quarta-feira, 6 de abril de 2016

Vingadores e X-Men - Eixo: Nova Desordem Mundial

E finalmente chegamos ao terceiro tomo desta história, onde teremos a batalha final não só entre os Vingadores e X-men invertidos como também uma intervenção histórica da Casa das Ideias onde os Vilões podem ser os salvadores da Pátria desta vez. Após passear pela maioria dos tie ins que mostram um gostinho do que se tornou o mundo após o ataque do Massacre Vermelho, chegou o momento de se preparar para a grande batalha final e conclusão desta saga.



Em Nova York, os X-Men haviam tomado a Torre dos Vingadores afim de tomar posse do prisioneiro Caveira Vermelha/Xavier, mas após intenso confronto com o Falcão, viram que foi tudo em vão. De algum modo, alguém levou a única pessoa que poderia desfazer a inversão dali. Agora, era a vez dos Vilões Invertidos reunidos pelo Velho Steve Rogers entrarem em ação e atacar os X-men de Apocalipse (sem terem ideia ainda de que eles também não tinham o Charles).

No meio da batalha, destacam-se o confronto da nova versão monge Zen do Deadpool e do transformado Genesis. O garoto, agora muito mais a cara da sua versão futura e medonha conhecida como Apocalipse, reluta em ouvir as palavras serenas e verdadeiras daquele que um dia foi também seu professor. Nem música do Renato Russo vai ajudar desta vez (agradecimentos ao JP por essas sacadas geniais como sempre).

Enquanto isso, na Latvéria, Wanda finalmente localiza o Doutor Destino e seus dois salvadores - Magneto e seu irmão mercúrio. Irritada com a intromissão dos dois e deixando extravasar todo ressentimento que tinha pelo mal causado a ela durante a fase da Irmandade de Mutantes, Wanda lança um feitiço específico para atacar todos da sua linhagem. É aí que algo curioso acontece e somente Mércurio é afetado. Depois de alguns segundos de surpresa, Wanda e os leitores percebem uma verdade por tras de tudo - Magneto não teria de fato seu sangue, nunca foi seu pai. Gargalhando loucamente por esse segredo ser desvelado e ela se livrar desse antepassado indesejado, A Feiticeira Escarlate ataca Magneto enquanto que o Doutor Destino foge sorrateiramente dali.


Isso, claro, gerou uma das maiores polêmicas desta saga, que resvalou no lançamento de Vingadores: Era de Ultron no ano passado e causou um mal estar entre os fãs. Sem ter Erick como Pai, a origem de Wanda e Pietro será explicada mais pra frente nas páginas de Vingadores: Mais Poderosos da Terra, mas eu já aconselho dar uma lidinha em um Tira Teima do site muito especial que fizemos aqui.

Mas voltando a história, o Falcão e o Superior Homem de Ferro se reencontram em um outro esconderijo onde também estão reunidos os Vingadores Kluh, Odison, Medusa e Luke Cage. Juntos eles decidem que devem se intrometer na batalha atual de Nova York e eliminar os X-Men antes que causem mais problemas. E o que temos no final desta batalha citada é praticamente um massacre. Fechando a primeira parte, Apocalipse despedaça o Monge Zen Deadpool e ostenta a cabeça falante do mesmo como prêmio.

Mas no interior da Fortaleza mutante, ainda temos heróis. O Homem-Aranha está tentando sem sucesso desativar a Bomba Mutante prestes a explodir que pode por o resto da humanidade a se perder. Quem chega para ajudá-lo é o Carnificina, que diferente de tudo o que Peter já tinha visto nele, decide se sacrificar para deter a bomba. A única coisa que ele pede antes de partir para o Homem-Aranha é uma estátua em sua homenagem bem no meio de Nova York.


Enquanto isso, do lado de fora, os X-Men percebem que algo deu errado com a bomba, mas mal tem tempo de descobrir o que aconteceu já que acontece ali mesmo o oportuno ataque dos Vingadores do Falcão. Odison, de posse de Jarnbjorn começa a desferir golpes fatais no Gênesis Apocalipse e ele só não morre porque o Homem-Absorvente interfere no combate. Logo depois, surge Loki provocando o seu irmão e com a ajuda de Encantor transportando os dois para a Lua. Já falamos sobre o desdobrar dessa batalha épica na revista mensal do Deus da Mentira ligada a essa saga.

E enquanto que a batalha em Nova York corria de forma tresloucada em três frontes de combate, algo de interessante ocorria na Latvéria. O Doutor Destino retorna de seu teleporte trazendo reforços - o Doutor Vodu e seu irmão fantasmagórico Daniel Druum. O espírito descarnado pula no corpo de Wanda e começa a possuí-la, terminando por dominá-la interinamente no fim. Já na Mansão dos Vingadores, o velhor Rogers e seu filho adotivo Ian recebem o foragido Jarvis. O fiel mordomo explicou para o Capitão América original que Xavier não fugiu, mas foi escondido na própria Torre graças a um sistema de Camuflagem que ele acionou. O velho Steve estava disposto a sozinho salvar a única salvação daquele dia ali.


Ainda a tempo, o Superior Homem de Ferro capta uma comunicação de rádio de Rogers e descobre seus planos imediatos. Junto com o Falcão, eles tentam voltar a Torre em meio ao ataque dos inimigos. Só Sam acaba chegando lá a tempo e topa com o velho companheiro Stever Rogers vestindo uma velha armadura de combate do Capitão América libertando um enfraquecido Caveira Vemelha (bom, nem tão mais vermelha assim). A batalha não demora pra estoura entre as duas gerações de Capitão América, mas tudo termina tão logo quanto o Sam percebe que estava brigando com uma ilusão criada pelo Caveira Vermelha enquanto ele e Rogers escapava dali. Só resta a Sam avisar a Tony e os demais sobre o risco que corriam agora que o Caveira estava livre.

