terça-feira, 9 de dezembro de 2014

E eis a verdadeira origem secreta de Tony Stark



As últimas edições da revista mensal do Homem de Ferro tem sido um verdadeiro rebuliço na vida do herói. Ao encontrar no espaço sideral com um robô rigeliano 451 que teve intimo contato com seus pais no passado, Tony Stark descobre que sua própria existência é mais do que parece. Após perder tantos filhos na gravidez, Maria e Howard aceitaram a proposta de 451 de dará-lhes um filho "construido". Sob sua supervisão, o pequeno Tony superou as agruras do risco da gravidez e foi destinado a um plano bem maior pelo robô. Ele seria a "chave" central de uma grande máquina, um constructo chamado o Matador de Deuses, uma armadura de tamanho descomunal que só poderia ser operado por aquele padrão genético. E agora, 451 finalmente reencontrou Tony para que ele cumprisse seu destino.

Numa caça de gato e rato por dentro da máquina, o Homem de Ferro tentou fugir de seu destino. Todavia, quando o robô rigeliano começou a ameaçar vidas em outros planetas, ele acabou aceitando... em vão. De alguma forma, o Matador de Deuses não aceitou o padrão genético de Stark, algo que 451 não acreditava. O robô aumentou sua aposta e direcionou o Matador de Deuses para a Terra afim de  obrigar Stark a aceitar seu destino. O Homem de Ferro teria que agir de forma calculada para reverter a situação.

De volta ao seu arsenal, Tony resetou sua armadura para uma atualização anterior a de seu encontro com 451. E para evitar novos comprometimentos, desligou a comunicação sem fio e começou a operar suas demais armaduras através de cabeamento direto. Mesmo limitado, foi a melhor maneira de atacar com alguma chance o 451. Assim, com o esforço de todas as outras armaduras presentes, ele conseguiu derrubar o rigeliano.


Mas outro problema ainda era eminente. Ao descobrir que de fato Stark falava a verdade e que não conseguiria controlar o Matador de Deuses, o Rigeliano direcionou um novo protocolo ao robô gigante e o obrigou a seguir um percurso que levaria a todos ali para uma deslocamento espaço-temporal ao infinito. Agora, a corrida contra o tempo de Tony Stark era pra impedir o robozão de ter êxito em se destruir. Sem muito sucesso, Tony tentou uma nova alternativa. Se ligou ao Rigeliano e a nave do caçador de recompensas, e conseguiu romper o acesso para escapar da Matadora de Deuses antes que ela sumisse.

Assim, encerrou-se as aventuras de Tony Stark no espaço com os Guardiões da Galáxia. Se despediu do Senhor das Estrelas e finalmente voltou para a Terra onde poderia saborear de novo um bom pedaço de Pizza de Peperonni. Ao voltar para casa após falar com uma desesperada Pepper Potts ao telefone, teve até uma festa de aniversário surpresa bem legal e uma outra surpresa não tão boa ao descobrir que a sua ex-secretária estava noivando com outro cara.

Havia, no entanto, algo que Tony estava ainda mais intrigado desde que teve acesso ao banco de dados de 451 e viu que o plano dele não deu muito certo. Assim, ao remexer as caixas e anotações antigas de seu pai, descobriu algo a mais sobre seu passado. Um gravador antigo repassava uma voz cansada e embargada de seu pai e logo em seguida temos um flashback com novas informações sobre o encontro dos Starks com 451 anos atrás.

Howard e Maria nunca confiaram no robô e foi por isso que estiveram atentos a todos os seus passos enquanto cuidavam da criança. De fato, 451 salvou o menino mas tinha colocado uma programação genética que faria o rapaz simplesmente queimar depois que seus intentos fossem atingidos. Ao descobrir isso, Howard tentou reverter a situação e isso custou a saúde de seu filho. A única opção era esconder o seu rebento do conhecimento do mundo. o nome do seu menino era Arno Stark.


Sim, Tony era uma criança saudável, que cresceu muitas vezes isolado do amor de seus pais. Mas era uma criança adotada, um mero despiste para o plano de 451 nunca dar certo. Já Arno, o verdadeiro herdeiro dos Starks, encontra-se até hoje escondido numa clínica beneficente com o nome da sua mãe. Viveu até hoje escondido e agora, dependente de aparelhos, mas sempre ouvindo as histórias do irmão. Com o fim de 451, ele está livre. Há dois Starks dispostos a mudar o mundo.

Não é algo fácil engolir tantas mudanças envolvidas por Kieron Gillen. Não que seja algo mal escrito, tem boa narrativa visual e até alguma sensibilidade no encontro dos irmão, mas é uma reviravolta grande demais na vida de um herói tão icônico nos dias de hoje. É difícil engolir essa.

Coveiro

comments powered by Disqus