quarta-feira, 19 de abril de 2017

O Velho Logan: Fúria Selvagem



No futuro, o mundo será dominado pelos vilões. Logan abandona sua vida heroica após assassinar brutalmente os X-Men, enganado por Mysterio, o mestre das ilusões. Ele se torna um fazendeiro e quer apenas viver em paz com sua esposa e filhos. Quando a Gangue do Hulk massacra seus entes queridos, ele se vê obrigado a se vingar de todos os responsáveis por isso.

Agora, devido às Guerras Secretas, ele se encontra inserido neste novo Universo Marvel e tentará a todo custa evitar que o nosso presente se torne o seu futuro. O começo desta jornada será trazido por Jeff Lemire nos roteiros e Andrea Sorrentino nos desenhos no arco "Fúria Selvagem", publicado lá fora em "Old Man Logan" #1 a #4 e aqui em "O Velho Logan" #5 a #8 pela Panini.

Logan desperta em plena Time Square e se vê aturdido diante de um cenário caótico. Ele foge e se abriga em uma casa abandonada e se lembra de um episódio no seu futuro, em que ele lidou com o vilão conhecido como Açougueiro Negro, dono de uma espécie de mercado, para trazer provisões para sua família. Açougueiro tenta provocá-lo a todo custo, inclusive agredindo o seu filho, que o acompanhava, com um tapa. Mas Logan apenas se retira, levando o menino consigo. A lembrança faz com que o mutante saia ao encalço do vilão.



Logan o encontra e o acusa de ter batido no seu filho. Açougueiro não entende nada, pois nunca viu nenhum dos dois antes. "E nem vai ver", responde o mutante, antes de assassiná-lo. Em seguida, Logan risca o nome do Açougueiro da lista que escreveu em sua própria pele. Restam ainda Bruce Banner, Mysterio e o Caveira Vermelha.

Logan inicia a busca por Banner, mas quem ele encontra é o Incrivelmente Sensacional Hulk, Amadeus Cho, amigo do atormentado cientista. Logan o ataca com selvageria, mas acha estranho que ele não reage como o Hulk que conhecera antes. Mesmo assim, Amadeus responde à altura.



Quando o novo Gigante Verde percebe que seu adversário está muito ferido, ele interrompe o combate e lhe pergunta se precisa de ajuda. Logan, por fim, percebe que não está diante de Banner. Ele interroga o rapaz sobre o paradeiro de seu algoz no futuro, mas Amadeus se recusa a dizê-lo, pelo menos até que eles cheguem a algum entendimento. Em seguida, um helicóptero da polícia chega ao local e Logan foge novamente.

O canadense está cada vez mais confuso com tantas discrepâncias em relação à sua época. Ele percebe que se encontra no Brooklyn e se recorda de Clint Barton, o Gavião Arqueiro, que morava na região. O vingador era o único amigo que havia lhe restado. Logan encontra seu apartamento, mas logo percebe que ele está ocupado por outra pessoa: Kate Bishop, a Gaviã Arqueira.



Logan pergunta à jovem aonde Clint está e ela lhe responde que ele "saiu em missão" e que estava tomando conta do lugar durante sua ausência. O mutante explica à jovem sobre sua "lista" e o tipo de futuro que está tentando evitar, mas ele perde os sentidos e tem o sono povoado por pesadelos.

Quando ele desperta, a jovem lhe conta que que acessou o banco de dados da SHIELD enquanto Logan estava dormindo e que descobriu o paradeiro de Mysterio. Ela se oferece para acompanhá-lo, já que se encontra muito entediada e que "precisa flechar alguma coisa". O canadense não gosta muito da proposta, mas ele a aceita e ambos partem em busca do vilão.

No caminho, Kate tenta descobrir detalhes sobre o futuro de Logan, mas percebe que muitas coisas daqui são diferentes das de lá: por exemplo, a ausência de uma Thor feminina e o fato de que o vilão que cegou Clint no futuro, Avalanche, nem se encontra mais vivo. Isso faz com que ela peça a Logan para avaliar melhor a situação, mas quando chegam ao esconderijo de Mysterio, ele perde o controle e quase mata dois homens que haviam encontrado o lugar por acaso. Só não o fez por causa de Kate. que evitou o pior. Muito contrariado, Logan se afasta e detecta um odor familiar. Logo em seguida, ele é atingido por um escudo e se encontra diante de alguém que não via há muito tempo: Steve Rogers.




Logan se recusa a acreditar que Rogers tenha envelhecido tanto e pensa que se trata de um truque. Ele inicia um ataque, mas é abatido por uma das flechas de Kate. Quando ele desperta, o mutante se encontra amarrado a uma árvore na floresta canadense e Steve tenta conversar com ele mais uma vez. Logan é solto, prometendo se comportar, mas não cumpre com a palavra, pois acha que se trata de uma nova ilusão de Mysterio e ataca Rogers novamente.

Durante o combate, Rogers reafirma sua intenção de ajudá-lo e Logan lhe responde que "tenho que impedir o futuro". Isso faz com que o combate seja interrompido e Rogers lhe questiona a respeito. Logan lhe responde que veio de um futuro onde todos os heróis foram mortos e que agora quer impedir que isso aconteça.

Steve pondera por um instante e leva seu antigo colega dos Vingadores em direção a uma cabana. "Eu queria contar do jeito mais fácil, mas você é teimoso demais pra ouvir. Este é você, seu corpo foi banhado em adamantium e você morreu. Este aqui não é o seu passado".




 Logan reconhece seu próprio cheiro e percebe que é verdade. Steve lhe pergunta de onde ele veio e o canadense lhe responde que veio de um futuro em que tinha uma família, assassinada pela Gangue do Hulk. Steve fica perplexo com a revelação e lhe oferece ajuda novamente, mas Logan a recusa e pede que ele lhe deixe ir embora, já que sua caçada, agora, perdeu totalmente o sentido.

Os dias passam e Logan anda totalmente sem rumo, mas não consegue abandonar a sensação de que se encontra em "compasso de espera". Ela é interrompida por causa da chegada de um Sentinela, o terrível robô caçador de mutantes. Mas este é reprogramado para não oferecer perigo, o que Logan descobre ao se ver diante de dois X-Men que pensava ter assassinado: Ororo Munroe, a Tempestade e Bobby Drake, o Homem de Gelo. Ele não consegue deixar de esboçar um sorriso.



Jeff Lemire começou muito bem o seu trabalho com O Velho Logan, Este arco de quatro histórias já é melhor do que tudo que já foi feito com o personagem desde a elogiada fase de Jason Aaron. Imagino que a sensação de perplexidade do personagem seja a mesma dos leitores que ficaram afastados por muito das histórias da "Casa das Ideias" e que agora não reconhecem mais ninguém. Terá sido algo intencional? Acho que jamais saberemos. 

Tudo indica que o escritor manterá o nível, ainda mais com os desenhos espetaculares de Andrea Sorrentino, em que todos os elogios são insuficientes para descrevê-lo como um dos melhores artistas da atualidade. Gostaria de destacar a homenagem que ele fez a um certo "Cavaleiro das Trevas", que os leitores mais atentos certamente perceberam durante a leitura da história e que incluí nesta resenha.

O final deste arco converge com o início das primeiras histórias dos Extraordinários X-Men, título também escrito por Lemire, que pode ser acompanhado no relançamento da revista X-Men feito pela Panini. Sobre a editora, achei correta a decisão dela de dar sequência à numeração do título nacional de "O Velho Logan" imediatamente após a publicação do seu "tie in" de Guerras Secretas. 


C@rlos

comments powered by Disqus