terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Pantera Negra: Uma nação sob os nossos pés - Livro 3

Quando o auge da revolução que tomou conta de Wakanda e colocou o Rei 'T'Challa contra a parede e o obrigando até mesmo a tomar atitudes que pessoalmente repudiava, eis que a solução veio do Além. Após passar um tempo de provação no Djalia, uma espécie de mundo espiritual africano, eis que Shuri (que descobrimos que estava num estado de estase chamado "Morte em Vida" desde as Guerras Secretas) voltou. Agora transformada ao conter todo o conhecimento da história de Wakanda, a outrora Rainha se aliará ao irmão para trazer a unidade de volta a nação governada por anos por seus antepassados.



A revolta se tornou algo que nem mesmo aqueles que pregavam uma revolução em Wakanda como o professor  Changamire, da Birnin Azzaria, se mostravam felizes, mas viu seu discípulo que liderava a revolta cair no mesmo erro de supostos libertadores do passado. Já Shuri, após visitar sua mãe ainda em coma no hospital, foi se reunir com o seu irmão e rei em Birnin Zana. Shuri afirmou que não era tempo pra Vingança, mas para salvar o pais. Sabia que Wakanda não poderia lidar com o poder de fogo de dois lados revolucionários juntos e sabia que teria que impedir a união de Tetu e Zenzi com as Anjos da Noite. Ela tambéme viu em Changamire a possibilidade de ter um trunfo pro futuro.

Enquanto isso, Ayo e Aneka se reunião em video conferência com Tetu exigindo um comportamento melhor das suas tropas com as mulheres caso quisesse de fato aquela aliança. O revolucionário místico tentou apelar para as dificuldades de manter suas tropas na linha em tempos de guerra, mas afirmou que tentaria. A discussão terminou com algumas farpas trocadas e deixou as Anjos da Noite ainda mais em dúvida sobre o caminho a tomar. A Mãe delas tentou aconselhá-las a não se tornarem igual aos Reis que ela combatiam ao desertarem. Já Tetu e Zezi viram que as Anjos não eram confiáveis, não como as tropas deles que estimulados pelo poder de Zenzi demonstravam ser soldados fieis ainda mais cegos pela raiva.

Mais adiante, Aneka resolveu devolver a Wakanda os Cães de Guerra que tinha como prisioneiros, mas aproveitou para deixar uma mensagem a todos de que eles deveriam deixar as Terras Jabari livres, agora tidas como um povoado só composto por mulheres que buscaram refugio do mundo dos homens. Ainda confusa por deixar sua pátria para trás, Aneka correu desconsolada pela floresta e foi surpreendida por uma série de pássaros que se juntaram e deram forma a Shuri. Ayo chegou com a armadura logo depois, atirando primeiro e perguntando depois. Shuri respondeu a altura com todo o seu poder e, no final, foi reconhecida por ambas como sendo sua ex-Rainha. Shuri estava ali para alertá-las da possível traição de Tetu e tudo que pediu foi que elas não fizessem a tal aliança.



Já se preparando para a chegada do exército de Tetu, T'Challa começou a elaborar seus planos de contramedida para proteger a Cidade Dourada. Primeiro, foi conversar diretamente com Changamire. T'Challa teve uma conversa aberta sobre como ele encarava o peso do Reinado e começaram a discutir um paralelo da situação com o livro American Slavery, American Freedom, onde há o dilema sobre ser um Rei colocando uma nação sob seus pés. Então, T'Challa pediu ajuda a ele na situação, mesmo com Changamire não sabendo como fazer. O Rei só queria que ele lembrasse ao seu povo como são excepcionais.

Como previsto, as Anjos da Noite decidiram comunicar a Tetu o fim da Aliança contra Wakanda. Agora, T'Challa precisava de um último recurso para prevalecer contra o poder psíquico que Zenzi tinha sob seus soldados e com isso foi até a Necrópole encontrar os espíritos dos antepassados. Já às portas de Birnin Zana, o Pantera Negra e Shuri tomaram a dianteira pra defender as muralhas contra o exército revolucionário. Shuri, por sinal, revelava uma nova gama de poderes que impressionou o irmão. Só que o outro lado não economizava também em poderes excepcionais. Tetu era místico e capaz de abrir buracos no chão que consumiam os Cães de Guarda. Já Zenzi comandava com ainda mais força seus homens.



