sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Sony quer patentear a tecnologia inovadora usada em Homem-Aranha: No Aranhaverso

A Sony não está de brincadeira nas apostas que está fazendo com Homem-Aranha: No Aranhaverso. O filme animado que estreou ontem nos EUA só é elogios e a inventividade gráfica que rendeu o produto final que vimos nos cinemas pode acabar sendo patenteada pela Sony Pictures Animation. O Deadline descobriu isso e publicou detalhes em seu artigo.



Por motivos óbvios, a Sony se recusou a dar detalhes sobre a aplicação da Patente, mas o Deadline correu atrás e descobriu o que está querendo patentear da técnica:

- Tecnologias exclusivas de renderização e composição que podem modificar artisticamente o sombreamento suave de uma superfície por meio de “quantização estilizada”. Essas tecnologias podem adicionar controles padronizados específicos sobre a quebra de luz e também integrar pontos de meio tom e linhas tracejadas (chamadas “Screentones”).

- Software de linha de tinta que permite a um artista desenhar na superfície do personagem de uma forma que é liberada da geometria subjacente e mais semelhante a técnicas de ilustração. As linhas desenhadas à mão das faces dos personagens são convertidas em geometria e depois ajustadas para controle de animação.

- também inclui o componente de aprendizado de máquina do processo da animação Spider-Verse, que agiliza o processo como uma função automatizada que prevê a posição das linhas no próximo quadro. As linhas extrapoladas simplificam o processo e dão aos animadores uma vantagem para o ajuste fino das linhas.

- A técnica de “abstrações estilizadas da realidade” construídas com ferramentas de sombreamento que criam a ilusão de profundidade em uma superfície plana, a emulação de volumes interiores de edifícios e reflexões gráficas ilustradas.

- ferramentas de iluminação amigáveis ao artista que iluminam interativamente grandes seções de edifícios, mantendo sombras nítidas e duras.

Deixando esse "tecnês" a parte, o que é fato é que a olhos vistos há coisas a mais aí nessa animação que é incomum de se ver em desenhos do tipo feito por outras empresas. É diferente, e é bonito. Essa inovação, no entanto, contou com três diretores - Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman - debruçados sobre o desenho por 3 longos anos até tudo ficar pronto. Como relataram antes ao Deadline, o desafio era realmente trazer algo novo e de ponta a tudo que se sabia de animação até então.

Não sabemos se o escritório de U.S Patents and Trademark vai aceitar ou não o pedido da Sony, mas é fato que o desenho já vem recebendo todos os devidos méritos e sendo nomeado - e com potencial para vencedor - por muitas premiações americanas.

Coveiro

comments powered by Disqus