Vale destacar acima de tudo aqui a participação de Victor Creed em meio a essa última luta. O Dentes de Sabre invertido praticamente remete à versões mais nobres de outras realidades (Como a Era do Apocalipse, por exemplo) e praticamente coloca a memoria do seu eterno rival, o Wolverine, como uma meta de que ele pode mudar também. Outro que é trabalhado dentro do combate é Alex Summmers, que mesmo agora defendendo apenas o lado mutante agora, decide salvar sua amada Vespa para assegurar ainda aquele futuro que se perdeu do Planeta X e quem sabe assim trazer sua filha de volta. Contudo, Janet age rispidamente a alterado Alex e o atinge com uma rajada, dispensando-o para sempre.

Quase no fim daquela batalha em ruínas, a versão apocalíptica do Gênesis lamenta o fracasso de sua bomba e encontra mais uma vez a cabeça decepada do Monge Zen Deadpool. De alguma forma, desta vez, as palavras de Wade conseguiram motivar o jovem enterrado lá dentro do mutante invertido e trazer o Gênesis de volta. Já na Lua, para quem leu as histórias do Loki, vai encontrar aqui uma nova recontagem da batalha memorável em que o Deus da Mentira pela primeira vez ergueu o Mjolnir e pode se tornar algo completamente fora do que era sua sina. E foi épico, talvez a parte mais legal de toda essa história.


De volta a mansão dos Vingadores, Rogers e o Caveira Vermelha mal tem tempo de pegar fôlego e pensar nos planos vindouros. Eles precisavam dos mesmos agentes do passado que criaram a inversão para revertê-la. Não tinham ideia de por onde começar e agora estavam sob ataque dos Vingdores invertidos do Falcão ali. Em plena vantagem, Tony e Sam logo renderam o Caveira Vermelha e Steve Rogers, pretendendo por um fim definitivo a eles e para sempre manter a inversão. Foi quando surgiu Apocalipse quebrando parede e pondo tudo a baixo para dar uma chance ao lado dos mocinhos.



A distração do mutante foi o tempo que eles precisavam para criar uma resistência com os demais heróis e do surgimento providencial de Magneto, Destino, Doutor Vodu e a dominada Feiticeira Escarlate. Sem hesitar, eles deram início a reversão do feitiço e tudo começou a ser reinvertido. Restou apenas ao Superior Homem de Ferro se proteger daquilo, acabou criando um bolsão energético que envolveu Alex Summers e Dentes de Sabres também. Eram os três que ficariam dali por diante com seus status quo mexidos para os dias que vierem.

De resto, todos voltaram ao que eram. Loki perdeu a dignidade de portar o Mjolnir e ninguém lembraria que um dia ele foi um Deus diferente. Alex Summers, ainda enlouquecido, raptou Janet sumindo na frente dos heróis. Já Dentes de Sabres ficaria ao lado dos mocinhos. Tony, por sua vez, sumiu sem antes dar chance de eles o questionarem.


No futuro, a Nova York entenderia aquele caos como mais um plano executados pelos vilões. Carnificina, antes do seu sacrifício, gravou com os demais um video que se auto acusariam como os causadores dos ataques e isentando os heróis. No video, eles se defeniam como o Eixo do Mal e a mensagem foi transmitida pelas principais redes de TV.

Em São Francisco, Stark ainda continuava seus planos de ganhar muito dinheiro em cima do App do Extremis. Destrutor voltou a se juntar com se reconciliar com seu irmão Scott, dividem agora os mesmos ideais. Gênesis era agora apenas o jovem Evans e acompanharia Deadpool por um tempo. Destino voltou a reinar na Latvéria e sem ninguém saber, possuía o Caveira Vermelha como seu prisioneiro. Parker tratou de cumprir a promessa que fez ao carnificina. O Esquadrão Unidade se juntará mais uma vez nas páginas dos Mais Poderosos Heróis da Terra. E, por fim, um renovado Dentes de Sabres escreve suas notas e quer honrar o mesmo caminho que seu outrora inimigo fez, Logan.

Assim, terminamos essa irrevente, polêmica e estranha minissérie da Marvel, a primeira promovida com esta escala pelas mãos de Rick Remender e que contou com muitos artistas renomados como Adam Kubert, Leinil Yu, Terry Dodson e Jimmy Cheung nessa parte final. Não podemos deixar de dizer que foi um projeto ousado, mas ainda assim executado de forma péssima pelo roteirista e até mesmo escanteada editorialmente. Com Eixo, parte da Marvel parecia correr alheia ao que estava sendo desenhada de lado por Jonanthan Hickman na parte dos Vingadores e por Bendis em seus X-Men. Acaba tocando alguns tie ins interessantes e bem divertidos de se ler, mas no todo, é uma saga que muito mais atrapalhou e deixou leitores chegando a torcer o nariz com o que viram até do que impactou.

Agora, temos o desfecho do Remender na Marvel seguindo no novo volume dos Fabulosos Vingadores já em Poderosos Heróis da Terra de Março. E nos próximos meses que virão, todos os preparativos para a maior saga da Marvel dos úlimos anos - as novas Guerras Secretas.

Coveiro

comments powered by Disqus