No meio disso tudo, o Pantera Negra usou a sua carta na manga. Após um clarão que chamou a atenção de todos, fez com que uma transmissão ao vivo de Changamire chegasse ao alcance de todos via suas pulseiras. Nas palavras do professor, a revolução não podia seguir com sangue e fogo contra o próprio povo e tentou elevar no coração dos revolucionários o espírito excepcional do povo wakadano. Isso tirou parte do controle de Zenzi sobre os soldados, mas os que ainda estavam presos atacaram com mais ferocidade. Chegaram até mesmo a se transformar fisicamente.

As tropas recuaram e quando os revolucionários transformados foram atrás comandados por Tetu e se viram do outro lado do muro da Cidade Dourada, foram recepcionados por T'Challa, Shuri, Dobra, e outros tantos, juntamente com os espíritos dos antepassados, e derrotaram os inimigos. Tetu achou quer iria ser morto,mas o Pantera Negra o queria vivo para pagar pelo que fez. Em seguida, T'Challa agradeceu e se despediu dos espíritos, alguns rostos conhecidos de outras fases dos quadrinhos como Zuri, W'Kabi, Kwaku, T'Chaka além de outros Panteras Negras do passado.



Na última edição, uma reunião aconteceu em Birnin Azzaria, a Cidade Erudita, onde se discutia o destino de Wakanda. Aneka pediu a libertação das Terras Jabari para serem seu país, mas T'Challa entendia que aquela decisão poderia ter consequências graves demais, pois um país pequeno como aquele teria dificuldades de ser reconhecido pela ONU rapidamente como também estaria a mercê de invasões como todas as outras que Wakanda sofreu até então.



Ayo e Aneka não pareciam muito satisfeitas com o que ouviam na última conversa de ainda serem parte de Wakanda. Como todas "filhas" quando crescem, elas queriam ter sua própria casa. Mais tarde, irritadas ainda quando conversavam na casa de Changamire, elas chingavam T'Challa de Haramu-Fal, ou Rei Orfão, e isso ofendeu a mulher de Changamire. Então, o professor lembrou a elas que hoje em dia, com as últimas invasões, muitos são órfãos em Wakanda assim como seu Rei. Aneka estava confusa ainda, em dúvida sobre o que fazer.

Enquanto isso, T'Challa e seus Cães de Guerra foram investigar para onde tinha ido Zenzi. Captram que ela oi até os limites de Wakanda onde se encontrou com Vanisher e Stane e nunca mais foi vista desde então. Depois, o Pantera Negra foi até sua irmã, pedir desculpas por tê-la deixado tanto tempo presa e confessou que não se via como um Rei, pois isso batia de frente com sua moralidade enquanto herói. Veio então de Shuri a ideia de mudar o governo de Wakanda para um tipo diferente de monarquia. A Dinastia de T'Challa continuaria sendo Reis por direito, mas não um governante, mas sim por um tipo de conselho como um parlamento.

Nas páginas finais, vemos que Ramonda finalmente despertou e abençoou a decisão do filho. Ela viu a convicção voltar para T'Challa ao mesmo tempo que estava feliz por sua filha Shuri estar viva de novo. Por fim, o Pantera Negra se sentia mais livre agora e então pediu mais um favor ao amigo Eden. Assim, foi teletransportado para a América e prestou uma visitinha a sua ex-mulher, a Tempestade.

Com um arco gigante, uma densidade política incomum de se ver nos quadrinhos e com uma conclusão que impactará wakanda daqui pra frente, o escritorTa-Nehisi Coates começou bem ousado, mas de forma acertada na Marvel.  Vamos ver como se dará as próximas histórias em que o Pantera terá mais liberdade de ser o herói que diz querer ser. Nessa terceira parte, tivemos arte de Brian Stelfreeze e Chris Sprouse, muito bem casada com a história. E o encadernado ainda vem com trechos das edições antigas de Novos Vingadores 18, 21 e 24 que mostram um pouco da interação do Pantera Negra com seus antepassados e a "morte" da Shuri.

Coveiro

PS: Veja a parte 1 e parte 2 clicando aqui e aqui!

comments powered by Disqus