domingo, 16 de dezembro de 2018

Roy Thomas conta a origem do título "Endgame" da sua história em quadrinhos dos anos 60

Você deve ter lido aqui com no nosso site que o nome Endgame do título do quarto filme dos Vingadores não veio completamente perdido e faz parte de uma história clássica da Marvel dos anos 70. Pois bem, agora o próprio criador desse gibi, Roy Thomas, veio a público (via seu empresário John Cimino que escreveu ao CBR) ressaltar a ideia de onde tirou o título quando escreveu essa história.



Fiquei surpreso e meio satisfeito ao ver que o quarto filme dos Vingadores tem o título secundário de "Endgame". Por uma estranha coincidência, ou seja lá o que for, foi há 50 anos (em 1969) que eu intitulei uma edição de Os Vingadores como "Endgame!". Sim, com um ponto de exclamação e tudo, é claro, porque era assim que fazíamos as coisas naqueles dias.

 Foi o capítulo final de uma história de três partes que viu Kang, o Conquistador e uma nova criação minha, O Grão Mestre, jogando um jogo de xadrez cósmico, usando os Vingadores de um lado - com o novíssimo Esquadrão Sinistro (antepassados ​​do Esquadrão Supremo de hoje), e depois os futuros Invasores (o Capitão América da Segunda Guerra Mundial, Tocha Humana e Submarino) do outro.

De volta ao ensino médio no Missouri, eu aprendi a jogar xadrez através de uma enciclopédia ... e é daí que a frase "Endgame" veio, é claro. O xadrez tem "aberturas", "Meio-Jogo" e o "jogo final". O nome "Grandmaster" veio também do xadrez, já que essa é a classificação mais alta (exceto a de ser campeão mundial) que se pode ter no jogo. No entanto, é provável que ninguém jamais faça um filme usando o título derivado de xadrez que usei em uma edição do Quarteto Fantástico da década de 1970: "Zugswang". Não me pergunte!



A história citada aconteceu nas edições The Avengers 69, 70 e 71, sendo a última a que levou o título Endgame!. Quem acompanhou Roy na arte foi Sal Buscema e Sam Grainger. Nela, os Vingadores participam de uma aventura temporal e confrontam até super-seres de outra dimensão, o Esquadrão Sinistro. Dá alguma dica pra vocês?

Coveiro

comments powered by Disqus