamos encerrando por aqui! Quem nos acompanha no Facebook já deve estar curtindo nos últimos dias a nossa leva de postagens de Natal. Esperamos que estejam se divertindo. E é muita diversão que desejamos a todos os nossos leitores que vem nos acompanhando ao longo de... olhe só... quase uma década. Feliz Natal e a gente se vê ainda próxima semana com a nossa já tradicional retrospectiva.

Até lá

Coveiro

OBS: Feliz Natal Bonus!

comments powered by Disqus