quarta-feira, 12 de abril de 2017

Marvel perde direitos sobre uma de suas mais antigas raças alienígenas



Quem é muito das antigas, deve se lembrar do famigerado personagem intergaláctico Rom, o Cavaleiro Espacial. Criado naquela época em que a Marvel quadrinizava qualquer tipo de licença sob encomenda dos fabricantes, Rom surgiu como um brinquedo produzido pela Parker Brothers, mas teve seu universo expandido e completamente montado dentro da editora. Coube a Al Milgrom, Bill Mantlo e Sal Buscema expandirem seu universo. Com o tempo, os direitos do boneco passaram por várias empresas até cair nas mãos da Hasbro e nesse meio tempo, a Marvel estava proibida de usar o nome (apesar de em vários momentos fazer uso do termo Cavaleiro Espacial ou Galadorianos, a raça a qual Rom pertencia enquanto personagem da editora).

Hoje, no entanto, a Marvel perdeu (ou melhor, abandonou) uma briga de meses por uma criação sua ligada ao personagem. A raça espacial dos Espectros, eternos inimigos dos Cavaleiros Espaciais nos quadrinhos da época, era algo que a empresa clama estritamente a posse. Veja uma das demandas divulgadas oficialmente tempos atrás para barrar o uso dos personagens pela Hasbro:





Basicamente, a Marvel reclama o direito de uso do personagem, mas a HASBRO entrou na briga quase que imediatamente e o registrou. A Marvel teria que provar seu direito de uso e até mesmo alegou que a peça já era usada inclusive em colecionáveis por outros fabricantes. A gota d'água viria com a IDW passando a usar um versão altamente baseada neles (De Dire Wraiths para Wraiths Hawks) nos gibis.



Hoje, o site Bleeding Cool divulgou que a Marvel abandonou a causa e deixou a Hasbro levar a vitória sobre os direitos dos vilões. De umas histórias pra cá, após perder o Rom da sua galeria de heróis a Marvel tentou colocar os Espectros como parte da sua mitologia, sendo ligados também aos Inumanos e a experimentações dos Krees. Na realidade da Terra X, eles também foram usados em abundância por Jim Krueger como uma espécie de raça banida para o Limbo.

Coveiro

comments powered by Disqus