quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

O fim de Extermination e a volta do Ciclope


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!


Nem preciso explicar muito porque o título realmente diz tudo. Mas tem uns detalhes nesse fim que valem uma atenção e vou explicar para você e colocar mais perguntas ao que deveria ser um fim de minissérie, com alta taxa de ação!

No artigo anterior, vimos que Ciclope foi atingido pelo arpão do Ahab, certo? Errado! Essa edição já mostra que quem foi atingido foi justamente o Mímico, que ficou no lugar do Ciclope para salvá-lo, antes dele acordar no meio do fogo cruzado. E assim, não explica em que momento o Mímico troca de lugar com o Ciclopinho. Só aceitem o que rolou e é isso! 

Ao invés do Ciclope ouvir o Cable e fugir para tentar consertar as coisas, ele resolve é partir para cima do Ahab. Cable depois até sugere que a Jean tente dominar as mentes dos gêmeos, mas a mente deles está bem bagunçada, graças ao Ahab. Mesmo com a chegada de reforço com a Tempestade, Kitty e mais alunos, eles simplesmente são apenas mais alvos para serem mudados pelos gêmeos.


Com mais uma oportunidade, o jovem Cable convence a jovem Jean de ir com o grupo e tentar chegar nos jovens gêmeos antes do Ahab. Cable explica que eles eram alunos mais jovens da escola e que voltando no tempo para aquele ponto, pode ajudar de alguma forma a virar o cenário da batalha no presente. Contudo, eles veem que Ahab conseguiu seguir eles através do espaço tempo e Jean corre para dentro da Escola e consegue chegar nos gêmeos e conversa com eles sobre seus poderes.


Do lado de fora, Os X-Novinhos e o jovem Cable conseguem derrubar a nave do Ahab e Cable consegue mais tempo para eles para fugirem para o seu próprio tempo. Cable consegue mandar eles para o exato momento quando o velho Fera apareceu, como vimos pelos olhos do Bendis.

Quando todos estão em seus postos, com todas as despedidas feitas, todos com seus visuais refeitos para o exato momento que foram interrompidos, Jean Grey consegue usar sua telepatia e resetar todas as mentes, inclusive a dela, para o momento exato que precisavam estar, como se o Bendis... quer dizer, como se a história não tivesse acontecido!


Enquanto isso, o jovem Cable consegue ter uma vantagem em cima de Ahab, após ter conseguido destruir a nave dele, e o leva de volta para o tempo presente. Chegando lá, todos os membros originais percebem que em suas lembranças, foram inseridas as lembranças de suas contrapartes mais jovens, como se eles mesmos tivessem vivenciado tudo aquilo. Ou, em outras palavras, eles acabaram de ter um déja vú inserido em suas mentes. E a vantagem disso foi para a Jean, que com a lembrança da jovem Jean, ela sabia como neutralizar a influência dos gêmeos. Todos os X-Men mudados em Farejadores tinham retornado ao normal, menos a Rachel. Então, temos aqui uma deixa para uma possível nova minissérie futuramente.


E aqui tivemos o enterro dos mutantes tombados que foram Cable, Mímico e Bloodstorm. Mais tarde, os quatro originais restantes vão para uma lanchonete e resolvem dividir a experiência, mostrarem o quanto aprenderam com determinados erros (isso foi uma direta para você, senhor Fera) e brindarem aos amigos do ontem e do hoje... e um brinde ao Ciclope.

E para finalizar, vemos o Cable reportar toda a situação da missão para alguém, enquanto pega duas bebidas no seu esconderijo. Vemos que esse alguém é o Ciclope, o velho Ciclope, com o uniforme da fase do Cassady. Cable termina dizendo que "finalmente é hora de voltar, pai."


É isso aí! Tomem o retorno não explicado do velho Ciclope ao universo Prime (ou 616, se preferirem). Se vocês adoram tecer teorias até que alguma coisa seja revelada, que comecem os jogos. Mas saibam que possivelmente tudo será revelado nessa edição anual dos Fabulosos X-Men, que contará com o Brisson nos roteiros e a arte do novato Carlos Gomez. Sobre o Carlos, posso dizer com tranquilidade que a arte dele é muito legal e pode proporcionar páginas muito interessantes. Ele vem sendo o artista regular de um dos títulos da Red Sonja e por esse material, você poderá ter um pequeno gosto do que ele mostrar para gente. Em conversa rápida com esse redator, ele se diz bastante animado e não vê a hora de ver o material publicado.

Com relação a teoria de como Ciclope está lá, a minha teoria é que esse Ciclope é da realidade que sabia de tudo e providenciou para que a sua morte nunca existisse de verdade e foi ele, de alguma forma, que pediu ao jovem Cable de fazer o que fez. Mas fica a pergunta: desde quando o Ciclope tramou isso? E se ele não morreu, de quem é aquele corpo? Ou podemos estar diante de um Ciclope pária da realidade e ele que vai assumir o lugar do Ciclope daquela realidade?

Bom, agora é a vez de vocês de formularem suas teorias, mas fiquem ligados que as teorias podem gerar mais perguntas que poderão serem respondidas... ou não!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus